Como lidar com a morte de um filho e seguir mesmo com essa dor?

6 minutos para ler

Em participação em um podcast, o poeta e jornalista Fabrício Carpinejar atentou-se para uma questão: não há palavra na língua portuguesa para quem perde um filho. Quem perdeu um companheiro, se torna viúvo. Quem perdeu os pais, órfão. Mas, para quem perde um filho, não há um nome.

Segundo o poeta, isso poderia ser porque essa é uma dor tão grande que é impossível dar nome a ela. E se você perdeu um filho recentemente, há de concordar com ele.

Essa é uma das maiores dores que uma família pode suportar e, justamente por isso, é importante que você busque formas de apoio para conseguir enfrentar esse momento tão delicado.

Com este texto, queremos ajudar você, de alguma forma, a entender o momento e seguir em frente mesmo na dor. Vamos juntos? Boa leitura!

Esteja perto de pessoas queridas

O primeiro ponto para tentar lidar com a perda de um filho é buscar acolhimento nesse momento tão difícil. E, para isso, é muito importante que você esteja perto de pessoas queridas.

Elas poderão ajudar ouvindo seus desabafos, oferecendo colo, marcando algum passeio (dentro do possível) para ajudar você a distrair a mente e compartilhando lembranças importantes.

Além disso, é muito comum que pessoas enlutadas se sintam culpadas por não terem superado o luto, ainda mais quando ele é prolongado. Então, quando você tem uma pessoa confiável ao seu lado, você se sente mais confortável para expressar sua dor.

E não tenha medo de chegar até essas pessoas e pedir ajuda, tá bem? Muitas vezes, os amigos ou parentes querem respeitar o seu espaço e, por isso, não se aproximam tanto, mas estarão perto para oferecer apoio e suporte caso você precise.

Aceite ajuda

Outra questão muito comum nesse momento é a pessoa enlutada por perder um filho não querer pedir ajuda, pois acha que precisa lidar com isso sozinha. Essa não é uma boa ideia, porque isso pode aumentar a sensação de solidão e se transformar em algo ainda mais perigoso: a depressão.

Por isso, quando seus familiares e amigos oferecerem ajuda, não se sinta mal por aceitar. Esse apoio poderá ser muito importante, justamente, para que você consiga lidar com esse momento tão delicado e ter maior conforto após o luto.

Esse tipo de ajuda vale tanto para o suporte emocional quanto para questões práticas mesmo. Muitas vezes, os pais não conseguem lidar com questões que são muito delicadas, como os trâmites de inventário, se o filho tinha bens etc. Assim, um outro familiar, como um irmão, pode ser responsável por esse momento e ajudar a aliviar um pouco da dor.

Permita o sofrimento

Um problema muito comum que atrapalha a vivência do luto, como falamos, é a sensação de culpa pela saudade e a dor que sentimos. Quando a pessoa acredita que está errada em sentir o sofrimento, ela tende a reprimi-lo e isso não ajuda no processo de luto.

É normal sentir dor neste momento, afinal, perder uma das pessoas que mais ama no mundo é uma situação que não estamos preparados para enfrentar. Por isso, vai ser sofrido sim e expressar seus sentimentos é importante.

Isso permite tornar esse processo de luto possível, para que a dor seja ressignificada e, também, entender que é justo e legítimo vivenciar essa dor neste momento tão difícil. Quando não nos permitimos isso, aumentamos as chances de problemas sérios acontecerem.

Não descuide de sua saúde

Ao vivenciar o sofrimento do luto, não podemos deixar de lado também os cuidados com a nossa própria saúde. Sabemos que a perda de alguém é muito dolorosa e isso pode fazer com que deixemos de realizar algumas atividades do nosso dia a dia.

Lembre-se de que cuidar de si também é uma forma de homenagear e respeitar a sua história com seu filho. Afinal, ele ia querer que você se cuidasse. Por isso, dentro do possível, mantenha bons hábitos, tais como:

  • alimentar-se bem;
  • tomar água;
  • fazer suas atividades físicas;
  • dormir pelo menos 8 horas diárias;
  • tomar suas medicações no horário correto, se você fizer acompanhamento de saúde.

Mantenha-se longe de pessoas negativas

Esse é um momento no qual você deve resguardar-se de problemas, não é mesmo? Por isso, manter-se longe de pessoas negativas é uma forma de proteção, para que você possa lidar com as suas questões.

Pessoas muito negativas podem ter falas que mais ferem do que, de fato, ajudam. Por isso, é importante identificar quem são essas pessoas em sua vida e dar um tempo delas.

Lembrando que isso não significa cortar laços, mas, sim, se resguardar e ter um tempo para si, até que você possa se recuperar. É o momento de estar com quem realmente vai proporcionar algum tipo de conforto.

Busque ajuda profissional

Muitas vezes, o luto pode ser um bem difícil, sendo quase impossível passar por ele sem ajuda profissional. Em uma analogia, enquanto temos apenas um resfriado leve, podemos esperar que as coisas se resolvam ao longo do tempo. Mas, quando temos uma gripe mais forte, precisamos de um médico para evitar que tenhamos complicações.

O mesmo vale para uma situação de luto, porque muitas vezes não conseguimos sair desse momento sem o suporte de um profissional de saúde mental e aí a psicoterapia pode ser uma grande aliada.

Mas, além disso, você pode contar também com grupos de enlutados. Nesses espaços, você poderá conviver com outros pais que perderam seus filhos recentemente e, assim, trocar experiências, compartilhar dores, fazer novas amizades e conseguir lidar, juntos, com esse momento tão difícil. O importante é saber que esse tipo de ambiente também é importante, já que os grupos ajudam você a superar esse momento tão difícil, ao mesmo tempo em que você também ajuda outras pessoas.

Saber como conviver com a morte de um filho é uma das formas de conseguir lidar com a maior dor que poderia existir. Por isso, não deixe de buscar ajuda e apoio. E, no que pudermos ajudar, conte com o Grupo Primaveras.

Gostou deste conteúdo? Quer conhecer outros conteúdos sobre como lidar com momentos difíceis? Curta nossa página no Facebook e confira nossas publicações.

Posts relacionados

98 thoughts on “Como lidar com a morte de um filho e seguir mesmo com essa dor?

  1. Perdi meu filho pro suicídio e não tem nem 2 semanas mais não estou conseguindo viver com tanta dor fui eu que achei meu filho pendurado em uma corda no quintal da minha casa minha filha de 8 anos viu td eu e meu marido desamarraramos a corda eu fiz os primeiros socorros corremos com ele pro hospital mais infelizmente ele já chegou morto como está doendo meu Deus meu menino tinha 23 anos

    1. Olá, Dayse
      Sentimos muito pela terrível perda que você e sua família estão enfrentando. É realmente devastador lidar com a partida de um ente querido, especialmente em circunstâncias tão trágicas.
      Nessas situações de dor intensa, é importante encontrar apoio e conforto. Além disso, é muito importante buscar ajuda profissional nesse momento. Um terapeuta ou psicólogo especializado em luto pode auxiliá-la a lidar com a dor, ajudando-a a compreender suas emoções, desenvolver a negociação de enfrentamento saudável e reconstruir sua vida aos poucos. Eles podem oferecer orientação e apoio individualizado durante esse processo de cura. Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada. Existem pessoas dispostas a ajudá-la a passar por esse período difícil. Se precisar conversar, desabafar ou obter informações adicionais sobre recursos de apoio, estamos aqui para ajudar.
      Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio, ele é gratuito e aberto ao público: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/
      Grupo Primaveras 💚

      1. Oi minha nhã amada querida que estamos passando pela mesma dor.
        Tenho um sofrimento dobrado. Perdir dois de uma vez só. Um de 23 e outro de 32. Nunca mais serei a mesma pessoa. Meus sentimentos

        1. Olá, Tania
          Se precisar de alguém para conversar ou de orientações sobre como buscar apoio, temos um convite especial para você. Preparamos uma programação para cuidar e acolher você. Venha e receba através deste evento acolhimento espiritual e psicológico para sua jornada do luto de forma gratuita e totalmente aberta ao público.

          Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
          Grupo Primaveras 💚

          1. Gostaria de participar do grupo, sou uma mãe enlutada, meu testemunho é longo e muito doloroso…😞

          2. Olá, Neide
            Primeiramente, sentimos muito pela sua perda e oferecemos nossas condolências a você e sua família.
            O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
            Com carinho e solidariedade,
            Grupo Primaveras 💚

    2. Sua filhinha de 8 anos precisa ainda mais de vcs agora.Pense nela e continue. Perdi o meu de 13 anos também. Comentei embaixo. VEJA.
      FALECEU DEPOIS QUE TOMOU A VACINA COVID-19 PFIZER. AUTÓPSIA MOSTROU, HEMORRAGIA NO CÉREBRO E PULMÃO.
      TOMARÁ QUE UM FIA POSSAMOS REENCONTRÁ-LOS.
      TE DESEJO MUITA LUZ POSITIVA NA SUA VIA E FAMÍLIA.

