Cada estação carrega seus significados e símbolos dentro de uma cultura. Basta olhar algumas das histórias que são contadas sobre cada uma. Mesmo no Brasil, onde o clima é tropical e as estações não ficam tão distintas, elas podem carregar bastante significado. Por exemplo, há uma ampla gama de ideias e sentimentos associados à chegada da primavera.
É a época em que as flores se abrem. É quando o frio do inverno dá espaço para novas vidas nascerem e crescerem. Por isso é uma época tão associada ao amor e à prosperidade. É quando muitas pessoas tiram algum tempo para cuidar um pouco mais de si mesmas, de suas casas, de seus amigos e familiares.
Esses ares prósperos e afetuosos permeiam toda a estação, o que impulsiona muitos a buscarem essa prosperidade não apenas para a primavera, mas para toda a vida. Veja, a seguir, algumas ações que você pode começar a praticar com a chegada da primavera para trazer mais prosperidade para sua vida!
1. Reflita sobre o que é prosperidade para você
A pergunta mais importante é também a mais simples: o que é ter uma vida próspera, para você? Se você perguntar isso a dez pessoas, é possível que tenha dez respostas bem diferentes.
Algumas pessoas são ambiciosas e querem sempre se desafiar e conquistar algo mais na vida, enquanto outras querem ter tempo para se dedicar aos seus hobbies e famílias. Em outras palavras, o que representa qualidade de vida e prosperidade é diferente para cada um — e o mais importante é encontrar o seu equilíbrio.
A chegada da primavera é um bom momento para refletir sobre essas questões. Se você passa a vida inteira correndo atrás de um objetivo, mas nunca para e questiona o que realmente quer alcançar, corre o risco de acordar daqui a dez, vinte ou trinta anos sem encontrar a satisfação que buscava.
Se não conseguir a resposta, não precisa se preocupar. Basta continuar prestando atenção nos próprios sentimentos e experimentando caminhos diferentes, até encontrar um que você realmente queira. Esse processo de descoberta também pode ser muito bom de viver!
2. Pare para apreciar as coisas boas na sua vida
Pode parecer algo banal à primeira vista, mas, você já parou para observar as coisas boas que acontecem na sua vida? As pessoas que amam você, suas conquistas e suas qualidades? É verdade que ainda há e sempre haverá dores, mas também há muito que torna a sua jornada mais prazerosa.
Esse exercício não é apenas para demonstrar gratidão, mas também para mudar um pouco sua perspectiva, preservando nosso olhar de criança. Muitas pessoas tendem a se fixar nos momentos de tristeza ou vivem em constante ansiedade, com receio de que algo ruim aconteça. É importante reconhecer esses sentimentos, mas também entender que eles não representam, nem de longe, a totalidade da sua vida.
Ao colocar suas relações sob uma lente de apreciação, você verá que há muito mais motivos para ser grato do que imagina. Isso ajuda a libertar sua mente para focar em coisas que vão trazer mais satisfação ao longo do tempo.
3. Defina seus sonhos e como alcançá-los
Não faltam exemplos de pessoas que têm desejos, aspirações e ambições, mas nunca entram em ação para alcançá-los, ou então nem se dão conta desses desejos. Apenas seguem o fluxo da vida, aceitando o que acontecer — e, anos mais tarde, percebem-se insatisfeitas com o lugar em que estão.
Então, primeiramente, entenda quais são seus objetivos e suas aspirações. Entenda o que seria, para você, um bom desenvolvimento pessoal. Isso tem tudo a ver com a ideia de entender o que é prosperidade na sua perspectiva.
Uma vez que tiver um bom conhecimento sobre si nesse sentido, é hora de começar a fazer planos para alcançar o que deseja. Reflita e tente definir:
- quais dessas metas são as mais importantes para você;
- do que está disposto a abrir mão para torná-las realidade;
- o tempo que será necessário;
- quais são os passos que você pode dar a partir de agora.
Mesmo que você progrida devagar, o mais importante é continuar buscando seus objetivos. Não renuncie aos seus sonhos — só de buscá-los, você já terá uma vida mais próspera.
4. Cultive amizades fortes
A qualidade dos relacionamentos é um ingrediente importante para a prosperidade, especialmente com a família e com os amigos. Cultivar boas relações ao longo da vida é fundamental para sua saúde emocional, sua segurança e seu crescimento.
Quem tem uma boa rede de apoio está bem mais protegido caso ocorra algum problema, seja ele qual for. E não estamos falando necessariamente de dinheiro. Mesmo algo simples, como companhia em um período de solidão ou alguém que você possa chamar quando estiver doente, já faz uma grande diferença no quão bem você poderá celebrar a vida.
Claro, para chegar a esse ponto, você deve começar a cultivar suas amizades desde o presente. Se você encontrou pessoas que gosta e com as quais tem uma boa relação, dedique algum tempo a elas. Divirtam-se juntos. Escute o que elas têm a dizer. Tudo isso faz bem para a alma.
5. Cuide bem da sua saúde
Independentemente de seus objetivos, seja você adolescente, adulto jovem ou idoso, o cuidado com o corpo e a mente é determinante na sua qualidade de vida, em especial a longo prazo. E ter boa saúde não é apenas “não estar doente”: envolve uma série de fatores que contribuem para o seu bem-estar físico, mental e emocional.
Mesmo uma simples caminhada ao sol já reduz os riscos de osteoporose e ajuda a regular seu sono, que é algo muito importante para manter a disposição e o bom humor. E, com uma alimentação balanceada, com nutrientes suficientes e sem excessos, você terá uma margem para aproveitar até mesmo comidas menos saudáveis, como doces e frituras em uma festa.
Esse tópico é especialmente importante quando os anos vão chegando. Na meia idade e na terceira idade, o corpo tende a perder, aos poucos, força e vitalidade, o que dificulta atividades do dia a dia. Porém, se você se cuidar bem ao longo da vida, o impacto do tempo será bem menor. Vale destacar que cuidar também da mente, por meio de lazer e terapia, por exemplo, é outro fator de grande importância para sua qualidade de vida.
Seja qual for a sua ideia de uma vida próspera, é importante ter as atitudes certas para alcançá-la. Isso pode envolver um grande objetivo ou apenas as coisas pequenas do dia a dia que trazem satisfação. Considerando todo o sentimento por trás da chegada da primavera, esse é um bom momento para colocar em ação seus planos e cultivar boas coisas na sua vida, como quem cultiva flores. Assim, você pode chegar ao fim da sua jornada com menos arrependimentos e mais histórias boas para contar.
Veja também nosso artigo sobre como aproveitar a meia idade e comece a cultivar qualidade de vida agora mesmo!