A vida é cheia de oportunidades para podermos amadurecer e viver experiências que nos ajudam a compreender o mundo à nossa volta e a valorizá-la da melhor maneira possível. Em momentos de socialização, podemos fortalecer a nossa identidade e estar em equilíbrio com a nossa saúde física, mental e emocional. Todo esse pensamento pode servir de reflexão sobre o Carnaval.
Nos aproximamos de um período de muita festividade e também de descanso. A depender do estilo de vida de cada um, é possível aproveitar essa ocasião e fazer aquilo que se gosta perto de pessoas queridas. Nos tópicos abaixo, reflita sobre a importância de aproveitar esses momentos e veja o quanto isso fortalece a nossa existência. Continue conosco e tenha uma boa leitura!
Qual a importância do Carnaval?
Considerado uma das maiores festividades do Brasil, o Carnaval tem raízes históricas e uma rica expressão cultural. Muitas músicas, danças e alegorias fazem parte desse período festivo e também cultivam valores e crenças.
Cada estado que festeja celebra determinados ritmos diferentes e características. Além do impacto econômico resultante em uma grande geração de empregos, a época Carnavalesca tem um impacto social muito grande.
Não só por conta da quantidade de turistas e visitantes que se abrigam nesses lugares. O fato de ser um patrimônio cultural faz com que as tradições carnavalescas sejam sustentadas pelas lembranças de outrora que as pessoas criam a partir de conexões que se estabelecem na vivência dessas datas.
Afinal, pessoas de diferentes classes sociais e origens celebram juntas os dias de exaltação nessa festividade considerada pagã e que também marca a transição do inverno para a primavera.
Para os cristãos esse é o momento de jejum da Quaresma e período de penitência. No judaísmo e islamismo, não há um impacto direto para as suas comunidades religiosas, sendo considerado um período de recesso para muitas pessoas.
Seja por meio de celebrações ou descanso, essa reflexão sobre o Carnaval é para aqueles que desejam compreender a importância que essa data traz para a colaboração, socialização e valorização da própria vida.
Qual a importância de momentos festivos para valorizar a vida?
A socialização é uma ótima forma de ampliar os nossos horizontes e ver o mundo de uma forma diferente. Muitas vezes, devido a uma rotina cheia de demandas pessoais e profissionais, não conhecemos totalmente os costumes e verdades que outras pessoas carregam e trazem um significado maior para suas vidas. O conhecimento de novas culturas modifica bastante o nosso modo de pensar e é um ótimo exercício para desenvolver empatia.
Existem pessoas que processam o luto de uma forma bastante dolorosa e outros encaram de uma maneira natural. Esses comportamentos se divergem, mas não existe um padrão de sofrimento e sim formas diferentes de vivenciar determinadas ocasiões da vida.
Essas diferenças são o que nos tornam mais humanos e nos permite desenvolver as habilidades sociais para que possamos viver bem em sociedade e compreender melhor o outro.
Quando estamos dispostos a respeitar a diferença e ao ver o outro por meio de uma escuta ativa, conseguimos nos expressar de uma maneira melhor e compreender com mais profundidade o que sentimos.
Além de nos fazer sentir parte de um grupo, estar perto de pessoas é muito importante para o nosso bem-estar. Afinal podemos superar obstáculos e saber que não estamos sozinhos diante das adversidades que a vida apresenta. A solidão não é um problema a partir do momento que você sabe de uma maneira estratégica.
Só que a partir do momento que você se sente só no mundo, é necessário buscar ajuda na terapia e entender que a vida oferece variadas oportunidades para conhecer novas pessoas e fortalecer as conexões que você já criou ao longo da vida. E o Carnaval é uma ótima forma de colocar esse pensamento adiante.
Como cuidar da saúde mental nesse período?
Essa reflexão sobre o Carnaval permite que você se prepare de diversas formas e use os dias de folia com total foco em sua saúde mental. Muitas pessoas usam esse período para exagerar no álcool e usar esse momento como fuga da própria realidade.
No entanto, o período Carnavalesco é também uma ótima forma de praticar o autocuidado para que você possa relaxar e encontrar um equilíbrio para festejar, se conectar ao outro de maneira respeitosa e em sintonia com a alegria que as expressões culturais nos permite viver.
Os ritmos, as danças e as músicas nos conectam com os outros e fortalece as conexões. Mesmo assim, é necessário que você conheça seus limites e estabeleça limites claros para que você não cometa excessos e faça algo que se arrependa demais.
Como aproveitar sem exagerar?
Essa reflexão sobre o Carnaval não desrespeita apenas a moderação na bebida, mas também no cuidado da alimentação para que você possa valorizar a saúde e bem-estar nesse período.
Como são muitos dias de festejos, é muito importante priorizar nas suas refeições verduras, legumes e frutas e principalmente proteínas magras para que você possa evitar a sensação de intestino pesado e manter a energia.
Sempre respeite a regularidade da alimentação e evite alimentos processados ou gordurosos porque são justamente eles que causam um desconforto no seu estômago e são processados de maneira mais lenta pelo organismo.
Não esqueça de manter a hidratação interna e externa. O Carnaval é festejado em dias ensolarados, portanto, é muito importante não descuidar o uso do protetor solar e da ingestão de água em busca de manter o corpo hidratado.
São vários dias de folia e seu corpo precisa repor as energias para manter a plenitude. Por isso, respeite a sua qualidade de sono e garanta a quantidade necessária de descanso que seu organismo exige.
E quem não vai curtir o Carnaval?
Se você prefere apenas descansar no período de Carnaval, é muito importante tomar cuidado com o isolamento social durante essa época. Veja esse período como forma de criar experiências com familiares e amigos por meio de encontros pontuais em restaurantes com momentos de happy hour que permitem o fortalecimento dos laços e momentos de lazer em que é possível dar boas risadas e aliviar o estresse.
Essa é uma ótima forma de valorizar a manutenção da saúde e aproveitar também o descanso para socializar. Afinal, participar ou não das festas requer um autocuidado. Portanto, use essa reflexão sobre o Carnaval para aproveitar os momentos de lazer e curtir as pessoas a sua volta da melhor maneira possível.
De que maneira você aproveita esse período e qual sua visão sobre o Carnaval? Deixe seu comentário!