      1. Perdi meu filho de 20 anos vai fazer 3 anos, acho que não me permite a viver o luto, não me permite a sofrer não queria ser egoísta para os que ficaram,mas sinto que isso me afetou muito, não ando nada bem 🥺

        1. Olá, Giliane
          Sentimos muito pela perda do seu filho. Perder alguém que amava profundamente é uma das dores mais intensas que podemos enfrentar na vida.
          Se precisar conversar, desabafar ou obter informações adicionais sobre recursos de apoio, estamos aqui para ajudar.
          Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio, ele é gratuito e aberto ao público: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
          Grupo Primaveras 💚

        2. Perdi meu companheiro com 37 anos um ano lutando contra um câncer tava tudo bem um rapaz sadio tudo começou com uma afta na debaixo da língua vi que não era uma afta correr com ele para o hospital passou por vários exames foi encaminhado para uma estomatologista depois de fazer uma biópsia ver o resultado que a gente não esperava um câncer agressivo que acabou levando ele embora morreu dia 21 de Janeiro de 2024 foi uma perda muito doida sei que ele sofreu muito durante um ano e mais era muito sofrimento o câncer de vasto ele rapidinho um rapaz tão lindo tão cheio de vida não bebia não fumava não tinha visto nenhum porque ele até hoje não me conformo é muito triste perder alguém que a gente ama não tem explicação só Deus para confortar nossos corações imagina essas mãe que perde o seu filho e ele era o filho único dos homens A mãe era muito apegado a ele e ele era pegado a mãe mas não deixou de viver a sua vida foi feliz do jeito dele era um filho amado e um companheiro adorável que eu tinha do meu lado estou tentando superar essa dor pode até amenizar mas não tem remédio que cor é essa dor só o tempo e a fé em Deus sei que a vida tem que seguir tanto para nós como para eles no plano espiritual todos nós temos uma hora de partir não vai mais cedo e o outro mais tarde para Deus não tem data quando ele chama a gente já vai Que Deus conforte o coração de todos que passa por isso só Deus que pode curar essa ferida.

          1. Olá, Evanil
            Nossos sentimentos por essa perda tão dolorosa. É realmente difícil compreender e aceitar a partida de alguém tão jovem e cheio de vida, principalmente diante de uma batalha contra um câncer tão agressivo. Seu relato mostra a força e a coragem do seu companheiro durante esse período desafiador.
            É natural sentir-se perdida diante de uma dor tão profunda, e concordamos que só o tempo e a fé em Deus podem amenizar essa ferida. É inspirador perceber que, apesar do sofrimento, ele encontrou maneiras de viver e ser feliz, deixando um legado de amor e lembranças preciosas.
            Se você tiver interesse, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Que Deus conforte o seu coração e o de todos que foram tocados por essa perda.
            Nossos mais profundos sentimentos e solidariedade.
            Grupo Primaveras 💚

    3. Perdi meu filho em um acidente de moto estou destruida sem força, uma dor que parece que não suporta, 29 dias e cada dia a dor so aumenta

      1. Olá, Josiene
        Lamentamos profundamente pela sua perda. Perder um ente querido é uma experiência devastadora, e não há palavras que possam aliviar completamente a dor que você está sentindo. É importante buscar apoio emocional, seja através de amigos, familiares ou profissionais capacitados, para ajudar a atravessar esse momento difícil. Se sentir confortável, considere também participar de grupos de apoio, onde pessoas que passaram por situações semelhantes podem compartilhar suas experiências.
        O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Que Deus conforte o seu coração e o de todos que foram tocados por essa perda.
        Nossos mais profundos sentimentos e solidariedade.
        Grupo Primaveras 💚

        1. Hj faz 7 meses que minha filha de 11 aninhos foi pra junto do pai celestial, sei está bem ,mais não é o bastante pra eu ser feliz novamente, acada dia que se passa ,mais essa dor da saudade aumenta, choro todos os dia e não consigo acreditar que ela não está mais entre nós, o que me dói é saber que ela não tinha nem nhum problema de saúde e em uma semana ela ficou doente 😩 e em 24 dias depois veio a falecer ,hj me sinto muito mal e triste 😢

          1. Olá, Lene
            Sentimos muito pela sua perda e pela dor que está enfrentando. Perder um ente querido, especialmente uma filha tão jovem, é uma experiência devastadora e sem igual. É natural que a saudade e a tristeza se intensifiquem com o tempo, e não há um prazo definido para superar esse tipo de perda.
            É importante permitir-se sentir e expressar suas emoções, mesmo que isso signifique chorar todos os dias. O luto é um processo individual e não linear, e cada pessoa o enfrenta de maneira única.
            É compreensível que você esteja se questionando por que isso aconteceu tão repentinamente e sem motivo aparente. Infelizmente, às vezes a vida nos confronta com situações inexplicáveis e injustas, e é difícil encontrar respostas ou consolo diante disso.
            Busque apoio emocional em pessoas próximas, em grupos de apoio ou até mesmo em profissionais especializados em lidar com o luto. Compartilhar suas emoções e receber apoio pode ajudar a aliviar um pouco do peso que está carregando.
            Lembre-se também dos momentos felizes que compartilhou com sua filha e do amor que os unia. Ela sempre fará parte de você e das lembranças preciosas que construíram juntos.
            Não há palavras que possam amenizar completamente a sua dor, mas esperamos que encontre conforto e paz aos poucos, à medida que atravessa esse difícil caminho do luto.
            O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
            Por favor, cuide-se e lembre-se de que não está sozinha nesta jornada de luto e cura.
            Grupo Primaveras 💚

          2. Minha filha aos 12 anos foi para o céu também, ela também não tinha problema de saúde, em três dias sentido uma gripe e uma dor no joelho veio a falecer, hj estou respirando não estou vivendo 😭😭

      2. Ola boa noite perdi meu filho em acidente de moto tinha aapenas 19 anos eu o amo muito meu unico filho esperto carismatico carente e educado e nao esquecendo miito lindo um acidente besta ele subindo a rua simplesmente o carro dobra sem dar sinal em direção a ele ai perco meu filho 21 de março ano passado esse ano fez um ano pra mim parece q foi ontem meu coraçao doi sempre apertado vivo dia pps dia sempre em luto tomo remedio p depressão mas nao adianta nao quero mais pertencer a este mundo so não fui porq acredito na palavra d Deus tenho q partir naturalmente tenho 49 anos sempre trabalhei como motorista de carreta hj trabalho auxiliar de pintura residencial nao consigo mais viajar nao consigo fifar sozinho nao vivo com a mãe dele ha 20 anos e sim com outra mulher ha 13 anos hj minha companheira.

        1. Olá, Luiz
          Primeiramente, gostaríamos de expressar nossa profunda empatia pelo seu sofrimento e pela perda do seu amado filho. Não conseguimos imaginar a dor que você deve estar enfrentando após perder alguém tão precioso e jovem.
          É evidente que o seu filho era uma pessoa muito especial, cheia de vida e amor, e é compreensível que sua ausência deixe um vazio imensurável em seu coração. A dor da perda nunca desaparece completamente, e o luto é um processo que varia de pessoa para pessoa.
          Perder um filho de maneira tão inesperada e trágica como você descreve é uma experiência devastadora, e é perfeitamente compreensível que você se sinta sobrecarregado pela tristeza e pela dor. É importante que você saiba que está tudo bem sentir-se assim e buscar ajuda quando necessário.
          É encorajador ver que você encontra conforto na sua fé e na sua crença em Deus, e é admirável a sua coragem em continuar seguindo em frente, mesmo diante de tantos desafios.
          Entendemos que lidar com a depressão e o luto pode ser uma batalha árdua, e é importante que você não hesite em procurar apoio profissional e emocional. Existem recursos e pessoas dispostas a ajudá-lo a enfrentar esse momento difícil e a encontrar um sentido de paz e esperança novamente.
          O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
          Sabemos que as palavras podem parecer insuficientes diante de tamanha dor, mas saiba que você não está sozinho. Estamos aqui para oferecer apoio, compreensão e solidariedade em sua jornada de cura e superação.
          Por favor, cuide-se e lembre-se de que é possível encontrar luz mesmo nos momentos mais sombrios.
          Grupo Primaveras 💚

      3. Josiane, me identifiquei com você porque minha dor também foi em Março. Dia 12 de março sepultei minha filha querida de 33 anos, faltava exatamente dois meses para o seu aniversário, que esse ano caiu bem no dia das mães. Foi Pneumonia. É como você disse aqui, cada dia a dor só aumenta, exatamente!!! A saudade dói muito e me vejo desesperadamente chorando, até Cristo me consolar. Desde esse dia na volta para casa, nunca mais saí de casa e não faço quase nada durante o dia!!! Até meu tratamento terapêutico que comecei semana passada, está sendo online. Está muito difícil viver sem minha filha!!!!

      4. Sinto muito sua perda. Perdi o meu de 24 anos no dia dos pais agora, também estava de moto e parado. Veio um carro em alta velocidade , o motorista havia bebido e o meu mundo se foi junto com ele. Estou vivendo uma hora de cada vez.

        1. Olá, Jussara
          Sentimos muito pela sua perda. Não há palavras que possam aliviar a dor de perder um filho. Lidar com essa dor imensa é um processo muito pessoal e difícil. É importante que você se permita sentir todas as emoções que surgem e busque apoio em pessoas que te amam e entendem a sua dor. Procure também ajuda profissional, como um psicólogo ou grupo de apoio, que possam oferecer um espaço seguro para você expressar seus sentimentos e encontrar maneiras de seguir adiante um passo de cada vez.
          O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Também é importante lembrar que cada um de nós tem seu próprio tempo e maneira de processar o luto.
          Você não está sozinha nessa jornada.
          Estamos à disposição para ajudar!
          Abraços,
          Grupo Primaveras 💚

        2. Olá Jussara, também perdi meu filho de 24 anos em um acidente de moto no dia 23 de agosto, choro todos os dias o dia todo chorando a vida é um vazio, só estou de pé pela graça do Senhor e pelas duas filhas que tenho, mas perdi um pedaço de mim o meu menino, todos os meu sonhos se acabaram se não fosse pelas minhas filhas, já tinha ido embora também

          1. Olá, Rita
            Agradecemos por compartilhar sua dor e sua história conosco. Não há palavras suficientes para expressar o quanto sentimos pela perda de seu filho. Entendemos o quão devastador é perder alguém tão querido e o quanto isso afeta nossos sonhos e nosso futuro.
            É importante considerar a força que você encontra em suas filhas e no amparo que você busca. A dor pode ser imensurável, e cada pessoa tem o seu tempo e a sua maneira de lidar com ela. Neste caminho, cercar-se de apoio emocional e buscar uma rede de acolhimento pode ser essencial. O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
            Desejamos que você encontre conforto e paz, e que, aos poucos, possa encontrar formas de conviver com a saudade.
            Com carinho,
            Grupo Primaveras 💚

    4. Essa dor não passa, estou passando por esse luto há 60 dias, já estou sem forças, não tem religião, não tem palavras, a gente só escuta precisa seguir, mas não desejo isso pra ninguém.

      1. Vdd Cícero… tbm sinto essa triste dor! Uma parte de mim acabou-se qd perdi meu filhinho de 11 meses. Ele broncoaspirou leite e teve infecção no pulmão q generalizou… Eu, meu esposo, filha e toda a Família estamos despedaçados!! Um forte abraço para todos q sentem a dor da perda!
        Que Deus esteja com vcs, fazendo-os cada dia mais fortes!

    5. Incrível ler essas tragédias, perdi meu filho há mais de dois meses, com suicídio também, vou fazer o curso de psicologia, para ajudar essas pessoas, ninguém merece viver isso.

    6. Eu sei a dor que você está sentindo, o meu deu um tiro na cabeça e eu o vi no chão, a pior imagem da minha vida. Ele tinha 37 anos ,era policial militar, tinha feito bariatrica e estava com depressão. Só Deus para nós consolar,só Deus.

    7. Querida mãezinha eu conheço essa sua dor porque em 28 02 2023 meu filho de 33 anos partiu. É uma dor tão profunda e tão grande quanto o vasto mar.
      Eu ainda estou em processo de superação, a saudade é imensurável, o aperto no coração é sem palavras, mas eu tenho um Deus que me sustenta, uma família acolhedora, e creio numa eternidade onde encontrarei com ele. Já partiu minha mãe, meu esposo e meu filho mais velho. Mas tenho outro e um pai idoso de 90 anos, e a vida segue seu curso.
      Hoje ando mais devagar, procuro viver com mais critério, meus passos são mais lentos, tudo tem mais significado. E toda manhã agradeço a DEUS por ter me permitido que tenha sido a mãe dele, meu inesquecível Felipe.
      Assim digo a você, com certeza deu seu melhor, com certeza ele sabia que era amado por vcs.
      Se perdoe, não se culpe, cada um segue seu caminho.
      Penso que ele seu filho, assim como o meu, eram tão sensíveis que não suportaram a dor de viver nesse mundo.
      O meu era portador de uma doença grave.
      Seja feliz, seja sempre uma luz na sua casa.
      Seja sempre abençoada sua vida.
      O mais difícil é quando a gente quer falar deles e as pessoas não querem ouvir. Mas fique com as lembranças e risos e piadinhas alegres que vcs partilhavam e receba meu abraço. Pois as mães sempre tem um amor infinito que nem o luto acaba.
      meu carinho meus sentimentos sinceros.

  2. Faz 1 ano e 9 meses que o meu filho de 13 anos 10 meses faleceu, nunca teve problema de saúde e depois de 36 dias ter tomado a vacina da pfizer, vacina covid-19, desmaiou e não voltou a consciência.Na autópsia mostrou hemorragia no cérebro e pulmões, ele não teve nenhuma chance, estava normal antes de desmaiar e morrer. A dor de perde-lo e a saudade é infinita, choro todos os dias depois que o perdi. Sou o pai do Stevam, sinto que nunca irei ser o mesmo, é uma tristeza profunda todos os dias da minha vida. Tomará que realmente um dia eu possa reencontra-lo.
    Daria minha vida pra traze-lo devolta a vida.

    1. Olá, Rogério
      Sentimos muito pela terrível perda que você e sua família estão enfrentando.
      Se precisar conversar, desabafar ou obter informações adicionais sobre recursos de apoio, estamos aqui para ajudar.
      Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio, ele é gratuito e aberto ao público: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
      Grupo Primaveras 💚

    2. Mechamo Sueli,Estou de luto há 5 meses,meu filho foi assassinado pelo tráfico ,só era dependente químico, mas por causa da corrupção, se quer puder ter o que nem sei que restou,pra piorar,o colocaram no vídeo que viralizou.estou como se estivesse amordaçada, sem respirar.se tornou dependente aos 17anos ,era cristão,soube da dependência aos 25 anos,casou, vivia no exercício depois que soube,fiz o possível e impossível, gastei tudo o que tinha e dei tudo de mim.se envolveu com o enteado que era viciado e o colocou .numa situação de x_9,onde ele negava.se perdeu bêbado e,alguém o reconheceu.soube dos detalhes pela esposa dele,foi cortado vivo.sei onde esta o corpo dito por ela.mas,como disse pela corrupção não posso buscá-lo, já que nem se quer tambem, tenho certeza se existe.tenho síndrome de estresse pos_traumatico.E,só a minha fé,tem me sustentado através da presença do único e verdadeiro Deus.entao,que esse desabafo,ajude a outras pessoas,que tiveram perdas,mas,puderam ainda assim se despedir. Agradecam a Deus .obrigada,por poder desabafar, e que Deus tambem te conforte Rogério.

