É comum que as pessoas sejam ligadas a rituais e a tradições que acompanham a vida humana. Nesse sentido, o Dia de Finados é uma celebração importante para quem acredita na data, pois permite retomar a proximidade, ainda que apenas internamente, com as pessoas que já faleceram.
O dia é repleto de símbolos e, no Brasil, representa um momento de recolhimento e oração em nome de quem não está mais presente. É mais marcante na religião católica, mas não impede que pessoas de outras crenças participem da celebração.
A cerimônia surgiu no século 13, por uma iniciativa do monge beneditino Odilon de Cluny, da França. O religioso sugeriu a data para reforçar a tradição católica de orar pelos mortos para que se elevem ao Paraíso.
Neste post, mostraremos um pouco mais sobre as tradições e sobre a história do Dia de Finados, algumas celebrações marcantes pelo mundo e dicas de como prestar as suas homenagens. Confira nas próximas linhas!
Quais são as principais tradições no Brasil?
Em nosso país, o Dia de Finados envolve as orações e intenções por quem já faleceu. As pessoas visitam os locais em que os seus familiares e amigos foram enterrados, limpam os túmulos e os decoram com flores. As velas também fazem parte desse momento, como representação da luz para as almas, que as guiará para um bom caminho.
Há também quem prefira fazer as orações em casa e reservar o dia para refletir e meditar a respeito dos falecidos. No Brasil, é mais comum que as tradições da data sejam voltadas às pessoas que eram conhecidas.
Por que a data é celebrada em 2 de novembro?
Além da influência do monge mencionado, a data está relacionada ao Dia de Todos os Santos. Ele é celebrado pela Igreja Católica no dia 1 de novembro, em nome das pessoas que faleceram em estado de graça. No dia seguinte, prestam-se as homenagens às pessoas que morreram sem serem beatificadas.
Outros países também dedicam esse período do ano para destinarem os seus pensamentos aos falecidos. O México, por exemplo, tem uma grande tradição do Dia dos Mortos (Día de Los Muertos). Os Estados Unidos também contam com o famoso Dia das Bruxas (Halloween). Ambas as festas acontecem entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.
Como é a celebração em outras partes do mundo?
Como mencionamos, a data é bastante tradicional em outros países também. Em outras partes do mundo, é mais frequente que as celebrações sejam animadas e até alegres. Por isso, nos referimos a elas como “festas”, ao contrário do Brasil, em que a data é introspectiva. Conheça algumas das principais celebrações dedicadas aos mortos.
Dia dos Mortos no México
Já mencionamos a comemoração mexicana. Ela é muito famosa e até virou moda em outros países por causa das caveiras coloridas e decoradas com flores. Conta também com muitos pratos típicos, como doces. É um evento que mobiliza o país todo e atrai muitos turistas.
Apesar de parecer estranho em nossa cultura, que considera a morte algo triste, para os mexicanos, a alegria e o sabor doce ajudam os ancestrais a encontrarem caminhos bons e também reforçam a conexão com os vivos. Nesse caso, são celebradas todas as pessoas que morreram, não apenas aquelas que eram conhecidas.
Halloween nos Estados Unidos
O Halloween é famoso também no Brasil e é mais associado às fantasias assustadoras e à celebração às bruxas. Porém, a origem tem mais a ver com a proteção em relação às pessoas que morreram.
Nesse caso, a crença local é de que, na passagem de 31 de outubro para 1 de novembro, a separação entre o mundo dos vivos e dos mortos fica enfraquecida. Então, as tradições têm o objetivo de proteger as pessoas dos maus espíritos.
Dia de Todos os Santos na Espanha
Na Espanha, a comemoração é bastante positiva e acontece no dia 1 de novembro, um feriado nacional, com o Dia de Todos os Santos. Nessa ocasião, as pessoas visitam as suas cidades natais e oram nos cemitérios, com decorações e homenagens às pessoas que morreram. Na data, é tradição comer um doce chamado de hueso de santo (osso dos santos).
Como homenagear um ente querido que partiu?
Apesar de a data estar associada a sentimentos de tristeza e saudade, é uma boa alternativa usar o dia para honrar a memória das pessoas amadas que faleceram e buscar novos significados. É possível fazer homenagens bonitas e restabelecer a conexão com alguém que foi importante em sua vida. Veja algumas dicas!
Faça um almoço especial
Se você puder reunir a família, é uma boa maneira de celebrar os entes queridos que já morreram. Manter as tradições, especialmente em um dia dedicado aos finados, é uma forma de trocar apoio e acolhimento.
Revisite as memórias
Fotografias, objetos da pessoa querida, músicas ou outras lembranças sempre trazem muitas sensações. Revisitar essas memórias é um jeito de se aproximar de alguém querido e de celebrar as coisas boas que ele fez em vida.
Decore o túmulo
Levar flores e velas ao túmulo é frequente na data e é muito bom, pois esse é um local que tem forte representação sobre aquela pessoa. Isso pode ser feito mesmo em casos de cremação, já que, normalmente, existe um espaço reservado para as cinzas.
Da mesma forma, você pode prestar homenagens a distância, como memoriais e velas online, que permitem registrar o seu carinho quando não puder se deslocar.
Preste as suas orações
Todas as celebrações são ótimas, mas a oração individual tem um valor especial. Nesse momento de intimidade, você consegue colocar os seus sentimentos e tem uma oportunidade de se aproximar ainda mais daquela pessoa especial. Existem orações já específicas para os finados, mas você também pode destinar as suas intenções espontaneamente.
Portanto, ainda que as lembranças de uma pessoa querida que faleceu possam estar presentes sempre, o Dia de Finados é uma boa oportunidade de se fazer as homenagens e manter viva a memória de alguém importante.
Agora, mostre para outras pessoas também as informações, dicas e curiosidades sobre o Dia de Finados, compartilhando este texto em suas redes sociais. Isso pode ajudá-las em suas homenagens.