Viver por mais tempo tem sido mais do que um objetivo para a população de todo o mundo: trata-se de uma realidade. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a expectativa de vida do brasileiro, ao nascer, vem aumentando.
Mas não basta apenas viver mais — é preciso envelhecer bem, para que esses anos de maturidade sejam aproveitados com saúde física e mental, autonomia e também bastante diversão. Os “idosos jovens” já podem ser vistos por toda parte, com suas atividades rotineiras, exercícios físicos e uma vida social bastante agitada, dando uma lição de energia em muitos jovens!
E você, quer saber como aproveitar a melhor idade? Neste texto, reunimos dicas fáceis para envelhecer bem, que podem ser colocadas em prática a partir de agora. Confira e comece a investir no seu futuro!
Pratique atividades físicas
O primeiro e já constante conselho de toda a comunidade médica e especialistas é esse: mantenha o corpo em movimento. Praticar alguma atividade física de forma regular é essencial para a resistência cardiovascular e também para a rigidez do corpo e coordenação motora — partes vitais do nosso organismo que vão perdendo força com o passar dos anos.
Além disso, os exercícios físicos ajudam a combater doenças como obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão e tantas outras que são grandes vilãs da longevidade. Mas fique tranquilo, pois se exercitar não significa correr nenhuma maratona.
Trinta minutos diários de caminhada já são suficientes, bem como atividades que se assemelhem à yoga e ao pilates, que trabalham com diversos grupos musculares, o equilíbrio, a respiração e muito mais.
Cuide do corpo e da mente
Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é manter saudável a mente. Hoje em dia, a depressão e a ansiedade têm alcançado números alarmantes e minado a qualidade de vida não apenas das pessoas mais velhas, mas também dos bem mais jovens. Além disso, manter a mente sempre ativa ajuda a evitar doenças degenerativas e neurológicas, como o Parkinson e o Alzheimer, entre outros quadros.
Assim como nas atividades físicas, não são necessárias ações mirabolantes para manter o seu cérebro sempre em movimento. A leitura, os jogos como palavras-cruzadas e quebra-cabeças e, quem sabe, o aprendizado de uma nova língua estimulam a concentração, a memória e o raciocínio.
Dê preferência aos alimentos saudáveis e orgânicos
Ficar atento à sua alimentação é como fazer um investimento na qualidade de vida agora e também durante a velhice. Para começar uma reeducação alimentar rumo à longevidade, evite alimentos muito processados, gordurosos e com excesso de sal ou açúcar, pois eles podem causar aquelas doenças que vão impedir você de chegar à terceira idade com saúde (já citamos algumas: obesidade, diabetes, colesterol e hipertensão).
Os alimentos orgânicos, por outro lado, trazem como principal benefício à saúde a ausência de agrotóxicos sintéticos, fertilizantes químicos e transgênicos. Portanto, são essenciais para protegermos o nosso organismo.
É preciso destacar ainda que as frutas, os legumes e as verduras orgânicas são mais saborosas e nutritivas. Hoje em dia, esses deliciosos alimentos podem ser facilmente encontrados nas lojas especializadas em alimentação saudável (as chamadas lojas verdes) e até em feiras ou supermercados. Vale a pena optar por eles sempre que possível!
Nada de pensar que você consumiu alimentos prejudiciais durante a vida toda e, por isso, não precisa parar agora. Conforme envelhecemos, o nosso metabolismo vai ficando mais lento e o corpo trabalha de forma diferente, sendo que esses fatores aumentam o risco dos problemas já citados.
Mantenha uma vida cultural e social ativa
Outra maneira de cuidar da saúde mental é por meio das relações humanas. Apesar de muitos idosos viverem sozinhos, o convívio com os familiares e amigos é de extrema importância para a saúde psíquica: estar junto, preocupar-se com os outros (e perceber que eles se preocupam com você), dar e receber carinho e rir bastante são essenciais para envelhecer bem e feliz.
Porém, lembre-se de que o isolamento social é fundamental para preservar a saúde enquanto passamos pela pandemia do novo coronavírus. Durante esse período, busque por outras formas de convívio, como chamadas de vídeo e telefonemas. É sim possível (e necessário) manter-se perto, mesmo de longe.
Pense sempre em prevenção
Muitos de nós, independentemente da idade, vivemos pensando que não vamos passar por momentos inesperados de dificuldade relacionados à saúde e também que a morte não chegará. Mas é sempre preciso ter em mente que somos seres humanos vulneráveis e o nosso organismo pode enfrentar doenças de menor ou maior grau de severidade.
Por isso, pensar na prevenção e contar com um plano de saúde, além de um plano funerário, podem ajudar a viver com um pouco mais de tranquilidade. Certamente esses serviços não são capazes de evitar que você adoeça, mas vão ajudá-lo a passar por esses momentos com mais estrutura e tranquilidade.
Lembra-se de quando falamos sobre a depressão e a ansiedade? Pois então: saber que você e sua família não estarão desamparados em um momento de maior fragilidade diminui bastante esses sentimentos, não é mesmo?
Viu só como as nossas dicas para envelhecer bem são simples e podem ser colocadas em prática agora mesmo? Na verdade, essas atitudes não são fundamentais apenas para que a chegada da terceira idade seja repleta de saúde, disposição e qualidade de vida.
Transformando seus hábitos a partir de hoje, você já vai começar a perceber alguns benefícios. Ao praticar atividades físicas, comer melhor, ter uma vida social ativa e buscar por meios de controlar a ansiedade, muitos aspectos do seu dia a dia vão melhorar, como a disposição para fazer as atividades mais simples, o sono, a saúde intestinal e muito mais.
Isso mostra que apostar em atitudes para envelhecer bem vai garantir uma vida muito melhor em qualquer idade. Portanto, vale a pena segui-las!
Esperamos que este conteúdo tenha sido uma fonte de informação e também inspiração para você. Caso tenha gostado de nossas dicas e queira ficar sempre por dentro de assuntos como este, curta a nossa página no Facebook!