      1. Olá, Sueli
        Sentimos muito pela perda do seu filho. Perder alguém que amava profundamente é uma das dores mais intensas que podemos enfrentar na vida.
        Se precisar conversar, desabafar ou obter informações adicionais sobre recursos de apoio, estamos aqui para ajudar.
        Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio, ele é gratuito e aberto ao público: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
        Grupo Primaveras 💚

    3. Rogério sinto pelo seu filho,mal consigo escrever,pois perdi meu filho q tinha 26 anos o dobro da idade do seu,ele era cheio de vida ,o sobrenome dele era alegria,onde chegava levava alegria e paz para os que estava ao seu redor,meu filho tinha muitos sonhos,ele tinha um canal no YouTube ( onde vai ser o gera hoje) gravava muitos vídeos na noite,saia muito era comediante,tinha o sonho de vitalizar com seus vídeos,no dia 01/11/22 ele saiu por volta de 23:00 horas dizendo q voltava Jajá,e quando foi por volta de 2:00 horas da manhã do 02/11/22 recebi a notícia de que ele levou um tiro no abdômen,um homem q chegou no estacionamento do posto de combustível onde ele estava com seus amigos,e já foi jogando o carro por cima das pessoas, com muita agressividade, começou uma discussão esse homem atiro em moça ,e meu filho interviu e se agarrou com esse homem armado, e ele atingiu ele com um tiro,e meu filho morreu , era da personalidade dele defender qualquer pessoa que visse necessário, ,não consigo aceitar,nem sei se algum dia vou conseguir,me ajudem

      1. Olá Juliana.
        Lemos seu comentário e queremos expressar nossas mais profundas condolências pela perda do seu amado filho.
        Seu filho parecia ser uma pessoa incrível, cheia de vida, alegria e generosidade. Sua partida é uma perda imensurável, e estamos verdadeiramente tocados pela história que você compartilhou conosco. É evidente que ele deixou uma marca inapagável nas vidas daqueles ao seu redor.
        Neste momento difícil, queremos que saiba que estamos aqui para oferecer apoio e solidariedade. Perder um ente querido de forma tão trágica é algo que ninguém deveria passar, e entendemos a magnitude da dor que isso pode causar.
        Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte.
        Nossos pensamentos estão com você, e desejamos que encontre força e conforto na lembrança dos momentos felizes que compartilhou com seu filho.
        Qualquer dúvida, estamos à disposição.
        Grupo Primaveras 💚

    4. Rogério sinto pelo seu filho,mal consigo escrever,pois perdi meu filho q tinha 26 anos o dobro da idade do seu,ele era cheio de vida ,o sobrenome dele era alegria,onde chegava levava alegria e paz para os que estava ao seu redor,meu filho tinha muitos sonhos,ele tinha um canal no YouTube ( onde vai ser o gera hoje) gravava muitos vídeos na noite,saia muito era comediante,tinha o sonho de vitalizar com seus vídeos,no dia 01/11/22 ele saiu por volta de 23:00 horas dizendo q voltava Jajá,e quando foi por volta de 2:00 horas da manhã do 02/11/22 recebi a notícia de que ele levou um tiro no abdômen,um homem q chegou no estacionamento do posto de combustível onde ele estava com seus amigos,e já foi jogando o carro por cima das pessoas, com muita agressividade, começou uma discussão esse homem atiro em moça ,e meu filho interviu e se agarrou com esse homem armado, e ele atingiu ele com um tiro,e meu filho morreu , era da personalidade dele defender qualquer pessoa que visse necessário, ,não consigo aceitar,nem sei se algum dia vou conseguir

      1. Essa dor é desumana, não consigo passar um dia, sem sofrer a ausência do meu filho, sabemos que outras pessoas estão aguardando nossa reconstrução, mas não é fácil.

    5. Receba meu abraço… Sei da sua dor, tbm perdi um filho, tem só três meses, e não há nada que deixaríamos de fazer para tê-los vivos novamente.
      Muita força para você e sua família, nunca mais seremos os mesmos 😔

  3. Eu sinto muito, Dayse. Eu não posso imaginar a sua dor em perder um filho desta forma. Eu perdi a minha filha aos 6 meses de gestação e ainda não sei como viver com isso, com essa dor que me invade todos os dias. Sinta-se abraçada.

    1. Esses porquês ainda acabam mais com a gente, infelizmente nada vai mudar, mas as pessoas não tem mais respeito nem por outra vida, tratam as pessoas como objeto, quebrou joga fora.

  4. Perdi meu filho de 20 anos o amor da nossa vida menino espetacular filho amoroso carinhoso mas infelizmente n sei se teve algum erro médico, a pneumonia levou a óbito ta muito difícil viver sem ele será q essa dor um dia passa?
    Pq são 39 dias sem o amor da nossa familia

    1. Olá, Estefania
      Sentimos muito pela perda do seu filho. Perder alguém que amava profundamente é uma das dores mais intensas que podemos enfrentar na vida. Neste momento de profundo sofrimento, é compreensível que você esteja passando por uma mistura de emoções e experimentando uma dor insuportável.
      Acredite que, com o tempo, a dor tende a se tornar mais tolerável, mas é importante lembrar que cada pessoa lida com o luto de forma única e não há um prazo definido para superar completamente essa perda. É essencial permitir-se sentir e expressar suas emoções durante esse processo.
      Seu oferecimento de apoio através do grupo de apoio ao enlutado é muito valioso. Grupos como esse podem fornecer um espaço seguro para compartilhar suas experiências, ouvir outras de superação e receber suporte emocional de pessoas que compreendem o que você está passando.
      Aqui no Primaveras, proporcionamos essa experiência de forma totalmente gratuita e aberta ao público, faça seu cadastro através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/
      Lembre-se de que é normal sentir-se perdida e sobrecarregada durante esse período.
      Não hesite em buscar ajuda!
      Estamos aqui caso preciso conversar ou desabafar.
      Grupo Primaveras 💚

        1. Olá, Cícero
          Agradecemos por compartilhar seus sentimentos conosco. Lidar com a perda de um ente querido, especialmente um filho, pode ser uma das experiências mais desafiadoras da vida. É compreensível que você esteja sentindo essa falta de apoio e compreensão ao seu redor.
          Em momentos de dor, pode parecer que as pessoas ao nosso redor não estão presentes da maneira que esperávamos. Às vezes, as pessoas têm dificuldade em expressar seu amor e apoio, e isso pode levar a mal-entendidos e sentimentos de solidão.
          No entanto, é importante lembrar que nem todos sabem como lidar com situações de perda e luto. Cada pessoa tem sua própria maneira de processar e expressar suas emoções. Às vezes, o amor e o cuidado podem se manifestar de maneiras diferentes do que esperávamos, mas isso não significa que eles tenham desaparecido.
          Se você sentir que precisa de apoio adicional durante esse período difícil, lembre-se de que existem recursos e comunidades disponíveis para ajudá-lo a lidar com sua dor. Não hesite em buscar ajuda profissional ou conversar com amigos e familiares em quem confia.
          O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
          Estamos aqui para oferecer nosso apoio e compreensão durante esse momento desafiador. Por favor, saiba que você não está sozinho.
          Mantenha-se firme e saiba que estamos aqui para oferecer apoio e compreensão sempre que precisar.
          Grupo Primaveras 💚

    2. Trabalho em hospital, infelizmente nossos filhos são números, algumas vezes não tem nem inadimplência, mais é nítido a falta de empenho e amor de quase todos os profissionais.

  5. Mataram meu filho, eu choro desde de esse dia , a maldade que as pessoas tem, eu desacredito mais na humanidade, amarraram meu filho e o espancaram, e ainda deram um tiro na perna dele, causa da morte morte encefálica ( morte cerebral).
    E ainda não sei o que fazer, tento me ocupar fazendo as coisas de casa, mas não ameniza a dor.
    Dor essa que não desejo pra nenhuma mãe.

    1. Olá, Kátia
      A perda de alguém que amou é uma jornada única para cada indivíduo, mas saber que existem outras pessoas passando por situações semelhantes e dispostas a oferecer ajuda pode ser reconfortante de alguma forma.
      Se precisar conversar, desabafar ou obter informações adicionais sobre recursos de apoio, estamos aqui para ajudar.
      Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio, ele é gratuito e aberto ao público: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
      Grupo Primaveras 💚

  6. Estou sem chão, perdi meu filho de 41 anos, há 15 dias, um homem sincero, honesto, pai de duas filhas menores, realizado profissionalmente, com uma vida linda para viver. Tudo por irresponsabilidade de médicos sem ética, desumanos, incompetentes e donos da razão, pessoas podres, almas sebosas!
    A perda é tão grande, a dor mais dolorosa que existe.
    Mataram meu filho! Estou em desespero,inconsolável, revoltada e angustiada . Não sei como prosseguir com a ausência dele.

