Como aproveitar a fase da meia-idade da melhor forma possível?

7 minutos para ler

Quando chegamos na meia-idade, é possível que muitos questionamentos passem pela nossa cabeça, fazendo com que, a partir de nossa experiência, tenhamos um olhar mais aprofundado sobre determinadas situações.

Mas você sabe o que é a meia-idade? Sabe quais os mitos que envolvem essa etapa da vida? Conhece quais são os reais fatores que permeiam esse momento?

É muito importante entender esses detalhes para que você saiba filtrar o que é seu e o que não é. E, assim, caso encontre-se rodeado pelos questionamentos da meia-idade, use o autoconhecimento como ferramenta de equilíbrio.

A partir de então será possível aproveitar ao máximo os benefícios que essa fase traz, afinal, com um pouco de vivência, é possível investir em experiências transformadoras para si mesmo.

Continue a leitura e veja o que é a meia-idade, como aproveitá-la da melhor maneira e quais são as características da crise que pode envolver esse momento!

O que é a meia-idade?

A meia-idade pode iniciar em torno dos 40-50 anos. Nessa fase, muitas pessoas começam a sentir algumas limitações ou desgastes físicos, como na visão, na audição, na elasticidade da pele, entre outros. Essa é uma questão muito particular, pois também depende do estilo de vida do indivíduo e também de características genéticas.

Para as mulheres, ainda há uma questão a mais: o climatério, momento que antecede a menopausa e a própria menopausa. Algumas mulheres podem lidar de maneira tranquila com essa fase, enquanto outras podem buscar tratamentos para retardá-la. O importante é que elas se sintam felizes com a própria escolha.

Para Carl Gustav Jung, a meia-idade é um momento de grande despontar, é o outono da vida, em que procuram-se as verdadeiras motivações e fazem-se grandes descobertas. Para o especialista, é nesse momento que o homem faz um exame crítico de si mesmo e reconhece as suas peculiaridades.

A meia-idade, portanto, pode ser um momento de entrar em contato consigo mesmo e fazer novas descobertas, mas é preciso estar disposto a ir de encontro a esse momento sem travas, sem mitos e sem julgamentos. Afinal, esse é o seu momento, será sua experiência particular.

Como aproveitar a fase da meia-idade?

Cuidar da própria saúde é um passo fundamental para manter a qualidade de vida na meia-idade. Ir ao médico, fazer exames de rotina e cuidar com carinho da alimentação são fatores que demonstram autocuidado e respeito com o próprio corpo. Porém, além dos cuidados físicos, há também os cuidados com a própria emoção.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas primordiais para que você aproveite a fase da meia-idade. Confira!

Descanse

Por muitas vezes, quando jovens, não nos damos o direito ao descanso. O trabalho é muito, a necessidade de cumprir datas é fundamental e tudo isso determinará se permaneceremos ou não em um trabalho e se poderemos ou não ocupar cargos melhores. A juventude, portanto, é uma corrida.

Ao chegarmos na meia-idade, pode ser que olhemos para essa situação de uma forma diferente, valorizando outros pontos e outros aspectos de nossa vida. E, assim, o descanso passa a ser uma parte fundamental para que você continue exercendo seu trabalho com qualidade e bem-estar.

Curta os momentos

Durante a nossa vida, costumamos abrir mão de várias coisas para lidar com outras mais urgentes. É como se vivêssemos em um grande processo de seleção: qual a prioridade nesse momento? Geralmente, é o trabalho.

Portanto, agora, olhe para o seu presente. Se você tem netos, esteja presente para eles; se você tem filhos, faça-os uma visita; se você não vê seus amigos há muito tempo, vá visitá-los. Propicie-se esses momentos de carinho com o próximo.

Viaje

Para algumas pessoas, quando falamos em viagem, parece ser algo muito distante da realidade, pois a vontade seria conhecer outros países, passar por lugares lindos do litoral do nosso país. Sim, isso seria maravilhoso. E, se possível, invista nessa forma de viagem.

No entanto, a viagem também pode ser para um local perto de onde você mora, pode ser em cidades pequenas ao redor que até então, devido à falta de tempo, você e sua família ainda não conheceram de maneira detalhada.

Viaje para almoçar ou para jantar fora, para conhecer novas lojas, principalmente as artesanais, viaje para conhecer novos museus, para aprender, para contar história e, claro, para se divertir.

Dedique-se a um hobby

É comum ouvirmos aquela frase “quando eu me aposentar, vou poder fazer tudo o que mais gosto”. Porém, por que deixar o que você gosta para o momento da aposentadoria? Separe uma ou duas horas na semana para realizar um hobby e comece desde agora.

Faça um curso para aprofundar conhecimentos que você sempre quis desempenhar, faça o exercício físico que proporciona a você mais satisfação, tire um tempo para ir ao cinema. Enfim, separe algumas horinhas da sua semana para aquilo que faz bem para você.

Conviva com as pessoas que você ama

Quanto mais o tempo passa, mais seletivos ficamos. Chegando a determinada etapa de nossa vida, escolhemos com mais pontualidade as pessoas que farão parte do nosso círculo de amizades.

No entanto, tenha cuidado para não se afastar dessas pessoas devido à pressa da vida. Marque um café, participe de um grupo de estudos, crie rotinas com seus familiares mais queridos… Assim, você terá momentos de crescimento e bem-estar perto das pessoas que ama.

Adote hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis não estão restritos apenas para a meia-idade, mas é nessa fase que devemos ficar ainda mais atentos a detalhes importantes sobre nossa saúde mental e física.

Por isso, pratique um exercício físico: yoga, tai chi chuan, corrida, ciclismo, natação, academia, dança. Escolha o que mais agradar. Não tenha receio de fazer muitas aulas experimentais até encontrar o que gosta.

Além disso, mantenha uma alimentação saudável, comendo o que gosta de maneira bem moderada e privilegiando alimentos da horta e menos industrializados.

Cuide da sua aparência para elevar a autoestima

A aparência pode ser um dos pontos que mais afetam a meia-idade. Sendo assim, não se esqueça de si mesmo, continue cuidado de sua pele, de seus cabelos, da forma de se vestir.

Faça esse processo para sua autoestima sem cobranças, mas como algo natural e que pede carinho e compreensão de si mesmo sobre suas transformações.

Como evitar a crise da meia-idade?

A crise de meia-idade pode ser desencadeada justamente devido às reflexões que aparecem sobre a sua própria vida, à visão pessimista justificada pelos mitos que cercam esse momento e às mudanças físicas que esse momento produz.

Para evitar a crise, tente perceber essa fase como um ponto de transição, em que você poderá olhar de forma diferente para muitas vivências, afinal sua experiência será determinante para muitas das decisões que serão tomadas.

É preciso lembrar que a meia-idade é uma fase de desenvolvimento da vida adulta e não significa necessariamente que você vá passar por uma crise. Sendo assim, procure viver com leveza e prezando pelo seu bem-estar.

Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe um comentário no post e mostre para os outros leitores a sua opinião sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário