Como lidar com as incertezas da vida?

6 minutos para ler

Nós, seres humanos, gostamos de segurança e estabilidade, não é mesmo? Até a pessoa mais aventureira e que se joga em diversas situações busca garantir que todas as variáveis possíveis de um determinado momento possam ser, de alguma forma, antecipadas caso aconteça algum problema (por exemplo, ter como trabalhar durante um mochilão caso fique sem dinheiro).

Porém, todos nós somos atingidos, em algum momento, por alguma incerteza da vida, não é mesmo? Por exemplo, programar uma viagem e precisar cancelar por motivos de força maior, como um problema de saúde com um familiar, por exemplo. E, na prática, muitos de nós não sabemos como lidar com essa incerteza.

Se as incertezas da vida são uma das principais causas da sua ansiedade, confira a seguir algumas dicas especiais que separamos para trazer um pouco de tranquilidade neste momento. Boa leitura!

Acolha o que você está sentindo

Quando pensamos em nossos sentimentos ruins (como a ansiedade diante das incertezas), uma das principais formas que encontramos para lidar com eles é, justamente, suprimindo o sentimento. Assim, em vez de olharmos para o que está acontecendo, tendemos a ignorar e tentar superar aquele sentimento ao máximo.

Pense que esse tipo de ação é como empurrar uma bola para o fundo da piscina, reprimindo o que sentimos. Ela continua ali, presente, apenas não está sendo vista. Só que quanto mais você empurra para o fundo, com mais força ela volta quando sobe.

Justamente por isso, quando você acolhe o que está sentindo, consegue entender o que motiva aquela sensação de ansiedade. Dessa forma, é possível mudar sua percepção quanto às situações e, assim, começar a ter menos desconforto quando há questões que saem do seu controle.

Concentre-se no que você pode controlar

Muitas vezes tentamos controlar questões que estão fora do nosso alcance, o que pode se tornar muito frustrante. E quando essa tentativa falha, ficamos paralisados diante das circunstâncias. Mas e se pudéssemos mudar nosso direcionamento e, assim, focar naquilo que realmente podemos controlar, não seria mais fácil?

Por exemplo, não podemos controlar o fato de um ente querido nosso descobrir uma doença grave. Mas podemos decidir o que faremos a partir disso — por exemplo, como tornar esse momento mais confortável, estar próximo, ser um ponto de conforto para a família, ajudar a resolver pendências, entre diversas outras questões. Isso pode dar um alívio nesse momento tão complicado.

Não se sinta culpado pelo o que não pode controlar

Outro ponto é que, muitas vezes, tendemos a nos sentir culpados pelas questões que não podemos controlar. Isso é muito comum, por exemplo, diante da perda de um ente querido. Um dos pensamentos mais comuns é: “eu deveria ter passado mais tempo com a pessoa”.

Sim, realmente, muitas vezes, nossa vida é bastante corrida e imaginamos que teremos mais tempo. Contudo, você não tem culpa dos fatos ocorridos. Você fez o melhor que pôde naquele momento, diante do que tinha em mãos. Muitas vezes achamos que poderíamos ter feito mais em determinadas situações, quando não é bem assim a realidade.

Cuidado com as cobranças exageradas. Muitas delas são impossíveis de serem atendidas. Seja um pouco mais complacente consigo mesmo.

Invista em autocuidado

Para superar problemas e impermanências, seja na sua vida ou na de pessoas próximas, você deve investir em autocuidado. Sabe aquela metáfora: “antes de colocar a máscara de oxigênio em crianças, você deve colocar em si mesmo”? Pois é, isso vale também em momentos difíceis.

Isso não significa que você vai deixar seus entes queridos desamparados — não mesmo! Mas, ao mesmo tempo em que pode dar apoio, é preciso cuidar de si também. Por isso, ter algumas ações de autocuidado pode ser uma forma de respirar diante de situações complicadas.

Algumas coisas que você pode fazer são:

Entenda que a vida tem suas impermanências…

Parece óbvio, não é mesmo? Mas, muitas vezes, nós não internalizamos essa questão: a vida tem suas impermanências, ou seja, tudo pode mudar. Aceitar isso é compreender que, independentemente de todas as nossas tentativas de manter as coisas sob controle, vão acontecer coisas que não esperávamos.

Aceitar este fato e ter ciência disso pode nos tranquilizar quando descobrimos um problema que nos tira do eixo. A questão é que, no dia a dia, tendemos a deixar essa compreensão de lado. Por isso, busque lembrar e internalizar: a vida está em constante mudança e nem sempre estaremos prontos para elas.

…e que você passou por todas elas

Um pensamento muito comum quando as coisas saem de controle é pensar que não há saída para aquele momento. Estamos aqui, justamente, para lembrar uma questão: ao longo de toda sua trajetória, com certeza você teve diversos momentos em que tudo mudou e, ainda assim, você está aqui. Ou seja, você conseguiu lidar com todas as reviravoltas que aconteceram ao longo do seu caminho.

Por mais difícil que possa parecer em um primeiro momento, acredite: você tem força para que tudo fique bem. Apenas respire fundo.

Busque apoio e terapia

Certas mudanças podem nos tirar tanto do eixo que estamos suscetíveis até a desenvolver quadros de ansiedade generalizada, pânico e depressão. Em situações como essa, nas quais não estamos lidando bem com tais incertezas e emoções, é fundamental buscar apoio e auxílio profissional.

Profissionais de saúde mental (psicólogos, terapeutas e psicanalistas) podem ajudar você, durante a terapia, a trabalhar essas questões e amenizar o desconforto. O objetivo é que você possa ter maior tranquilidade diante de situações inesperadas no futuro e saiba lidar com elas de uma melhor forma. Esses aprendizados podem ser importantes, inclusive, para ajudar outras pessoas que estejam passando por isso e oferecer um bom acolhimento.

As incertezas da vida existem. Elas nos atingem de alguma forma, cedo ou tarde. Por isso, nos prepararmos para lidar com isso da melhor forma, amenizando o impacto negativo que elas podem trazer, é uma forma interessante de conseguir superar tais adversidades. Esperamos, portanto, que este conteúdo o ajude nesse processo!

Conhece alguém que está passando por isso e que precisa desse tipo de auxílio? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e faça com que ele chegue a quem precisa.

Posts relacionados

4 thoughts on “Como lidar com as incertezas da vida?

    1. Olá, Luciano
      Agradeço pelo seu interesse em receber nossos conteúdos referentes à saúde e bem-estar, dicas e curiosidades sobre o setor funerário e nossos planos funerários. Será um prazer adicioná-lo à nossa lista de e-mails para que você possa estar sempre atualizado e informado sobre esses assuntos.
      Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre nossos conteúdos, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
      Agradecemos novamente pelo seu interesse e esperamos contar com seu feedback mais vezes.
      Tenha um excelente dia,
      Grupo Primaveras 💚

Deixe um comentário