    1. Olá, Rosa
      Lamentamos profundamente pela perda do seu filho. É compreensível que você esteja passando por um momento extremamente difícil e doloroso. Perder alguém querido de forma tão injusta e prematura é devastador. Neste momento de profunda tristeza, é importante permitir-se sentir todas as emoções que estão surgindo. A dor da perda pode ser avassaladora, mas lembre-se de que é crucial buscar o apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde para ajudá-la a enfrentar esse momento tão desafiador. Não hesite em buscar recursos que possam auxiliar em sua jornada de luto e na busca por justiça. Aos poucos, com o tempo, você pode encontrar maneiras de honrar a memória de seu filho e aprender a lidar com a ausência dele da melhor forma possível.
      Se precisar de alguém para conversar ou de orientações sobre como buscar apoio, temos um convite especial para você.
      Preparamos uma programação para cuidar e acolher você e sua família. Venha e receba através deste evento acolhimento espiritual e psicológico para sua jornada do luto de forma gratuita e totalmente aberta ao público.
      Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio, ele é gratuito e aberto ao público: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
      Grupo Primaveras 💚

  7. Palavras que confortam obrigada.
    Perdi meu filho com 30 dias de vida e hoje ele estaria fazendo 20 anos. Acredito que a dor que carrego irá comigo até a minha morte. A saudade hoje é apenas uma lembrança que ainda dói lá no fundo da alma dependendo do gatilho que me faz lembra. Me sinto feliz por ter sido mãe do Cuan e não tenho dúvidas que ele veio p me libertar de todo mal que eu estava vincendo nk casamento violento que vivai. Saudade sempre

    1. Olá, Gleicy
      Compreendemos que as palavras nunca podem preencher completamente o vazio que a perda do seu filho deixou. Lamentamos muito pela sua dor. É notável como você encontra força na memória de seu filho e na transformação positiva que ele trouxe à sua vida. A saudade pode ser uma lembrança dolorosa, mas também um testemunho do amor incondicional que você sente. Seu relato é comovente e mostra a incrível capacidade de superação humana.
      Se precisar de alguém para conversar ou de orientações sobre como buscar apoio, temos um convite especial para você. Preparamos uma programação para cuidar e acolher você e sua família. Venha e receba através deste evento acolhimento espiritual e psicológico para sua jornada do luto de forma gratuita e totalmente aberta ao público.
      Saiba mais sobre nosso Grupo de Apoio: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
      Grupo Primaveras 💚

  8. Perdir meu filho dia 10 de agosto 2023 ele caiu do caminhão foi ajeitar a lona deixou dois filhos uma de 13 ano e um q fez 1ano dia 19 do mesmo mês eu estou devastada ainda n acredito q isso aconteceu tenho impressão q estou em um pesadelo e vou acordar chego até ouviu ele tocando a companhia de casa q tocavas várias vezes e dando aquele largo sorriso que tinha um menino de 32 ano fico me perguntando a todo momento por que ele a filinha dele não se aguenta chora toda hora e eu como mãe estou arrasada peço a Deus pra me da força para seguir mas está muito difícil

    1. Olá, Ana
      Compreendemos a profundidade de sua dor e lamentamos muito pela perda de seu filho. Nesse momento desafiador, é natural sentir-se como se estivesse em um pesadelo. É importante lembrar que você não esta sozinha nessa jornada.

      O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Ele está aberto a todas as pessoas que precisam de apoio e compreensão durante o processo de luto.

      Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte. Não hesite em buscar esse apoio sempre que precisar. A jornada do luto é única para cada pessoa, mas é mais leve quando compartilhada com outras pessoas que passam por experiências semelhantes.

      Estamos aqui para você e sua família.
      Grupo Primaveras 💚

  9. Perdi minha filha a 3 anos nun acidente de carro, Ela só tinha 30 anos deixou 3 filhos. Até hoje não consegui superar essa perda ,sofro muito

    1. Olá, Elaine
      Lamentamos muito pela sua perda. Perder um ente querido é uma das experiências mais difíceis da vida. É completamente normal sentir essa dor e sofrimento, especialmente quando se trata de uma pessoa tão próxima e jovem. É importante lembrar que o processo de luto é exclusivo para cada pessoa, e não há um prazo definido para superá-lo.
      Nesse momento, é fundamental buscar apoio emocional, seja através de amigos, familiares, ou até mesmo um profissional de saúde mental. Compartilhar suas emoções e lembranças pode ajudar a aliviar o peso da perda.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte.
      Estamos aqui para você e sua família.
      Grupo Primaveras 💚

  10. Perdi meu filho a 15 dias num acidente de moto.Tinha 20 anos,amor da minha vida.
    Estou com o coração dilacerado,uma dor que mãe nenhuma deveria sentir.
    Não sei o que fazer,ainda luto por causa da minha filha de 13 anos. Estamos sofrendo muito. Preciso de ajuda.

    1. Olá, Josy
      Lamentamos muito pela sua perda. Perder um ente querido é uma experiência extremamente difícil e dolorosa. Neste momento, é importante permitir-nos sentir todas as emoções que estão surgindo. Se precisar de apoio ou alguém para conversar, não hesite em procurar amigos, familiares ou profissionais de saúde. O luto é um processo único para cada pessoa, e não há um jeito certo de lidar com isso.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte.
      Cuide de si mesmo e procure ajuda quando necessário. 💔😔
      Grupo Primaveras 💚

  11. Estava lendo os comentários meus pêsames pra todas as família que perde um ente querido…..
    Perdi meu menino de 16 anos , um filho amoroso , dedicado , responsável meu braço direito pra tudo , a dor da perda é insuportável, o buraco e o vazio no peito fica enorme cada dia mais , tenho outros filhos , mais cada filho é especial nenhum preenche o vazio que está dentro da gente , meu filho saiu num domingo pra tomar banho no rio jamanxim com sua namorada e seus dois amigos e infelizmente recebi a pior mensagem que uma mãe poderia receber que ele tinha si afogado e seu corpo não foi encontrado, meu filho si afogou as 4 horas da tarde num domingo e seu corpo foi encontrado na segunda as 7 horas ,ele só boiou quando meu esposo chegou no rio , meu filho teve morte por afogamento causado por parada cardíaca , meu filho estava em perfeito estado parecia que estava dormindo , ele não engoliu nem um gole d’água,, os pessoal colocaram ele no barco quando meu esposo pegou ele no colo subiu um cheiro tão forte de rosas e deu uma chuva tão grande de raios , trovões e vento a água caia em cima do seu corpo , o corpo dele estava quentinho e mole , meu esposo pegou ele quando nasceu e pegou ele sem vida , isso quebranta meu coração de uma tal forma que não tem explicação… Só sei que eu só choro , sinto tanta falta , como eu queria ele aqui comigo dia 01 de outubro de 2023 foi o pior dia da minha vida ….. dia 02 de outubro foi o dia do velório do meu anjo Kauã …. A saudade cada dia aperta mais meu peito…😭😭😭

    1. Olá, Ivonete
      Lamentamos profundamente pela sua perda, e não conseguimos nem imaginar a dor que está sentindo. Perder um ente querido, especialmente um filho, é uma experiência avassaladora. Neste momento, é importante buscar apoio emocional, seja de amigos, familiares ou profissionais que possam ajudá-la a lidar com essa dor.
      Seu relato demonstra o amor e carinho que sente por seu filho Kauã. Cada palavra reflete o quanto ele era especial para você, e essa memória sempre estará viva em seu coração. É natural sentir uma saudade esmagadora e um vazio, mas com o tempo, a dor pode se tornar mais suportável, mesmo que a saudade nunca desapareça por completo.
      Se quiser, você pode compartilhar histórias sobre o Kauã para manter a memória dele viva. Muitas vezes, falar sobre uma pessoa que perdemos ajuda amenizar a dor e a lembrar das coisas boas que compartilhamos com ela.
      Apenas lembre-se de que está tudo bem chorar e expressar suas emoções. O luto é um processo individual e não tem um cronograma específico. Cuide de si mesma, busque apoio quando necessário e, com o tempo, a dor pode se transformar em lembranças amorosas.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte.
      Estamos aqui para ouvir e apoiar no que for necessário.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Grupo Primaveras 💚

  12. Eu estou no chão, mataram meu filho, e não consigo aceitar isso, minha vida acabou, porque fizeram isso, minha vontade é de morrer também, não tenho mais vontade de viver, porque o ser humano é assim, e porque viemos num mundo de pessoas ruins, oh meu D´us está muito difícil.

    1. Olá Debora.
      Estamos profundamente entristecidos ao ler suas palavras e compartilhamos da sua dor e tristeza neste momento difícil. Não podemos sequer imaginar a profundidade do sofrimento que você está vivenciando, e queremos que saiba que estamos aqui para oferecer apoio, mesmo que de longe.
      Perder um ente querido, especialmente um filho, é uma das experiências mais devastadoras que alguém pode enfrentar. O luto é um processo complexo e único para cada pessoa, e é completamente normal se sentir inundado por emoções como a raiva, tristeza e desespero. Você não está sozinha nessa jornada, e é importante procurar apoio de amigos, familiares e profissionais que podem ajudar a guiar você através desse momento doloroso.
      Lembramos que a humanidade também tem o seu lado luminoso, com pessoas que se importam e desejam ajudar. Às vezes, é preciso um esforço para encontrar essas conexões positivas, mas elas existem.
      Por favor, considere procurar ajuda de profissionais de saúde mental. Sua vida é valiosa, e embora pareça intransponível agora, com o tempo, a dor pode se transformar em algo que possa ser suportado.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio ao enlutado que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte.
      Estamos aqui para ouvir e apoiar no que for necessário e desejamos que encontre força para continuar honrando a memória do seu filho da melhor forma possível.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Grupo Primaveras 💚

  13. Meu único e amado filho com 36 anos partiu há 20 dias, passou por mim meia noite e nove, disse q ia para o quarto da casa frente. As 6h da manhã fui chamá-lo encontrei morto no chão em frente o computador. Sofreu a vida toda, era sozinho não tinha amigos, implorava por atenção, ninguém tinha tempo, igrejas falsas mercenárias não lhe deram atenção. Eu muitas vzs não lhe entendi como deveria. Buscou conforto no álcool e drogas. Era imensurável seu sofrimento, gritava por Deus para q o levasse desse mundo. Chorava , falava alto com Deus pedindo socorro. Estou arrasada, morta viva. Não sei como descrever minha dor. Achei esse site, não desejo mais viver.

    1. Olá Ana Luiza.
      Lamentamos profundamente pela perda do seu amado filho. É difícil encontrar palavras que possam confortar em um momento tão doloroso, mas queremos expressar nosso mais profundo pesar e empatia.
      Perder alguém que amamos é uma experiência devastadora, especialmente quando carregam consigo tantas dores e desafios ao longo da vida. É evidente que seu filho enfrentou uma jornada difícil, e as suas palavras refletem o profundo amor e preocupação que sempre teve por ele.
      Ninguém pode entender completamente a complexidade das emoções que você está vivenciando agora, mas saiba que você não está sozinha. Se precisar de apoio, não hesite em procurar amigos, familiares ou profissionais que possam oferecer compreensão e suporte neste momento difícil.
      A dor que você está sentindo é real e profunda, e não há palavras que possam preencher o vazio deixado pela partida do seu filho. Permita-se sentir, chorar e lembrar dos momentos felizes que compartilharam juntos. Cada pessoa é única, e a jornada do seu filho, embora cheia de desafios, também incluiu o amor que vocês compartilharam.
      Considere procurar grupos de apoio ou recursos que possam ajudar na jornada do luto. Às vezes, compartilhar histórias e sentimentos com outras pessoas que passaram por experiências semelhantes pode oferecer algum conforto.
      Saiba que suas emoções são válidas, e você não está sozinha. Se sentir que precisa de ajuda imediata, não hesite em buscar apoio de profissionais de saúde mental ou ligar para serviços de prevenção ao suicídio. Sua dor é importante, e você merece encontrar o suporte necessário para atravessar esse momento difícil.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio ao enlutado que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Estamos aqui para ouvir e apoiar no que for necessário e desejamos que encontre força para continuar honrando a memória do seu filho da melhor forma possível.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Grupo Primaveras 💚

  14. Estou profundamente comovida com tantas percas. Vivo e sinto essa dor, dói muito perder um filho, hoje não vivo mais por mim, sou uma alma vagando , só me mantenho viva para poupar minhas filhas e marido da dor que sinto.

    1. Olá, Lucy
      Lamentamos profundamente saber que você está passando por um momento tão difícil. Perder um ente querido, especialmente um filho, é uma dor inimaginável. Sua coragem em permanência forte para suas filhas e marido é admirável. Em situações tão delicadas, o suporte emocional é crucial. Busque apoio de amigos, familiares ou profissionais que possam ajudar a aliviar parte dessa carga emocional.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte.
      Estamos aqui para oferecer apoio e ouvir se precisar desabafar mais.
      Grupo Primaveras 💚

    2. Perdi meu filho de 10 anos .ele não tinha histórico de doença sempre saudável
      Levei ele até a santa casa ele havia vomitado logo apos tomar uma medicação já teve uma convulsão passou o dia no hospital já no fim do dia foi transferido para outro e logo foi entubado em menos de 48 horas enterrei meu filho.
      De pensar que ele foi ao hospital andando falando enfim nórmal.
      Minha dor e muito forte angustiante.minha vida minha alma está destruída não terá cura pra mim não vai existir.
      Estou aqui hoje vivo em pé vegetando pela minha outra filha de 3 anos ela está me mantendo vivo aqui .
      Depois da morte do meu filho amado.
      Larguei emprego fui pra outra cidade .
      Minha mulher me largou .
      Largou minha filha.
      Hoje estou perdido no mundo com muita tristeza profunda

      1. Olá, Fernando
        Sentimos profundamente pela sua perda e por todo o sofrimento que você está enfrentando. Perder um filho é uma dor indescritível, e não consigo nem imaginar o peso que isso tem sobre você. É compreensível que você esteja se sentindo perdido e devastado.
        Neste momento de extrema dor, é importante buscar apoio e cuidado para si mesmo. Você não precisa enfrentar tudo isso sozinho. Existem recursos e pessoas dispostas a ajudar. Consideramos fundamental procurar auxílio de um profissional de saúde, como um psicólogo ou psiquiatra, que possa ajudá-lo a lidar com essa dor e encontrar formas de seguir em frente.
        Além disso, lembre-se de que você não está sozinho. Mesmo que pareça que o mundo desabou ao seu redor, sua filha de 3 anos precisa de você, e você é uma fonte de amor e apoio para ela. Busque conforto na presença dela e em suas memórias com seu filho.
        O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
        Você merece todo o apoio e cuidado neste momento.
        Se precisar conversar mais ou se quiser compartilhar seus sentimentos, estamos aqui para ouvir. Você é forte, mesmo nos momentos de maior fragilidade. Estamos torcendo por você e pela sua família.
        Tenha um excelente dia,
        Grupo Primaveras 💚

  15. Meu filho foi assassinado com 7 tiros na minha frente. Não sei nem explicar o que sinto. Ele tinha 22 anos, deixou mulher e um bb de 6 meses. A maior humilhação por mim já vivida, ver matarem meu menino e eu não poder fazer nada.

    1. Olá, Bruna
      Lamentamos profundamente pela terrível perda que você está enfrentando. Não há palavras que possamos aliviar a dor de perder um ente querido de forma tão violenta. Neste momento difícil, é importante buscar apoio emocional e, se possível, entrar em contato com profissionais que possam ajudar a lidar com o trauma.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte.
      Estamos aqui para oferecer apoio e ouvir se precisar desabafar mais.
      Grupo Primaveras 💚

  16. Lendo os comentários.. Quantas dores, quantas perdas… Sinto muito por todas essas perdas.. Entrei no site para tentar encontrar uma palavra de afago pra minha prima que perdeu sua bebê Eloisa de 10 meses em agosto/23 e não sabe como continuar a vida.. Está muito mal… Sou mãe de 2 meninas e me compadeço por tamanho sofrimento.. Que Deus abeçoe cada um de vocês e traga a misericórdia que precisam.

  17. Perdi meu filho Thiago no dia 30/10/23, a dor é demais, me solidarizo com todas vcs.
    Busquem ajuda….Nossa Senhora de Nazaré, nos proteja e São José Pai de Jesus Cristo, receba nossos filhos com muito amor.
    A dor é GIGANTEZCA.
    Orem, orem orem.

    1. Olá, Solange
      Lamentamos profundamente pela sua perda, e reconhecemos que lidar com a perda de um ente querido é uma experiência incrivelmente difícil. Nossas condolências a você e à sua família nesse momento tão doloroso. Se precisar de apoio emocional, considere procurar a ajuda de amigos, familiares ou profissionais qualificados.
      Se você estiver interessada, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte. Nossos sentimentos mais profundos.
      Grupo Primaveras 💚

  18. Perdi meu filho com 34 anos para o câncer vai faser 4 meses pra mim ele não morreu foi faser uma viagem que vai voltar eu vivo porque não tem outro geito tá tudo muito estranho na minha da não vejo a hora de Deus me levar pra poder encontrar com meu filho tá muito difícil até agora eu não acredito que meu filho partiu e nunca mais vou ver ele dói demais

    1. Olá, Marli
      Lamentamos profundamente pela sua perda. Perder um ente querido é uma dor indescritível, especialmente quando se trata de um filho. É natural sentir-se devastada e encontrar dificuldades em aceitar a realidade. Permita-se vivenciar suas emoções, e considere buscar apoio emocional de amigos, familiares ou até mesmo profissionais especializados em lidar com o luto.
      Se você tiver interesse, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Entendemos o quão difícil é seguir em frente após uma perda tão significativa, e estamos aqui para oferecer nosso suporte. Nossos sentimentos mais profundos.

