Sabia que 30 de janeiro é a data conhecida como o Dia da Saudade? Um período especial celebrado para nos aproximarmos e conectarmos com aqueles amigos e familiares que são muito importantes no nosso cotidiano e, ao mesmo tempo, recordar daquelas pessoas que já não estão entre nós, mas sempre seguirão sendo lembradas e respeitadas em memória.
Neste post, você confere algumas dicas para celebrar esse dia e também algumas sugestões para lidar com a saudade, um dos sentimentos mais humanos que existe. Acompanhe!
Como lidar com a saudade?
Neste primeiro tópico, trouxemos duas dicas que vão ajudar você a trabalhar a saudade positivamente e, acima de tudo, pensando na sua saúde mental. Portanto, tome nota de todas elas!
Contar com ajuda profissional para ressignificar o sentimento
Às vezes, quando a saudade bate forte, nem sempre é fácil processá-la e o quanto ela impacta você. Em especial, quando envolve o luto e perdas recentes. Por isso, é fundamental ter ajuda profissional em saúde mental para conseguir se expressar e ressignificar esse sentimento.
Por meio da psicoterapia individual ou mesmo em grupo, você tem a chance de trabalhar a dor, se permitir sentir e, gradualmente, entender que a ausência do outro não representa o fim. Na verdade, é um ponto de partida para uma nova forma de conexão. Afinal, o carinho e o afeto sempre permanecerão.
Não se privar de chorar quando necessário
Quando nos deparamos com a saudade, muitas vezes tentamos manter uma postura firme, como se demonstrar fragilidade fosse sinal de fraqueza. Se identificou? Apesar disso, permitir-se chorar é uma estratégia terapêutica poderosa para lidar com esse sentimento.
Chorar é uma resposta emocional natural do ser humano diante de situações que geram dor emocional, como a perda, o distanciamento ou dificuldades do cotidiano. Além disso, o choro é uma forma de comunicação não verbal que nos permite expressar emoções profundas que muitas vezes não conseguimos colocar em palavras.
Para completar, o choro ajuda a liberar tensões acumuladas e a encontrar um sentido de alívio e conforto. Ele permite nos aceitarmos e integrar a saudade em nossa vida de forma mais saudável e equilibrada.
Pense e escreva sobre os bons momentos
Sabe quando bate aquela saudade apertada, mas você não se sente confortável de compartilhar com as pessoas ao redor sobre o que se passa em sua mente por ser algo mais íntimo ou que até mesmo ainda não está 100% claro para você mesmo? Pois bem, uma maneira de lidar com isso é por meio da escrita.
Você pode fazer cartas endereçadas à pessoa de quem sente saudade, colocando em palavras tudo aquilo que você ainda não consegue verbalizar. Sem se preocupar ou ter medo de julgamentos, ou críticas.
A proposta aqui não é entregá-las para serem lidas pelo outro. Ao contrário, após terminá-las, você pode guardá-las ou até mesmo eliminá-las se assim desejar. É algo que fica sob sua decisão. Afinal de contas, o foco é conseguir organizar os pensamentos, expressar seus sentimentos e emoções e utilizar todo o processo como um recurso terapêutico para o seu bem-estar psicológico.
Como celebrar o Dia da Saudade?
Por fim, não poderia faltar dicas de como aproveitar o Dia da Saudade de maneira significativa e honrosa com ações práticas e fáceis de reproduzir na sua realidade. Por isso, leia os próximos tópicos e se inspire neles!
Ver fotos e vídeos que você fez com quem já partiu
Uma forma simples de celebrar o Dia da Saudade é conferindo aquele álbum de fotos ou assistindo aos vídeos que eternizaram momentos inesquecíveis com quem já faleceu. É o caso de viagens, de registros da infância, de datas comemorativas que vocês passaram juntos etc.
Ao ver e rever fotos e vídeos é possível revisitar todas essas situações. Até mesmo recordar detalhes que, em um primeiro instante, você não lembraria. Tudo isso valorizando o quanto a presença desses entes foi importante na jornada que trouxe você até aqui e, inclusive, para o futuro que você terá.
Escutar músicas que lembrem a pessoa especial
Ao escutar músicas que nos lembram de pessoas queridas, de momentos marcantes ou de fases importantes da nossa história, podemos nos conectar com nossos sentimentos mais profundos e ainda revivemos esses momentos de uma forma nostálgica e feliz.
Afinal, não são poucas as canções que, a partir de suas letras, expressam exatamente o que estamos sentindo ou que gostaríamos de dizer ao outro, mas nem sempre podemos. Seja pela distância física, seja porque a pessoa já não está mais entre nós.
Em alguns casos, as estrofes das músicas até mesmo trazem situações que você chegou a passar com a pessoa como se fossem verdadeiras descrições das suas experiências. Portanto, faça uma playlist da saudade para homenagear e celebrar essa data. Assim, você pode reaproveitá-la todo dia 30 de janeiro. Que tal a ideia?
Fazer uma comida que tenham memória afetiva
Sabe aquela receita que sua avó fazia com tanto carinho? Aquela sobremesa que você sempre repetia ao lado do seu cônjuge? Aquele prato que você sempre comia quando se reunia com os amigos? Pois é, essas comidas conseguem nos transportar diretamente para esses momentos mágicos do passado.
Por isso, que tal tirar alguns minutos do seu dia para prepará-las? Assim, você curte as memórias afetivas que construiu a partir da criação de pratos caseiros especiais. Uma oportunidade única para, quando for possível, surpreender a outra pessoa, honrar tradições familiares e celebrar a sua história pessoal ao lado de quem gosta.
Como visto, o Dia da Saudade nos convida a reconhecer e celebrar nossos sentimentos, lembrando-nos da importância das conexões humanas e das memórias que moldam quem somos. Portanto, aproveite esse dia para ficar próximo de quem é especial para você, mostrando isso ao outro por meio de ações e palavras. Já para aqueles que partiram, realize homenagens e dê voz às memórias afetivas de vocês.
E já que falamos bastante sobre sentimentos e emoções ao longo do post, aproveite para ler um artigo muito importante que escrevemos sobre como lidar com a insegurança emocional!