6 benefícios do mindfulness para a sua qualidade de vida

6 minutos para ler

Já ouviu falar sobre o que é e quais os benefícios do mindfulness? Ela se trata de uma prática inspirada nas atividades de meditação que existem em crenças e filosofias orientais, como o budismo, cujo foco é deixar as ruminações do passado e as preocupações com o futuro de lado. No lugar, você exercita e desenvolve uma atenção plena no momento presente.

O objetivo é simples: alcançar um maior equilíbrio emocional, obter mais conhecimento sobre si e o ambiente ao seu redor e ter uma vida mais leve e satisfatória. Não à toa, o mindfulness passou a integrar muitas abordagens de psicoterapia como um recurso importante para promover saúde mental. Neste post, você vai conhecer algumas das principais vantagens dele. Confira com atenção!

1. Melhorar a respiração

Ao exercitar o mindfulness, você realiza diversos exercícios de respiração (como o caso do relaxamento progressivo e da respiração diafragmática) para aumentar a oxigenação do sistema nervoso central, fortalecer a circulação cardiovascular e expandir a capacidade de trabalho dos seus pulmões.

Todos esses pontos não só geram uma sensação maior de bem-estar, como também contribuem ativamente para que você consiga focalizar no presente e se abster de pensamentos, imagens mentais, fantasias e sentimentos que não sejam produtivos.

O grande ponto de destaque é que melhorar a respiração também traz outros ganhos secundários para o seu dia a dia. Por exemplo, você consegue reduzir o nervosismo mais rapidamente, aumenta a capacidade de fala e de expressão, favorece uma rotina de sono mais saudável e amplia a sua imunidade.

2. Tranquilizar a mente

Um segundo benefício é tranquilizar a sua mente. Algo importante, em especial, quando você está lidando com problemas pessoais, de relacionamento, financeiros, de saúde e afins que estão gerando incômodo, desconforto e afetando os afazeres da sua rotina. Em alguns casos, até mesmo respingando na sua família, nos amigos, no trabalho, nos estudos e por aí vai.

Isso porque a meditação ajuda a reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade no seu organismo, aumentando, consequentemente, o seu bem-estar e ajudando a reduzir pensamentos negativos e catastróficos que geram angústia.

Portanto, o mindfulness permite que você pratique a calma, controle os impulsos e avalie a sua situação de forma mais clara e assertiva para encontrar soluções ou formas de atenuar os obstáculos que surgem ao longo da vida.

3. Regular as emoções

Se você tem estado com os nervos à flor da pele, sentindo-se mais sensível aos eventos do cotidiano e que ter bem-estar se tornou algo difícil, saiba que a meditação pode lhe ajudar. Isso porque um dos benefícios do mindfulness é a regulação emocional. Ao se concentrar no aqui e agora, tornar-se mais contemplativo, reduzir as distrações e aliviar a sobrecarga da sua mente, você dá voz ao que está sentindo.

Ou seja, você permite vivenciar o desconforto, entendendo não haver emoções ruins ou boas, mas sim emoções que podem ser desagradáveis devido aos estímulos externos e internos.

Portanto, você não tem mais receio de ter nojo, raiva, medo e afins. No lugar, abraça e acolhe as respostas do seu corpo, deixando que elas sigam o fluxo natural. Sem se prender à dor, mas entendendo que ela é um sinal passageiro, não uma realidade duradoura.

4. Conectar-se com si mesmo

Um dos pontos altos da meditação é a atenção plena. Processo que pode ser voltado para diferentes fins, inclusive, você mesmo. Quando é esse o caso, você foca em avaliar, refletir e considerar possibilidades envolvendo o que gosta, o que quer fazer e os objetivos de vida que deseja alcançar. Mas não só isso.

Você pondera também sobre o seu nível de satisfação com as esferas acadêmica, profissional e pessoal, identificando pontos de mudança e como é possível alcançar mais realização, bem-estar e propósito. Afinal, não há porque manter velhos padrões e hábitos se eles não fazem mais sentido ou geram evolução para si. Ao contrário, é importante aprender o que abandonar e como se reinventar para alcançar a verdadeira felicidade.

5. Trazer boas memórias

Embora o mindfulness tenha como premissa focar no presente e deixar aspectos negativos do passado para trás, isso não impede que a pessoa trabalhe o resgate de memórias positivas e significativas para ela. Ao contrário, essa é uma das práticas possíveis nessa técnica. Principalmente quando desenvolvida na terapia.

Isso pode acontecer, por exemplo, em contextos de luto em que o indivíduo deseja reviver lembranças de experiências, conversas, feitos, afetos e afins que ajudem a processar a dor da perda e a construir uma nova realidade onde a ausência de quem se foi é permanente.

Nesses momentos, é comum o uso de recursos que facilitem essa atividade de evocação. Por exemplo, músicas de fundo, aromas borrifados no espaço, ambiente com decorações que remetem àquele que partiu e até mesmo uso de fotos, souvenirs ou itens pessoais do falecido.

6. Entender o momento em que se está e aceitá-lo

O último dos benefícios do mindfulness é entender a situação em que você se encontra e aceitá-la. Isso não significa estagnar ou se conformar diante das dificuldades atuais. Ao contrário, tem a ver com desenvolver a consciência de que os problemas podem surgir fora da sua vontade, mas você consegue saná-los. E mais ainda: que nenhum obstáculo é eterno.

O que torna ele angustiante e, por vezes, desesperador, é a percepção equivocada de que você não é capaz de lutar, vencer e superar. Portanto, a meditação contribui para mostrar o oposto. Com equilíbrio emocional e mental, você pode muito. A mudança está a um passo.

E então, gostou de saber mais sobre os benefícios do mindfulness? Pois se você ficou interessado em começar a exercitar essa prática, vale a pena ler mais sobre o assunto, pesquisar por profissionais de saúde mental que trabalham essa técnica e frequentar espaços voltados para a meditação. Assim, é possível ter uma experiência completa e exitosa com o mindfulness.

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, mais gente pode se inspirar e fazer o mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário