Conheça 7 seriados e filmes sobre luto que o retratam de forma sensível

6 minutos para ler

A perda de uma pessoa querida é algo que nos atinge de uma forma incomparável. Não importa se é a primeira vez que passamos por isso ou se já aconteceu antes: em cada situação surgem dores e questionamentos diferentes.

Aprender a lidar com o que sentimos é a única forma de seguirmos em frente. Algo que pode ajudar é buscar perspectivas nas experiências de outras pessoas — e uma excelente forma de fazer isso é assistindo a séries e filmes sobre luto.

Então, veja nossa lista com 7 indicações para ajudar a enfrentar esse momento tão difícil.

A importância da arte

A arte é uma forma de comunicação entre as pessoas que supera qualquer outra. Isso se deve à sua capacidade tanto de envolver quanto de transmitir mensagens profundas e inexplicáveis. Muitas vezes, só conseguimos compreender aquilo que sentimos quando vemos nossas emoções representadas em outas pessoas, como se estivéssemos nos olhando no espelho.

Por isso, é possível encontrar conforto e empatia nos dramas de personagens fictícios. Na lista a seguir, elencamos títulos de diversos gêneros e com narrativas distintas. Certamente você pode encontrar algum com o qual se identifique!

1. After Life

Nessa série que está disponível na Netflix, o personagem principal é um homem chamado Tony, que perdeu recentemente a esposa. Ele chega a pensar em acabar com a própria vida, mas decide descontar todo o seu sofrimento no mundo, sendo rude, tratando mal as pessoas e as ferindo de diversas formas.

O ator britânico Ricky Gervais, vencedor do Globo de Ouro, dá vida ao protagonista. Ele faz um excelente trabalho, transparecendo todo o sofrimento vivido por Tony e sua dificuldade em executar o plano de ser uma pessoa ruim.

2. Viva — A vida é uma festa

Viva é um filme de animação da Disney-Pixar que tem inspiração na mitologia do Dia dos Mortos. Trata-se de uma data de celebração no México, em que vida e morte são tratadas como faces de uma mesma moeda. Assim, o falecimento das pessoas pode ser visto com naturalidade e até mesmo alegria.

Na trama, um garoto de 12 anos chamado Miguel enfrenta a contrariedade da sua família para perseguir o sonho de se tornar músico. O que ele não sabe é que um evento traumático do passado originou o tabu, e o sofrimento causado ainda está muito vivo.

3. Reencontrando a Felicidade

O falecimento de um filho é uma das dores mais terríveis que qualquer pessoa pode enfrentar. Neste filme, Nicole Kidman e Aaron Eckhart são um casal que tenta seguir em frente após um trágico acidente que tira a vida do filho, Danny.

O diretor da trama, John Cameron Mitchell, soube dar muita verossimilhança aos fatos e à interpretação dos atores, pois passou por uma situação semelhante: seu irmão faleceu aos 10 anos de idade. O filme de 2010 cria um espaço muito acolhedor com seus diálogos sutis.

4. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Neste filme, temos como protagonista o ator Jim Carey, famoso por comédias e seu jeito hilário. O enredo se desenvolve em torno de uma tecnologia que permite apagar da mente das pessoas qualquer coisa que elas escolherem. Kate Winslet, namorada do personagem de Jim, decide apagá-lo de sua memória, o que cria grande sofrimento.

A reflexão que o filme traz diz respeito ao fato de que, mesmo quando a lembrança de uma pessoa é dolorosa, tentar apagá-la fará com que parte de quem somos também acabe se esvaindo. O filme tem um roteiro impecável e atuações muito elogiáveis.

5. Tão Forte e Tão Perto

O filme, que conta com Tom Hanks e Sandra Bullock no elenco, trata de uma das maiores tragédias da nossa história recente: o ataque terrorista ao World Trade Center no dia 11 de setembro de 2001.

Mas o enrendo também envolve o tema da morte e da relação entre os filhos e seus pais. Mas nesse caso quem falece é o pai, que trabalhava nas torres.

O filho do casal descobre, após a morte do pai, um envelope que guarda uma chave. A partir daí ele passa a investigar o mistério.

6. Beleza Oculta

Beleza Oculta traz uma história comovente e que conta com a interpretação tocante de Will Smith. Trata-se de mais um enredo que aborda o luto entre pais e filhos. O protagonista é um profissional de sucesso que não tem conseguido superar a perda do filho e está passando por momentos difíceis.

Então, ele começa a tentar contato com as entidades Amor, Tempo e Morte. O incrível é que elas passam a responder, dando início a interações impensáveis e inspiradoras entre eles. O filme trata o luto de uma forma lúdica e sensível, por isso merece constar em nossa lista.

7. A História de Deus

Morgan Freeman tem uma das personalidades mais marcantes da história do cinema. A sua voz é reconhecida instantaneamente em qualquer lugar do mundo e a visão do seu rosto em um filme antecipa o contato com personagens extremamente fortes interpretados de uma maneira muito profunda.

Mas nesta série documental, seu grande talento de ator dá lugar à sua sensibilidade enquanto pessoa quando aborda a relação com a religiosidade e espiritualidade ao redor do mundo, principalmente no que diz respeito ao tema da vida e da morte. A cada episódio ele viaja para um lugar distinto e toma depoimentos de pessoas com experiências únicas.

Esta foi a nossa lista de séries e filmes sobre luto. Esperamos que você encontre algum título que consiga ajudá-lo a lidar com a difícil situação da perda de um ente querido. É compreensível que se queira evitar um assunto tão doloroso, mas é preciso tentar enfrentar a própria dor e para seguir adiante.

A arte é algo sagrado para os humanos e tem tanta importância na recuperação e no enfrentamento de uma situação de luto quanto sua religiosidade, espiritualidade e força de vontade. Dê uma chance para que ela ajude você!

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque um amigo ou familiar que também esteja buscando conforto.

Posts relacionados

Deixe um comentário