  19. Lendo os comentários ficamos emocionados ao saber que tantas pessoas passam pela mesma dor.
    Perdi um filho saudável com 6 anos de idade, faleceu de meningite sem nenhuma chance de lutar contra a doença, der repente já tem 5 anos e eu me sinto da mesma forma, a mesma saudade a mesma dor, mas oro a Deus para que me traga o consolo.

    1. Olá, Marina
      Sentimos muito por sua perda e pela dor que você está enfrentando. É verdadeiramente comovente ver como tantas pessoas compartilham desse sentimento e experiência semelhante. Perder um filho é uma dor indescritível, e podemos apenas imaginar o quão difícil tem sido para você lidar com essa perda ao longo dos anos.
      Seu testemunho é poderoso e inspirador. É incrível como, apesar da dor avassaladora, sua fé e esperança em Deus permanecem fortes. Que ele possa realmente trazer o consolo que você busca e trazer paz ao seu coração.
      Saiba que você não está sozinho nesta jornada. O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Com todo nosso carinho e apoio,
      Grupo Primaveras 💚

    1. Olá, Angélica
      Sentimos profundamente pelo que você está passando. Perder um filho é uma das experiências mais dolorosas que alguém pode enfrentar. É compreensível que você esteja se sentindo extremamente angustiada e sobrecarregada com essa tragédia. Por favor, saiba que não está sozinha nesse momento difícil. Se sentir que precisa de apoio imediato, por favor, entre em contato com um profissional de saúde ou com uma linha de apoio de emergência. Existem pessoas dispostas a ajudá-la a atravessar essa situação.
      O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Você merece todo o apoio e cuidado neste momento.
      Tenha um excelente dia,
      Grupo Primaveras 💚

  20. Perdi meu filho assassinado na passagem ano novo. Foi comemorar o aniversário em uma boate, e até hoje não sabemos a verdade dos fatos, esta tudo confuso. Só sei que a dor me consome, um rapaz lindo cheio de vida, estudioso, deixou um filhinho de 2 anos, a dor me consome dia apos dia, parece que estou vivendo um pesadelo, é como se ele fosse chegar a qq momento, a dor consome, a ausência dilacera a alma. Acho que nunca mais serei feliz nessa vida, vivo rezando pros dias passarem rápido pois sinto que ele ta chegando é uma coisa dificil de explicar.

    1. Olá, Clausleny
      Sentimos muito pela perda do seu filho. Não consigo imaginar a magnitude da dor que você está enfrentando. Perder alguém tão jovem e cheio de vida em circunstâncias tão trágicas é uma experiência devastadora e incompreensível.
      É natural que você se sinta consumida pela dor e pela confusão diante da falta de respostas sobre o que aconteceu. É uma realidade cruel ter que enfrentar a ausência de alguém tão querido, especialmente alguém que deixou um filho tão jovem.
      Não há palavras que possam aliviar completamente a sua dor, mas espero que você possa encontrar conforto na memória do seu filho e no amor que ele compartilhou com você. É importante permitir-se sentir toda essa dor e buscar apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental, se necessário.
      Sei que pode parecer impossível agora, mas espero que, com o tempo, você possa encontrar algum consolo e paz interior. Se precisar de alguém para conversar ou desabafar, estamos aqui para ouvir.
      O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Por favor, cuide-se e lembre-se de que não está sozinha nesta jornada de luto e cura.
      Grupo Primaveras 💚

  21. Perdi meu filho no dia 21 de Setembro de 2021, parece ontem, nao consigo viver, estou sobrevivendo e a dor é dilaceradora, as pessoas so criticam dizem que tenho que superar, que tenho que deixar ir, que tenho que seguir a vida, mas nao é linear… não é simplesmente acordar e ja está, é um processo estou vivendo um dia de cada vez tenho outros filhos mas sinto que não consigo mais ser mãe, não consigo ser esposa, não consigo ser amiga e nem nada…. como dói, dói, dói….dói muito. Não sei como cheguei até aqui…

    1. Olá, Ludite
      Nossa mais profunda solidariedade diante da sua dor inimaginável pela perda do seu filho. Sua história é comovente e revela a complexidade do processo de luto após a perda de alguém tão querido.
      É verdade que a dor da perda não segue um cronograma linear, e as expectativas externas de “superar” ou “deixar ir” podem parecer desconsiderar a magnitude do seu sofrimento. Cada indivíduo enfrenta o luto de maneira única e pessoal, e não há prazo ou padrão para a cura.
      É perfeitamente compreensível que você se sinta desorientada e incapaz de cumprir os papéis que costumava desempenhar. O luto pode afetar todos os aspectos da nossa vida, tornando difícil até mesmo as atividades mais simples do dia a dia.
      Sabemos que pode parecer uma jornada solitária e sem fim, mas queremos que saiba que não está sozinha. Existem recursos e pessoas dispostas a apoiá-la nesse momento difícil.
      O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Às vezes, buscar ajuda profissional, como terapia ou aconselhamento, pode oferecer um espaço seguro para expressar suas emoções e encontrar conforto.
      É importante lembrar também que está tudo bem em não estar bem. Permita-se sentir o que está sentindo, sem julgamento. O caminho da cura é único para cada um, e é fundamental ter paciência consigo mesma durante esse processo.
      Seus outros filhos e sua família podem ser uma fonte de apoio e amor neste momento difícil. Não se sinta culpada por não conseguir desempenhar os papéis que antes desempenhava com facilidade. Eles entenderão que você está passando por um momento de profunda dor e estarão lá para apoiá-la da melhor maneira possível.
      Por favor, lembre-se de que é possível encontrar pequenos momentos de paz e conforto, mesmo nas circunstâncias mais dolorosas. Mantenha-se firme e saiba que estamos aqui para oferecer apoio e compreensão sempre que precisar.
      Grupo Primaveras 💚

  22. perdir meu filho faz um ano mas sofro tanto bem dizer ele morreu no meu colo até hoje sofro tanto ,doi dimas ,tenho pressão auta ,hoje passei tão mal

    1. Olá, Lucia
      Sentimos muito pelo seu sofrimento e pela perda do seu filho. É completamente compreensível que você esteja passando por um momento muito difícil e doloroso. Perder um filho é uma das experiências mais devastadoras que alguém pode enfrentar na vida. É importante lembrar que o processo de luto é único para cada pessoa e que não há um prazo definido para superá-lo.
      O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada e que existem pessoas dispostas a ajudá-la a atravessar esse momento difícil. Permita-se sentir suas emoções, busque apoio e lembre-se de que é possível encontrar formas de lidar com essa dor e seguir em frente, mesmo que pareça impossível no momento.
      Mantenha-se firme e saiba que estamos aqui para oferecer apoio e compreensão sempre que precisar.
      Grupo Primaveras 💚

  23. Olá Boa noite, Dia 12 de março sepultei minha filha querida de 33 anos, faltava exatamente dois meses para o seu aniversário, que esse ano pra piorar, caiu bem no dia das mães. Foi Pneumonia. Como muitos se sentem, cada dia a dor só aumenta, exatamente isso!!! A saudade dói muito e me pego desesperadamente chorando, até Cristo me consolar. Tenho 65 anos, essa era aminha terceira filha de quatro. Desde esse dia na volta para casa, depois do Cemitério, nunca mais saí de casa e não faço quase nada durante o dia!!! Até meu tratamento terapêutico que comecei semana passada, está sendo online. Está muito difícil viver sem minha filha, mesmo sabendo que graças a Jesus Cristo ela está com Ele no céu, tem sido muito duro viver essa minha nova realidade.

    1. Olá, Sara
      Lamentamos profundamente a perda de sua querida filha. Nossas condolências vão a você e a toda a sua família neste momento tão difícil.
      Agradecemos por compartilhar sua história conosco. Sua dor é palpável em cada palavra, e compreendemos que cada dia seja um desafio para seguir em frente. A saudade e a tristeza são sentimentos naturais e esperados neste processo de luto, e é importante permitir-se senti-las sem julgamentos.
      É admirável a sua fé e força em Deus, que lhe trazem conforto neste momento tão difícil.
      Entendemos também sua dificuldade em sair de casa e retomar as atividades diárias. É importante lembrar que cada pessoa lida com o luto de maneira individual e não há um tempo certo para se recuperar. Permita-se o tempo que precisar para processar sua dor e se adaptar à sua nova realidade.
      Lembre-se que você não está sozinha nesse processo. Existem diversos grupos de apoio e profissionais especializados que podem te auxiliar a lidar com o luto e encontrar maneiras de seguir em frente. O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Mais uma vez, nossas condolências e nossos mais sinceros votos de força e paz neste momento difícil.
      Com carinho,
      Grupo Primaveras 💚

      1. Respondendo ao Grupo primavera, agradeço muito por suas palavras tão carinhosas! Sim, é isso. Na realidade descobri aqui por a caso, procurando uma palavra de apoio e paz, que me direcionasse caso eu não morra nem hoje ou amanhã, ou ainda mesmo tenha, (DEUS ME LIVRE) que contar seus anos de falecimento!!! Pois não espero viver nenhum mais dia!!! Mas, não sou eu quem tirará minha própria vida, então sendo assim, me pergunto sempre Deus, você levou minha filha, e agora o que eu faço? Quais serão meus primeiros passos sem ela? que eu faço!!! Há tantos que me dizem: _Com o tempo você irá aprender a viver sem ela!! Eu digo agora outra vez : _Quais os passos. Estou imóvel, não sei caminhar… não consigo, não quero!!!

