Entenda o que são os cemitérios-parque e quais são suas características

17 minutos para ler

Saber o que fazer quando morre uma pessoa é realmente um grande desafio. Além de termos que lidar com a dor da perda, é preciso tomar várias decisões, como a escolha do cemitério.

Buscar um local que seja agradável para os familiares prestarem suas homenagens é fundamental, mas queremos um espaço que seja também uma homenagem à pessoa que se foi: um ambiente agradável de estar, em contato com a paz que a natureza oferece. Nesse sentido, os cemitérios-parque são excelentes opções.

Diferentemente dos cemitérios tradicionais, os cemitérios-parque são espaços repletos de natureza e trazem elementos de paisagismo. Como o próprio nome diz, eles remetem muito mais à tranquilidade de um parque e paz de estar em meio à natureza.

Entenda mais sobre esse conceito e as principais características dos cemitérios-parque durante a leitura!

Conheça os principais tipos de cemitérios

Além do tradicional cemitério horizontal, que é bastante comum no Brasil, outros tipos estão ganhando espaço em nosso país e conquistando adeptos pelos mais diferentes motivos. Conheça as principais opções abaixo.

Cemitério horizontal

Trata-se do modelo de cemitério mais antigo e clássico, muito comum nas cidades brasileiras. Nesse tipo de espaço, os corpos são sepultados da forma tradicional — ou seja: colocados em caixões e enterrados.

Podem ocorrer algumas variações referentes ao aspecto visual, como:

  • túmulos embaixo da terra, com espaçamentos demarcados e placas de identificação;
  • jazigos e túmulos expostos, que geralmente são feitos de materiais e pedras bastante bonitas, como o mármore ou granito;
  • mausoléus, que são estruturas mais grandiosas, como edificações grandes ou pequenas e geralmente bastante ornamentadas.

Vale lembrar que os cemitérios podem comportar um ou mais tipos desses elementos. Há locais que aceitam apenas o sepultamento no chão, por exemplo, garantindo uma padronização visual, e cemitérios que permitem a variação, assim cada família pode comprar o seu espaço e construir a estrutura desejada.

Essa segunda opção é mais comum em cemitérios antigos. Inclusive, os cemitérios horizontais são ambientes cheios de histórias e significados. Não por acaso, muitos deles são pontos históricos e turísticos, portanto recebem pessoas interessadas em conhecer suas arquiteturas únicas, construídas com o passar das décadas.

Por falar em tradicional e História, existem muitas cidades que constroem em seus cemitérios estátuas homenageando as pessoas falecidas que foram importantes para o município — o que é mais um atrativo desses locais.

Pontos negativos

Uma questão presente não apenas no Brasil, mas em todo o mundo é a falta de espaço. Muitos cemitérios brasileiros já enfrentam o problema da superlotação, e as famílias ainda precisam lidar com a falta de vagas no momento tão delicado de sepultar um ente querido.

Por fim, também devem ser considerados o alto custo de manutenção e a possibilidade de animais ou insetos que podem proliferar doenças.

Cemitério vertical

Nesse conceito de cemitério, os corpos são colocados nos caixões de forma tradicional, mas, em vez de serem enterrados, ficam em uma espécie de gaveta. Essa gaveta, por sua vez, faz parte de uma grande estrutura, ficando uma sobre a outra. Daí vem o nome de cemitério vertical.

Em um primeiro momento, pode parecer estranho sepultar uma pessoa em uma espécie de “gaveteiro”, com túmulos padronizados e sem muita personalidade. Trata-se de algo bastante diferente dos cemitérios horizontais, que permitem a construção e ornamentação dos túmulos.

Mas deve-se ressaltar que é apenas uma questão cultural. Isso porque tal opção de cemitério elimina, de forma rápida e definitiva, a falta de espaço.

Uma prova de que os cemitérios verticais são opções válidas e estão tendo uma boa aceitação por parte da população é o aumento da quantidade de locais como esse (no Brasil e no mundo). Sem contar que os cemitérios antigos vêm sendo adequados a esse novo formato.

O Campo Santo, cemitério mais antigo em atividade de Salvador, na Bahia, já está adotando a verticalização. Conhecido pelas belíssimas imagens de santos, que o transformam em um verdadeiro museu a céu aberto, o local inaugurou em 2017 uma moderna área com centenas de gavetas.

Outros exemplos também são encontrados Brasil afora. Além de aumentarem a capacidade de sepultamentos, os cemitérios verticais garantem um tratamento dos gases emitidos pela decomposição, o que gera menos resíduos no meio ambiente e nenhum tipo de desconforto ou desconfiança por parte das famílias.

