Veja como é possível inserir a tecnologia no dia a dia dos idosos

6 minutos para ler

Os recursos tecnológicos avançam mais rápido do que a maioria das pessoas pode acompanhar. Nas últimas décadas, diversos dispositivos, como os smartphones, se tornaram uma parte comum da rotina trazendo vários benefícios para os seus usuários. E um grupo em particular que se beneficia muito da tecnologia no dia a dia são os idosos.

O estereótipo do idoso que não entende como usar um computador já é mais uma crença etarista do que uma imagem real. É verdade que a diferença entre as gerações pode exigir um pouco mais de adaptação, mas esse ainda é um grupo que ganha muito em qualidade de vida e bem-estar com a assistência de recursos tecnológicos.

Continue a leitura e veja algumas dicas de como inserir a tecnologia no dia a dia dos idosos!

Qual é a relação entre tecnologia e terceira idade?

A aplicação de novas ferramentas na vida do idoso não é algo inovador ou recente. Os avanços da tecnologia sempre afetam o cotidiano da população, a forma de interagir e até de pensar o mundo. A seguir, apresentamos algumas formas de uso das tecnologias aplicadas à terceira idade. Acompanhe!

Facilitar a adaptação à terceira idade

Com o envelhecimento, surge uma série de limitações físicas. Dificuldades com audição, visão e deslocamento são apenas alguns dos exemplos mais comuns. Para envelhecer com saúde, é importante reconhecer esses problemas e se adaptar a eles.

Nesse quesito, a tecnologia sempre foi indispensável. Se você parar e pensar, a famosa bengala, que ajuda idosos a se locomoverem, é um bom exemplo de aplicação tecnológica. Porém, no contexto atual, suas opções são bem mais amplas, auxiliando com muitos outros desafios desse estágio da vida.

Promover a autonomia

Um dos principais objetivos da tecnologia no dia a dia é ajudar as pessoas a desenvolverem maior autonomia, ou seja, com o seu uso elas podem tomar decisões informadas e colocá-las em prática. Isso não significa fazer tudo sozinho, mas sim garantir que suas escolhas sejam concretizadas.

Na terceira idade, a autonomia é outro aspecto indispensável para manter a sua saúde. A combinação de ferramentas assistivas, o acesso à informação e a comunicação permite que o idoso tenha maior controle sobre si mesmo, apesar de qualquer limitação.

Aumentar o bem-estar e qualidade de vida

No fim das contas, o objetivo principal da tecnologia é promover o equilíbrio e a qualidade de vida. Seja reduzindo algumas das dificuldades cotidianas ou ajudando a lidar com situações mais graves. Mesmo algo simples, como poder entrar em contato com familiares facilmente, já faz uma grande diferença.

Aos poucos, esses recursos se tornam parte do seu dia a dia, até que se transformam em algo indispensável. A praticidade e conforto que muitas tecnologias oferecem mudam bastante a rotina e as interações do idoso.

Como usar a tecnologia no dia a dia dos idosos?

Os benefícios da tecnologia são bem claros. A questão é saber como introduzi-los no cotidiano dos idosos de maneira correta. Para alguns, isso pode envolver mais instrução e adaptação, já que nem todos tiveram contato com esses recursos a maior parte da vida.

Confira aqui alguns exemplos da tecnologia no dia a dia dos idosos!

Interação social à distância

A internet é o maior meio de comunicação no mundo atual, permitindo a troca de informações e aproximação entre pessoas quase sem limitações de distância. Também é mais prático e eficiente do que outros meios mais tradicionais, como o telefone. Por isso, são tão úteis para manter a socialização na terceira idade.

Em primeiro lugar, há o contato com a família, que é mais fácil de manter com essas tecnologias. Como a tendência é que parentes morem mais distante uns dos outros, manter esses canais de comunicação é cada vez mais importante para seu bem-estar.

Opções de entretenimento

Outra vantagem que as novas tecnologias trazem é dar mais opções para passar o tempo e se divertir, seja com música, leitura, TV, jogos ou outras atividades. Todos sabem que o entretenimento também é importante para ter uma vida saudável e manter a disposição.

Isso também se aplica aos idosos. Enquanto a televisão ainda é uma alternativa bem comum, há muito mais opções hoje, com conteúdos disponíveis sob demanda. Mesmo algo simples como poder rever uma novela antiga ou conhecer filmes de diferentes partes do mundo ajuda a manter a mente ocupada e sadia.

Acessibilidade e assistência

As aplicações mais conhecidas da tecnologia no dia a dia do idoso são voltadas para acessibilidade, ou seja, facilitar o acesso a diferentes espaços e serviços. Aparelhos auditivos, óculos de leitura, softwares de comunicação, entre outros, são bons exemplos dessa aplicação.

A tecnologia assistiva, como já mencionamos, permite que os idosos mantenham a sua autonomia por muito mais tempo. Algo importante para a saúde física e mental durante a terceira idade.

Mobilidade

Uma das principais dificuldades do envelhecimento é a perda da mobilidade. No começo, são apenas algumas dores e a perda da disposição para atividades físicas, as quais ficam gradualmente mais severas. Mesmo indivíduos que se exercitam regularmente têm que encarar algumas limitações.

Mais uma vez, a aplicação da tecnologia no dia a dia do idoso também auxilia nesse aspecto. Pode ser algo simples, como um andador ou bengala, ou mais elaborado, como elevadores para aqueles que não conseguem mais usar as escadas.

Serviços de saúde

Quando a saúde física do idoso já está mais fragilizada, é importante poder buscar ajuda com rapidez. Por isso, existem tantas tecnologias desenvolvidas para monitorar o corpo e solicitar assistência médica automaticamente quando há algum erro.

No caso dos idosos, essas aplicações também são bem variadas. Alguns têm marca-passo, que monitora a atividade cardíaca e pode enviar um sinal em caso de arritmia ou outros problemas. Mas também pode ser algo simples, como ter uma linha com discagem rápida para um parente ou serviço de saúde, no caso de dores ou acidentes.

A aplicação da tecnologia no dia a dia do idoso pode trazer muito mais autonomia e independência para esse grupo de pessoas. Com a assistência certa e um pouco de instrução, a terceira idade também pode ser um período positivo na jornada de qualquer indivíduo.

Quer continuar recebendo mais dos conteúdos do Primaveras? Então assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário