8 melhores formas de fazer homenagem a alguém especial que faleceu

6 minutos para ler

Fazer uma homenagem a alguém especial que faleceu é um gesto de amor e carinho e que também pode nos ajudar a amenizar um pouco a grande saudade que fica. Por isso, as homenagens são indispensáveis durante o processo de luto e elas são muito importantes para trazer conforto para você e os demais familiares.

Mas como fazer a homenagem de forma adequada? Para ajudar você e seus familiares nisso, separamos 8 dicas que podem ser interessantes e fáceis de serem realizadas para prestar as homenagens e honrar a memória de quem partiu. Boa leitura!

1. Escreva uma mensagem de despedida

Um dos sentimentos mais comuns quando perdemos alguém querido é a sensação de que ficou algo a ser dito, não é mesmo? Afinal, por ser um momento inesperado, muitas coisas podem ter sido não ditas ou, ainda, sentimos que seria importante ter tido a oportunidade de falarmos algo importante, sobre como nos sentimos.

Uma das formas, portanto, de homenagear a pessoa querida que faleceu é escrever uma mensagem de despedida: como você gostaria de ter declarado seu carinho e admiração a ela se tivesse uma chance? Isso pode ficar reservado para você ou então a mensagem pode ser lida durante as homenagens com familiares e amigos (durante o velório, por exemplo).

2. Escolha as flores preferidas da pessoa

Muitas pessoas têm flores preferidas e que se tornaram um marco durante suas vidas. Por exemplo, há quem seja encantado por margaridas e sempre que você vê as flores, lembra-se da pessoa. Assim, escolher essas flores para as últimas homenagens é uma forma de remeter a essa lembrança.

Além disso, as flores possuem uma simbologia muito importante. Por exemplo, nós utilizamos a coroa de flores por ser um objeto circular, que remete à eternidade (o eterno ciclo), bem como as flores possuem um significado de agrado e lembrança sobre uma pessoa especial (por isso oferecemos elas de presente muitas vezes).

Então, escolher as flores de preferência da pessoa ou, então, que tenham um significado bonito também são formas de homenagear um ente querido. É um presente importante para honrar a memória da pessoa.

3. Faça uma oração para o ente querido

Para quem tem uma ligação religiosa, receber uma oração de lideranças da sua religião pode ser uma forma de realizar uma homenagem ao ente querido. Afinal, muitas crenças estão relacionadas, justamente, com o momento da morte e é uma forma de homenagear a pessoa por meio daquilo que ela acredita.

Por exemplo, para os católicos, é importante ter a bênção de um padre, que poderá rezar uma missa no local. Dentro dessa religião, quanto mais orações são feitas para a pessoa falecida, mais indulgências são concedidas à pessoa. Além disso, é um momento de união com a família e amigos, relembrando as crenças da pessoa falecida.

4. Crie uma homenagem musical

Assim como as flores, muitas pessoas relacionam músicas a momentos especiais. Por exemplo, para um casal, há a música do relacionamento; para amigos, pode ser aquela canção que a pessoa sempre cantava no karaokê; ou, para os filhos, uma canção que foi cantada para o pai (ou a mãe) em momentos importantes. Justamente por isso, criar uma homenagem musical também é uma forma de recuperar essas lembranças, além de ser um gesto de carinho com o ente querido.

Muitas músicas falam sobre saudade e podem ser uma forma de deixar registrado o sentimento sobre a pessoa que faleceu. Algumas das mais tocadas neste momento são:

  • Você – Tim Maia;
  • Fico Assim Sem Você – Claudinho e Buchecha;
  • Noites Traiçoeiras – Padre Marcelo Rossi;
  • O Trem das Sete – Raul Seixas;
  • Na Eternidade – Bruna Karla;
  • Vento no Litoral – Legião Urbana;
  • Epitáfio – Titãs.

5. Opte pelo columbário

O columbário é um local destinado para armazenar as cinzas de pessoas que foram cremadas, sendo um espaço no qual parentes e pessoas queridas podem visitar para prestar suas homenagens. Isso é importante, muitas vezes, para permitir que parentes que não puderam vir para os últimos momentos possam realizar sua despedida no espaço, com a urna cinerária, para não acontecer um luto sem despedida adequada.

Além disso, para muitos, ter esse local para visitar e prestar suas homenagens periodicamente é importante para trabalhar o processo de luto. Assim, caso a pessoa tenha optado por ser cremada, deixar a urna no columbário pode trazer conforto nesses momentos.

6. Faça um vídeo

Quantos momentos importantes o ente querido falecido deixou e que poderiam ser interessantes de serem relembrados? Com a facilidade dos registros que fazemos constantemente em nossas redes sociais e smartphones, podemos recuperar esses momentos e matar a saudade de quem amamos.

Muitas pessoas têm facilidade para fazer videomontagens. Se for o seu caso, você pode transmitir as imagens no velório. Além disso, essa é uma forma de poder resgatar também boas características da personalidade do ente querido falecido que alguns não conheciam.

7. Publique um obituário

Outra forma bastante popular de prestar as últimas homenagens é publicando um obituário. Tradicionalmente isso é feito nos principais jornais da cidade em que a pessoa morava, como uma forma de, em primeiro lugar, comunicar outras pessoas que podem não saber do falecimento a tempo e, em segundo lugar, é também uma forma de tornar públicas algumas características da pessoa e, assim, fazer com que mais pessoas conheçam sobre a vida do ente querido. Nesses casos, é produzido um texto curto, que ressalte feitos da pessoa.

Há ainda a possibilidade de produzir esse texto e publicar em suas redes sociais. Ainda que não seja um obituário oficial, é uma forma de alcançar pessoas que conheçam o falecido.

8. Leve as cinzas para um lugar especial

Muitas pessoas que pedem para serem cremadas gostariam que elas fossem deixadas em um lugar especial após as homenagens serem realizadas: colocadas no mar, despejadas em um local especial ou até mesmo nas raízes de uma árvore, para que possam continuar existindo em uma nova vida. Respeitar esse anseio é também uma forma importante de homenagear quem você gosta.

Fazer homenagem a alguém especial que faleceu, além de ser um gesto de amor, é uma forma de lidar com o luto. Afinal, nesse momento, esse gesto especial é uma forma de oferecer conforto para nós mesmos. Esperamos que essas dicas possam ajudar você em um momento difícil.

Conhece quem mais pode estar passando por essa situação e que precise dessas dicas? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e leve-o até elas.

Posts relacionados

Deixe um comentário