Pontos negativos

Na verdade, ao reduzir os impactos à natureza e solucionar o problema da superlotação, o único fator que pode vir a desfavorecer os cemitérios verticais é mesmo a preferência da família. Mas, como dissemos, trata-se de uma solução cada vez mais comum e, por isso, tende a ser cada vez mais bem aceita pela sociedade.

Cemitério-parque

Cada vez mais populares no Brasil, os cemitérios-parque começaram a ser instalados na Europa nos anos 50 e, por aqui, na década de 60. Hoje em dia, esse modelo de cemitério tem conquistado a preferência das pessoas por aliar a preservação das áreas verdes à possibilidade de prestar uma bonita homenagem ao ente querido.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um parque bastante amplo, com muita área verde e propostas paisagísticas, onde os corpos são sepultados no nível do chão. Neles, não são permitidas as construções de túmulos abertos, mausoléus e jazigos, visto que a proposta é a preservação e a integração com a natureza.

A identificação nesses locais ocorre por meio de placas colocadas sobre os túmulos. Tais espaços, por sua vez, podem estar mais próximos uns dos outros, de forma alinhada, ou localizados em diversas áreas do cemitério. A colocação de flores para homenagens por cima dos túmulos é permitida, deixando o lugar ainda mais colorido e pacífico.

Em comparação às outras duas opções de cemitérios que citamos, o cemitério-parque é sem dúvida o ambiente mais acolhedor, que permite homenagens mais bonitas e traz momentos de paz para as pessoas que ficam — tanto na hora do sepultamento quanto posteriormente, nas visitas. Afinal, é mais reconfortante estar em meio à natureza, independentemente da situação que estamos vivenciando, não é mesmo?

Pontos negativos

Há quem diga que os cemitérios do modelo parque (ou jardim) têm um grande consumo de água, mas na verdade o uso desse recurso natural é para preservar o espaço. Ou seja: trata-se de um parque com extensa área verde que precisa de manutenção e, para tanto, a água é utilizada.

Mas vale lembrar que esse recurso pode ser proveniente de ações com consciência ambiental, como o aproveitamento da água da chuva, ou de reúso, já que não necessariamente ela precisa ser potável.

Saiba mais sobre o cemitério-parque e seus diferenciais

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais tipos de cemitérios existentes no Brasil, vamos abordar os diferenciais mais relevantes de um cemitério-parque. Acompanhe!

Integração com a natureza

Como dissemos, os cemitérios-parque também são conhecidos como cemitérios-jardim justamente pela extensa e bela área verde que possuem.

Isso quer dizer que eles não são apenas um grande campo aberto e gramado que dispensa muito cuidado. Inclusive, esse formato de cemitério é bastante comum nos modelos horizontais, onde os corpos são sepultados no nível do chão e identificados por uma placa.

O que realmente difere os cemitérios-parque é o cuidado com a natureza ao redor, além de toda a infraestrutura necessária. Nesses espaços, são comuns projetos paisagísticos com diversas espécies de árvores, flores e plantas em geral.

Neles, os visitantes são capazes de ficar muito tempo passeando, contemplando a natureza e tendo os momentos de introspecção junto a seus entes queridos.

Espaços amplos

Ao ler sobre os outros tipos de cemitério, foi possível se imaginar em um corredor repleto de gavetas ou desviando de jazigos e mausoléus, sem um espaço para simplesmente “respirar fundo” e seguir adiante? Realmente, essas são situações corriqueiras nos modelos de cemitérios diferentes do parque.

Nos cemitérios horizontais, como dissemos, a superlotação é um problema recorrente, o que leva os familiares a não terem espaço nem privacidade para a despedida de seus entes queridos. O sepultamento acontece enquanto as pessoas estão em pé, desviando de outros túmulos, sem conseguirem se concentrar.

Sem contar que o acesso muitas vezes é difícil (ou até mesmo impossível) para pessoas mais idosas ou com dificuldades de locomoção. Isso se deve aos corredores pequenos ou inexistentes e também à ausência de rampas.

Nos cemitérios-parque, esses problemas são anulados. Os espaços são bastante amplos para o momento do sepultamento, logo após as últimas homenagens e em qualquer dia, quando a pessoa quiser apenas fazer uma visita.

Serenidade

Em geral, quando um sepultamento termina, as pessoas vão embora sem terem a oportunidade de fazerem uma pausa de reflexão e serenidade antes de “voltarem à vida real”.