  24. Lamento profundamente pela dor de cada pai e mãe que expuseram seu Luto, assim como eu farei também. Dor latente, intransferível, Terrível!!! Também, perdi uma filha. Sepultei minha filha dia 12 de março de 2024 para uma pneumonia. Excessos de medicação e erros médicos levaram minha filha de 33 anos à óbito, com certeza se não fosse por isso, ela estaria conosco!!! Exatos dois meses antes do seu aniversário, que cairia no “Dia das mães” que foi o pior da minha vida!!! De lá pra cá, eu que já sou aposentada, nunca mais fui a rua!!! Faria qualquer coisa para tê-la aqui outra vez conosco!!! Mas é impossível. Sei pelas escrituras da palavra de Deus que ela está com o Senhor Jesus, mas ainda assim perdi totalmente a alegria pela vida, não quero viver mais, absolutamente! Vivo esses dias numa dor, uma imensa e profunda dor e olho pra todos os lados e sinto e me apavoro, nada vai trazer minha filha outra vez!!! Meu Deus, querido Pai, que horror é isso que estou vivendo!!!

  25. Respondendo ao Grupo primavera, agradeço muito por suas palavras tão carinhosas! Sim, é isso. Na realidade descobri aqui por a caso, procurando uma palavra de apoio e paz, que me direcionasse caso eu não morra nem hoje ou amanhã, ou ainda mesmo tenha, (DEUS ME LIVRE) que contar seus anos de falecimento!!! Pois não espero viver nenhum mais dia!!! Mas, não sou eu quem tirará minha própria vida, então sendo assim, me pergunto sempre Deus, você levou minha filha, e agora o que eu faço? Quais serão meus primeiros passos sem ela? que eu faço!!! Há tantos que me dizem: _Com o tempo você irá aprender a viver sem ela!! Eu digo agora outra vez : _Quais os passos. Estou imóvel, não sei caminhar… não consigo, não quero!!!

  26. Perdi meu filho Theo, a 18 dias, ele tinha apenas 1 ano e 6 meses, era o amor da minha vida, do primeiro medico que ele foi ao dia da morte foram apenas 10 dias, era um menino saudavel, e em 10 dias perdemos nosso bebe. Estou tentando ser forte, mas a dor é imensa, maior que qualquer dor que já senti. Não desejo a ninguém, não sei como continuar , não vejo mais graça em nada, meu mundo é preto e branco, estou trabalhando na marra, já mudei de casa pois lá tudo lembra ele, tenho 33 anos, tinha vários planos , e hj estou apenas existindo sem vontade de nada.

    1. Olá, Roberto
      Primeiramente, queremos expressar nossos mais profundos sentimentos pela perda do seu amado filho, Theo. Não há palavras que possam descrever a imensidão da dor que você está sentindo, e sentimos muito que você esteja passando por isso.
      A perda de um filho é uma das experiências mais dolorosas e devastadoras que alguém pode enfrentar. O amor que você sente por Theo é evidente em suas palavras, e sua dor é perfeitamente compreensível. Permita-se sentir e expressar suas emoções; não há uma maneira certa ou errada de lidar com o luto.
      Entendemos que tudo parece sem cor e sem sentido agora. O luto é um processo longo e complexo, e é natural sentir-se perdido e desanimado. A mudança de casa pode ser um passo importante, mas também reconhecemos que é apenas uma parte do processo de adaptação a essa nova realidade.
      Gostaríamos de encorajá-lo a buscar apoio, seja de amigos, familiares, ou profissionais especializados em luto. Conversar com alguém que entenda e possa oferecer um ouvido atento pode fazer uma diferença significativa. Existem grupos de apoio e terapeutas que são treinados para ajudar pessoas em situações similares à sua, e eles podem proporcionar um espaço seguro para compartilhar suas emoções e encontrar um caminho através dessa dor insuportável.
      Nosso blog e a nossa equipe estão aqui para você. Que a força e o amor o acompanhem neste momento tão difícil.
      Grupo Primaveras 💚

  27. Eu minha esposa e filha estamos destruídos, perdemos nosso príncipe de 18 anos, estudante de medicina 2º período, estive com ele ate as 0h15 da manhã do dia 19 de agosto de 2024(18 dias atrás) quando assistíamos vídeos de comédia no youtuber e ele dava altas gargalhadas, porém quando as 6h30 quando a mãe foi acordá-lo já estava sem vida de forma inexplicável. pois estava no auge da felicidade dele, muito feliz no curso de medicina e agora nós só pensamos besteira.

    1. Olá, Lindomar
      Sentimos profundamente pela sua perda. Sabemos que a dor de perder um filho é uma das experiências mais devastadoras que alguém pode enfrentar. Cada pessoa lida com o luto de uma forma diferente, e encontrar um caminho para seguir em frente pode parecer impossível neste momento.
      No entanto, é importante lembrar que você não precisa enfrentar essa dor sozinho. Buscar apoio, seja de amigos, familiares ou de grupos especializados, pode ajudar a encontrar algum alívio e compreensão. Profissionais como psicólogos especializados em luto também podem oferecer um suporte importante nesse processo.
      Entendemos que a jornada para lidar com essa dor não é sobre esquecê-la, mas aprender a viver com ela de maneira que permita honrar a memória de quem se foi, enquanto se cuida de si mesmo. Estamos aqui para oferecer qualquer ajuda que precise neste momento delicado.
      Se achar necessário, o Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Estamos à disposição para apoiar você no que precisar.
      Atenciosamente,
      Grupo Primaveras 💚

  28. Perdi meu bebê de 16 anos ,ele saiu com um amigo para jogar bola um motorista bêbado em alta velocidade pegou eles os dois tiveram morte cerebral

    1. Olá, Andreia
      Sentimos profundamente pela sua perda. Não existem palavras que possam aliviar uma dor tão devastadora como a perda de um filho. Passar por isso é uma das experiências mais difíceis que uma pessoa pode enfrentar, e cada sentimento que você está vivendo é completamente válido.
      Se precisar de apoio, seja para falar sobre o que sente ou para buscar algum tipo de ajuda, saiba que existem grupos e profissionais especializados que podem oferecer conforto e orientação.
      O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ , você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor.
      Se cuide e respeite o seu tempo para viver o luto.
      Atenciosamente,
      Grupo Primaveras 💚

  29. Olá,
    Meu bb faleceu ainda na barriga no dia 21/10/24, gestação de 8 meses…. Todo dia peço a Deus para estar perto do meu bb, tem momentos que me entristeço muito tem momentos de muito choro e tem momentos que estou bem,

    1. Olá, Julia
      Lamentamos muito por sua perda. Perder um filho é uma dor indescritível e injusta, e não há palavras que possam realmente aliviar o sofrimento que você está passando. É normal sentir que as emoções oscilam, com momentos de tristeza profunda, lágrimas e até momentos em que parece haver uma trégua na dor. Permita-se sentir cada emoção sem pressa, respeitando seu tempo e espaço.
      Busque apoio nas pessoas que você ama e confia. Conversar com um profissional, como um terapeuta especializado em perdas, também pode ajudar a encontrar formas de conviver com a dor e acolher suas emoções. O Grupo Primaveras oferece um grupo de apoio que pode ser uma fonte valiosa de conforto e compreensão. Através do link: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/, você pode se cadastrar gratuitamente e participar desse espaço acolhedor. Você não está sozinha, e é importante buscar e aceitar suporte quando sentir necessidade.
      Acredite que seu bebê é e sempre fará parte de você, e o amor que você sente por ele nunca desaparecerá. Que a sua força seja renovada a cada dia e que a memória dele continue trazendo luz ao seu caminho.
      Muita força e carinho para você.
      Atenciosamente,
      Grupo Primaveras 💚

Deixe um comentário