A importância da alimentação saudável nunca esteve tão em alta na nossa sociedade — o que é uma excelente notícia para nós e nossos familiares! Atualmente, grande parte da população tem maior acesso a alimentos mais naturais e menos nocivos para a saúde.
Ao mesmo tempo, as indústrias alimentícias vêm percebendo essa nova demanda dos consumidores e oferecendo opções mais saudáveis. Inclusive, muitos produtos estão sendo revistos com o intuito de garantir menos açúcar, sódio e outros ingredientes nocivos em suas formulações.
Os motivos para toda essa transformação alimentar são inúmeros, indo desde uma qualidade de vida maior no dia a dia, com mais disposição e bem-estar, até a prevenção de diversas doenças. Para saber mais sobre o assunto, as formas e os motivos para garantir uma alimentação mais saudável a toda a sua família, continue lendo este conteúdo!
A importância da alimentação saudável
Como já adiantamos, alimentar-se bem diariamente ajuda a prevenir uma série de doenças que, além de minarem a qualidade de vida, são verdadeiras vilãs da longevidade. O diabetes tipo 2 e a hipertensão são os exemplos mais claros de como uma má alimentação pode acabar levando a problemas sérios e até mesmo à morte.
Nos dois casos, o excesso de açúcar e sal, respectivamente, ajuda a desencadear essas doenças silenciosas no início. Tais quadros vão demandar acompanhamento médico e remédios por toda a vida, geralmente.
O sistema cardiovascular também é diretamente afetado por uma alimentação de má qualidade, especialmente pelo excesso de gordura.
Por fim, todo o nosso organismo pode ser prejudicado se não consumirmos os nutrientes e vitaminas adequados contidos nos alimentos. Lembre-se de que o nosso corpo trabalha como uma engrenagem, portanto é preciso que os sistemas estejam bem nutridos para que tudo funcione muito bem.
Outras atitudes essenciais
Uma alimentação saudável é realmente essencial, mas não se esqueça de que ela deve ser aliada à prática de exercícios físicos, à ingestão de água, a um sono de qualidade e aos cuidados com a saúde mental. Assim, os resultados para sua saúde são muito melhores e podem ser aproveitados até a terceira idade!
Algumas dicas para transformar os seus hábitos alimentares
Agora que você já conhece a importância da alimentação saudável, veja como atitudes simples podem mudar a relação de toda a sua família com a comida — inclusive das crianças, que vão adquirir bons hábitos para o resto da vida!
Monte pratos coloridos
Você já deve ter ouvido falar sobre a regra das cinco cores no prato, não é mesmo? Trata-se de uma boa forma para incentivar a variedade de vitaminas em cada refeição, já que cada cor da natureza se refere a nutrientes diferentes.
Os alaranjados e amarelos, por exemplo, são ricos em beta-caroteno, que se transforma em vitamina A. Os verdes, além do beta-caroteno, têm potássio, vitaminas A, C e E, folato e luteína (e assim por diante).
Transformar os pratos da sua família em um arco-íris pode ser um grande desafio no início, mas lembre-se de que acrescentar uma cenoura ralada ou couve refogada já completa a refeição de arroz, feijão e carne, por exemplo. Não precisa ser complicado nem caro!
Elabore cardápios mais saudáveis
Muitas vezes, acabamos cedendo à má alimentação por simples falta de planejamento. Para não cair nessa armadilha, separe um momento no início da sua semana para organizar os cardápios dos próximos dias.
Na internet é possível encontrar vários modelos de “planejamento alimentar semanal”, para você preencher os quadradinhos com as receitas que pretende preparar. Basta imprimir, plastificar e anotar com caneta permanente. Depois, é só apagar e escrever de novo.
Dessa forma, será possível inclusive tornar suas compras mais eficientes e conscientes (sem desperdícios), planejar o congelamento de determinados alimentos e ter sempre comida boa e saudável no prato.
Evite o fast food em casa
É claro que podemos escapar um pouquinho e ingerir um hambúrguer ou uma pizza às vezes, afinal o prazer de comer nos incentiva a manter bons hábitos alimentares.
Mas tente fugir da comodidade de pedir a comida pronta ou o fast food em casa, para que a exceção não acabe se tornando regra. Aproveite para fazer desse momento um passeio com a família, em que vocês vão se divertir juntos!
Busque por alimentos sem conservantes
Como vimos, muitas marcas de alimentos já estão atentas a essa nova demanda por comidas mais saudáveis. Sendo assim, vários produtos estão sendo reformulados e ganhando versões mais naturais, com menos sal etc.
Ainda assim, para que um alimento sobreviva por mais tempo nas prateleiras até chegar à casa do consumidor, os conservantes são quase sempre essenciais. Muitos deles favorecem o surgimento de doenças graves, como o câncer.
Por isso, leia os rótulos e evite os produtos com conservantes — geralmente, são aqueles nomes estranhos ao final da lista de ingredientes.
Estimule as substituições
Tanto os adultos quanto as crianças têm suas preferências alimentares, e nem sempre elas são as melhores para a saúde. Portanto, vale a pena ficar de olho nos hábitos de toda a família (dos pequenos até os mais idosos) e estimular a substituição por opções mais saudáveis.
As frutas, in natura ou desidratadas, e as oleaginosas são sempre ótimas soluções para os lanchinhos. Os iogurtes muito industrializados podem ser substituídos pelos naturais (compostos de leite e fermento, apenas) com mel. Até mesmo os biscoitos têm suas versões mais saudáveis, integrais, orgânicas ou de polvilho (sem gordura hidrogenada na receita).
Aos poucos, as substituições vão ficando mais fáceis e naturais. Você vai ver como toda a família se surpreenderá com esse novo e delicioso universo de possibilidades.
Alertar sua família sobre a importância da alimentação saudável é um grande ato de amor. Afinal, além de apresentar às crianças e também aos adultos novas formas de se alimentar e respeitar os alimentos, você ajudará a proteger a saúde dessas pessoas que tanto ama — garantindo que vocês estejam juntos e saudáveis por muitos anos.
Por falar em alimentação e longevidade, conheça agora algumas atitudes simples para envelhecer bem!