É natural até mesmo que as pessoas sigam para parques ou ambientes com um pouco de natureza para descansarem de seus problemas. Isso ocorre não apenas em momentos relacionados ao sepulmento.

Há vários estudos que indicam que o contato com a natureza por poucos minutos é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso quer dizer que os cemitérios-parque ajudam a atenuar os sentimentos difíceis e desafiadores comuns na hora da morte de um ente querido.

Afinal, em diversas ocasiões da vida, buscamos estar em contato com a natureza para encontrarmos a paz, podermos pensar com calma e, até mesmo, nos reconectar conosco, não é mesmo? No falecimento de um ente querido, essa energia da natureza pode ser a força necessária para seguirmos adiante.

Por fim, essa sensação de conforto proporcionada pelo contato com a nossa essência e a nossa natureza é um verdadeiro refúgio para aqueles que estão lidando com os estágios do luto — ou seja, não apenas após a cerimônia de sepultamento, mas em qualquer outro momento em que se queira visitar o ente falecido.

Comodidade

Os cemitérios-parque, na maior parte das vezes, trazem uma estrutura completa. Assim, ficam mais fáceis os processos referentes à organização de um funeral.

Com salas para velório, lanchonetes e banheiro, esses espaços permitem que todas as homenagens sejam feitas em um único lugar. Isso garante mais conforto, comodidade e até segurança para as pessoas ali presentes — afinal, passar a noite em uma sala para velório não estruturada e protegida pode ser bastante desgastante.

Portanto, ao escolher o cemitério, avalie as possibilidades de infraestrutura que ele oferece.

Acolhimento de cada família

Vale lembrar que muitas pessoas que querem participar do funeral ou visitar os seus entes queridos posteriormente são idosos, que podem encontrar dificuldades de se locomover pelos cemitérios horizontais — tendo em vista que esses locais podem ter pouco espaço para locomoção ou características particulares de cada terreno, como morros.

Um cemitério-parque, por sua vez, oferece boa locomoção a todos os públicos, inclusive os portadores de deficiência física, tendo em vista o amplo espaço, terreno plano e acessível.

Inclusive, é um local bastante agradável e bonito para passear, sem pressa — até mesmo com as crianças, que vão adorar estar em meio à natureza!

Entenda como escolher o cemitério mais adequado às suas necessidades

Durante este conteúdo, já demos algumas dicas de como escolher o modelo de cemitério para atender melhor às necessidades da sua família. Mas para que a experiência de vocês seja a mais tranquila possível, especialmente por se tratar de um momento tão delicado, vale a pena estar atento a mais alguns fatores. Confira!

Avalie o atendimento

Não há dúvidas de que a perda de uma pessoa amada é um dos momentos mais difíceis da nossa vida — se não for o pior. No sepultamento, horas depois da confirmação da morte, estamos fragilizados, com uma sensação de impotência. A maioria das pessoas não sabe lidar com as decisões e burocracias inerentes a um funeral.

Por todos esses motivos, é essencial avaliar o atendimento oferecido pela equipe do cemitério, que deve unir seriedade com acolhimento. Isso porque podem existir profissionais que enxergam o sepultamento apenas como um negócio, sem que sejam considerados os sentimentos de quem está enlutado.

Analise, então, algumas atitudes da equipe de atendimento relacionadas a:

  • sensibilidade e empatia, considerando a dor da família (que é única);
  • o profissionalismo ao oferecer as melhores opções, de acordo com as possibilidades que a família apresenta;
  • o respeito tanto ao luto quanto aos desejos dos familiares e também da pessoa falecida;
  • a proatividade e prestatividade, fundamentais para auxiliar a família em um momento de decisões difíceis e desconhecidas, relacionadas a documentos, procedimentos etc.

Atualmente, também é importante considerar a presença digital desses locais: o atendimento por meio do site para esclarecer dúvidas ou gerar boletos, por exemplo, pode facilitar bastante no dia a dia.

Analise a estrutura

Como dissemos, os cemitérios-parque se destacam em relação à infraestrutura por oferecerem espaços para a prestação de homenagens, velórios, sepultamentos e momentos de introspecção junto à natureza.

Vale a pena considerar o conforto, a comodidade e a segurança de todas as pessoas que vão participar. Lembre-se de que espaços para lanche, descanso e brinquedoteca são capazes de tornar essas horas menos desgastantes.

Considere também a facilidade de locomoção tanto no dia do sepultamento quanto posteriormente, para que as visitas possam ocorrer sem problemas. Em cidades maiores e com o trânsito caótico, como São Paulo, escolher uma opção com localização estratégica pode fazer a diferença. Um cemitério em Guarulhos, por exemplo, é uma excelente opção nesse sentido.

