A perda de uma pessoa especial, independentemente se foi de forma repentina ou não, causa muita dor para os entes queridos. Em um momento tão delicado, é preciso que alguém fique responsável pela organização dos trâmites para preparar as últimas homenagens para quem faleceu.
Mas como organizar um funeral e lidar com o luto ao mesmo tempo? Sabemos que isso poderá ser muito difícil. Contudo, com dicas que vamos trazer a seguir, isso poderá ser feito de forma mais tranquila. Vamos saber mais!
Peça ajuda se for preciso
Essa é uma das primeiras questões que você deve considerar ao começar a preparar o funeral do ente querido. Isso porque, muitas vezes, a pessoa só percebe que precisará disso quando o processo já começou, e o luto fica mais dolorido. Assim, ela trava na preparação dos trâmites.
A perda de uma pessoa especial pode causar impactos em momentos inesperados durante a organização do funeral. Por isso, escolha alguém neutro desde o início e peça para que acompanhe você em todo o processo. Com isso, caso chegue um momento muito doloroso, essa pessoa poderá dar prosseguimento e amparar você.
Vamos supor que esteja separando as fotos para serem exibidas e se lembra de um momento muito importante com a pessoa falecida, e tem uma crise de choro. Você poderá receber ajuda com acolhimento e, caso não consiga dar continuidade, ela poderá manter a separação das fotos.
Pense nas preferências do ente querido
Organizar o funeral é uma oportunidade, também, para proporcionar as últimas vontades da pessoa. Por isso, muitas questões devem ser decididas de acordo com os seus gostos e preferências. Alguns pontos que você precisa considerar sobre isso são:
- flores preferidas da pessoa;
- se ela já manifestou o desejo de ser sepultada ou cremada;
- músicas que ela gostaria que fizessem parte desse momento;
- pessoas que não podem deixar de ser convidadas para prestar as últimas homenagens;
- realização de cerimônia religiosa de despedida;
- caso ela tivesse preferência por ser cremada, em qual local as cinzas deveriam ser deixadas.
Lembre-se de que esse é um momento importante para honrar a memória da pessoa, então, não deixe de considerar essas questões. Todos os presentes sentirão isso e será um belo momento.
Separe os documentos
Esse é um ponto importante: separe os documentos necessários para os trâmites funerários. Se for a perda de um parente próximo, talvez ele já tenha informado o local em que eles estão. Alguns serão essenciais para esse momento. São eles:
- declaração de óbito;
- certidão de nascimento ou de casamento;
- carteira de trabalho (ou carnê do INSS);
- documento de identidade.
Além disso, veja se a pessoa tinha alguma apólice de seguro de vida, auxílio-funeral, entre outros, que podem ser importantes, justamente, para viabilizar os trâmites funerários financeiramente e facilitar o processo.
Se você não tinha contato tão próximo (por exemplo, não morava com o ente querido que faleceu), é importante buscar conversar com pessoas que conhecem a casa e identifiquem onde estão os documentos (caso a pessoa tenha comunicado previamente) ou os prováveis locais em que eles estão.
Avise amigos e familiares
Outra questão que você não pode esquecer é avisar amigos e familiares sobre o falecimento do ente querido e sobre os ritos fúnebres (local e horário de velório e enterro). Muitas vezes, esse contato pode ser difícil, pois algumas pessoas poderão ligar para perguntar detalhes, e isso poderá reviver momentos dolorosos do luto.
Se você acreditar que não está preparado para isso, pode criar uma lista de transmissão em aplicativo de mensagens para enviar a notícia e pedir para que alguém próximo converse e tire as principais dúvidas. Assim, você não precisa lidar com isso de forma imediata.
Prepare uma homenagem
Uma das formas de lidar com o luto nesse momento é planejar uma homenagem para quem você ama. São diversas as possibilidades para isso. Entre elas:
- escolha as flores preferidas da pessoa;
- selecione fotos de momentos importantes para serem exibidas no velório;
- crie um vídeo de homenagem;
- crie uma playlist com as músicas preferidas da pessoa;
- chame sacerdotes da religião da pessoa para prestar as últimas homenagens;
- escreva um texto com as principais lembranças para ser lido durante o velório, entre outras possibilidades.
Essas são apenas algumas sugestões. Você pode pensar em algo que faça sentido para a história entre você e o ente querido, e que poderá ser realizado. Esse é o ponto mais importante: fazer algo que faça sentido para a relação que vocês tinham.
Escolha o local do velório
Qual lugar pode oferecer o velório que homenageie de forma adequada o ente querido? Por exemplo, se você quer trazer a possibilidade de tocar uma música que seja importante para a pessoa, como uma homenagem, é importante escolher um local que possibilite isso.
Por isso, é importante pesquisar quais locais oferecem toda a estrutura para realizar o velório com as homenagens e estruturas que você gostaria para prestar as últimas homenagens para quem você ama.
Para isso, considere desde a forma como realizar as homenagens esperadas e pense na infraestrutura local para deixar as pessoas confortáveis nesse momento. Por exemplo, se há cantina para que elas possam se alimentar, se é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção, entre outros pontos.
Tenha pessoas queridas ao seu lado
Mesmo que você esteja responsável por organizar o funeral, tenha pessoas queridas acompanhando todo o processo. Isso ajudará nos momentos em que, eventualmente, a dor bater mais forte e você desabar.
Por exemplo, você está organizando o funeral de um dos seus pais. É importante ter ao seu lado uma pessoa que seja neutra na situação (como seu cônjuge ou um amigo próximo), que poderá dar todo o suporte se você, por acaso, tiver um momento difícil inesperado.
É comum que a hora de separar a roupa para o velório seja extremamente dolorosa. Portanto, ter alguém para oferecer um abraço amigo pode ajudar demais a superar e continuar os preparativos. Se você quer saber como pode ajudar ao estar do outro lado da moeda, leia o artigo que preparamos com 6 dicas para ajudar uma pessoa em luto!
Provavelmente, você está se perguntando agora: como eu posso ajudar meus entes queridos após meu falecimento? Contar com um Plano de Assistência Funeral é uma ótima forma. A empresa fica responsável por boa parte dos trâmites e os profissionais ajudam os familiares nas escolhas que precisam ser realizadas, permitindo que elas possam vivenciar o luto sem atropelos.
Saber como organizar um funeral, mesmo com o luto para lidar, é importante para que tudo possa ser organizado e respeitando a sua dor, ao mesmo tempo. Esperamos que as dicas apresentadas ajudem.
Você ficou com alguma dúvida sobre a questão? Listaria alguma outra dica? Deixe nos comentários e responderemos a você!
Boa tarde! Obrigada pelas explicações e orientações, imagino que no momento que perdemos nosso ente querido, a dor da separação , possa ser tão grande, que torna mais difícil cuidar e seguir os trâmites necessários, que o ocasião exige.
Agradeço !
Atenciosamente,
Elizabeth
Agradecemos imensamente o carinho!
Esse retorno é muito importante para nós.
Um forte abraço!
Grupo Primaveras 💚
Obrigado pelas informações. São muito valiosas. Escrevo as vezes neste blog sobre o tema. Veja um artigo que fiz recentemente que tem a ver e pode ajudar alguém: https://blog.planopax.com.br/2022/10/26/plano-funerario-como-se-preparar-e-deixar-sua-familia-tranquila/
Olá, Guilherme
Muito obrigado pelo compartilhamento.
Tenha um excelente dia,
Grupo Primaveras 💚