Busque por referências

Sepultar um ente querido não é algo que fazemos com muita frequência — felizmente! Por isso, é comum que a maioria das pessoas não tenha conhecimento sobre os melhores cemitérios nem quais são os cemitérios-parque existentes na cidade em que vive, se for essa a escolha.

Portanto, é de grande ajuda pedir referências para quem você conhece que já passou por esse tipo de situação recentemente. Afinal, são muitas as pessoas que participam dos velórios, mas poucas realmente organizam o funeral — tarefa que compete aos familiares mais próximos, como filhos ou irmãos.

Esses responsáveis vão poder informar sobre o atendimento que receberam, como foram acolhidos, se foram auxiliados em suas dúvidas ou se tiveram custos que consideraram abusivos, entre outros fatores.

Mais uma vez considerando a presença digital, analise o que a comunidade virtual tem a dizer sobre os locais que estão sendo cogitados. Consulte as próprias redes sociais da empresa ou os sites de opiniões, como o Reclame Aqui.

Analise os custos

Por falar em gastos, esse é outro assunto delicado referente aos funerais. Geralmente, a morte chega de forma inesperada, surpreendendo os familiares em relação tanto às questões de afeto quanto às finanças.

Entre os custos mais comuns nesse momento estão o preparo e o traslado do corpo, o caixão e a urna para as cinzas, no caso da cremação, a ornamentação da sala de velório (especialmente com as flores, velas etc.). Existem ainda outros gastos que podem variar bastante, de acordo com as necessidades e os desejos das famílias.

Também é preciso considerar ao decidir entre cremar ou enterrar que, o sepultamento, em um primeiro momento, é mais barato, mas existem outros gastos ao longo prazo, como as taxas de manutenção do cemitério e a exumação — que, na grande maioria dos casos, deve ser feita três anos após o falecimento.

A cremação, por sua vez, apesar de ter um custo mais elevado inicialmente, pode não gerar mais despesa para a família.

Tendo isso em vista, ao buscar por um cemitério, analise os valores dos serviços oferecidos e calcule o custo-benefício. Não se esqueça de considerar a infraestrutura, os momentos de serenidade que podem ser oferecidos às pessoas presentes (no momento do sepultamento e posteriormente, nas visitas) e também a homenagem que será prestada ao ente querido falecido.

Por fim, analise formas de pagamento e opções de parcelamento, considerando a realidade dos responsáveis, já que alguns custos serão inevitáveis.

Conheça o Grupo Primaveras

O Grupo Primaveras tem toda a estrutura que foi citada ao longo deste conteúdo. A começar por uma assistência funerária em Guarulhos com experiência e profissionalismo, que está pronta para acolher, auxiliar e orientar a sua família nesse momento tão difícil.

O cemitério-parque Primaveras oferece todo o espaço em meio à natureza do qual falamos. Sendo assim, é possível garantir momentos de paz e serenidade, com a certeza de que o ente querido também está descansando em um ambiente tranquilo.

A infraestrutura do Grupo Primaveras também é completa. As salas de velório são confortáveis, tecnológicas e têm lanches leves, além de decoração personalizada, banheiro privativo e outras facilidades.

O local conta ainda com brinquedoteca para as crianças, salas especiais, quartos de repouso, cafeteria, floricultura 24 horas, estacionamento, sala de convivência, serviços de hotelaria e Wi-Fi privativo.

Por fim, os familiares que optam pela cremação (seja por um desejo da família ou da pessoa falecida) também encontram essa possibilidade no Primaveras.

Neste conteúdo, apresentamos para você todos os diferenciais de um cemitério-parque, apontando por quais motivos esse tipo de estrutura tem feito tanto sucesso no Brasil e no mundo. Afinal, trata-se de um local e de uma estrutura projetados para que os visitantes se reencontrem em meio à natureza e à paz.

Somos parte da natureza, e é justamente na hora da morte que isso se torna mais claro. Nada melhor do que nos reconectarmos a ela nesse momento de fragilidade para nos reencontramos, nos despedirmos do nosso ente querido e voltarmos sempre que precisarmos.

Conseguimos sanar todas as suas dúvidas sobre os cemitérios-parque? Saiba que pode contar com a nossa equipe para o que precisar, em quaisquer momentos. Por isso, entre em contato conosco caso queira mais informações e esclarecimentos sobre os nossos espaços e serviços.

Posts relacionados

Deixe um comentário