Tire suas dúvidas sobre o que é um jazigo perpétuo

6 minutos para ler

Muitas vezes, só paramos para buscar saber o que são determinadas coisas quando nos vemos em situações bastante específicas. É o caso de um jazigo perpétuo, por exemplo.

Naturalmente, em vida, poucas são as oportunidades de buscar conhecimento sobre isso ou, até mesmo, de falar sobre o assunto com os nossos familiares.

No entanto, o falecimento faz parte da vida, e é preciso nos informarmos sobre o assunto, a fim de que toda a família tenha um momento mais tranquilo ao perder um ente querido. Por isso, neste texto, trazemos as principais informações sobre o assunto, explicando o que é um jazigo perpétuo, as comparações com um de uso temporário e em quais casos ele é o mais indicado. Boa leitura!

O que é um jazigo perpétuo?

Como o nome sugere, trata-se de um jazigo de uso perpétuo do titular, destinado ao sepultamento de seus familiares e daqueles autorizados por ele, geralmente comercializado por cemitérios particulares.

Vale ressaltar que esse uso perpétuo se extingue com o falecimento do titular, ou seja, para continuar a garantia de utilização do espaço pela família, é preciso que ele seja transferido a um sucessor.

Ao adquirir um jazigo como esse, o comprador recebe o “Título de Concessão Perpétua de Uso do Jazigo” e deve arcar com algumas despesas relacionadas à manutenção, à conservação e à administração do cemitério.

Quais as diferenças entre um jazigo perpétuo e um de uso temporário?

Enquanto o jazigo perpétuo é de propriedade do titular e de seus sucessores por toda a vida, um jazigo de uso temporário é destinado aos sepultamentos apenas por prazo predeterminado, o que costuma variar entre três e cinco anos.

Trata-se de uma boa opção em relação às despesas da compra do local, pois o seu custo é menor em comparação a um perpétuo, mas apenas em um primeiro momento. Isso porque, passado o período estipulado, é preciso realizar a exumação e encontrar um novo local para sepultar a ossada — e todos esses valores são de responsabilidade dos familiares e/ou responsáveis.

Quais são as vantagens desse tipo de jazigo?

Possibilidade de comprar o jazigo para uso futuro

Como vimos, ter um jazigo perpétuo vai garantir que a sua família e os entes queridos tenham o seu merecido lugar para descansar. Mas é claro que esse não é um investimento baixo, e muitas pessoas preferem não pensar muito no assunto e nem têm o valor para arcar com esses custos.

Acredite: só mesmo quem já passou por esses momentos tão delicados sabe o quanto não ter determinados pontos resolvidos com antecedência pode deixar tudo ainda mais difícil.

Certamente, os cemitérios públicos devem garantir o direito de todo cidadão ao sepultamento, mas muitos, hoje em dia, enfrentam problemas de superlotação. Isso pode fazer com que o sepultamento não ocorra no cemitério desejado ou aconteça em outro mais distante, deixando todos ainda mais abalados.

Além disso, assim que um ente querido falece, a pessoa responsável precisa lidar com mais de 80 questões e decisões burocráticas e imediatas. Ter que definir, às pressas, onde vai ocorrer o sepultamento é um desgaste que pode ser evitado ao optar, previamente, pelo jazigo perpétuo.

Acesso a um bom atendimento de equipes especializadas

Ao optar pela compra de um jazigo perpétuo, você terá direito às mesmas leis imobiliárias no que se refere à escritura e à titularidade. Haverá, inclusive, um contrato com todos os direitos e deveres claramente explicados no documento.

Nesse momento, poder contar com o apoio de uma equipe que conhece o assunto é fundamental para fazer a melhor escolha para você e para a sua família.

Além dos processos referentes à contratação do serviço, como os pormenores da prestação, esses profissionais podem ajudá-lo com algumas questões, como localização do jazigo, tamanho e outros detalhes que serão imprescindíveis no momento de um sepultamento.

Disponibilização de planos acessíveis

Uma boa opção para efetuar a compra de um jazigo perpétuo é por meio de um plano funerário. Muitos deles oferecem a possibilidade de parcelar a compra desse jazigo e de efetuar os pagamentos mensalmente, juntamente às mensalidades do plano. Dessa forma, o custo não pesa no orçamento e pode ser previamente planejado — não deixando os familiares em uma situação financeira difícil e inesperada.

Entre os serviços que, comumente, fazem parte desses planos, também podemos citar a preparação e o traslado do corpo, além de ornamentações na cerimônia e de custos do cemitério.

Para esclarecer as suas dúvidas e saber exatamente quais são os itens inclusos em um plano funerário, basta entrar em contato com as equipes especializadas. Alguns cemitérios, inclusive, oferecem os planos funerários.

Assim, existe ainda menos burocracia, tendo em vista que os serviços funerários, o velório e o sepultamento no jazigo perpétuo serão todos de responsabilidade de um único grupo — evitando problemas por desencontro de informações e também que você tenha que conversar com várias pessoas diferentes nesse momento tão delicado.

Manutenção de um bem familiar

Como dissemos durante este texto, esse tipo de jazigo, certamente, ficará na sua família por gerações, garantindo aos seus sucessores mais tranquilidade para enfrentar momentos difíceis como a perda.

Além disso, também como dito, esse tipo de propriedade segue as leis imobiliárias, com um contrato que assegura o seu patrimônio de forma definitiva (desde que o comprador não descumpra com as suas obrigações, por exemplo, por meio da inadimplência das taxas, do abandono físico do local e da falta de regularização pelos sucessores).

Tais características se estendem, até mesmo, a um inventário: tal qual um bem, o jazigo perpétuo pode (e é) inventariado, a fim de ser dividido entre os herdeiros por lei.

Considerar adquirir um jazigo perpétuo — seja sozinho, seja em divisão com outros membros da família — é ter a certeza de que, nas horas mais difíceis, os seus familiares não estarão inseguros e desamparados, tendo uma equipe especializada para ajudar e sabendo como proceder. Trata-se de um planejamento baseado no afeto e no cuidado com aqueles que você ama.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto. Se ainda restou algum questionamento ou se você tem um comentário a fazer, basta escrever aqui embaixo!

Posts relacionados

45 thoughts on “Tire suas dúvidas sobre o que é um jazigo perpétuo

    1. Prezada Sra. Eva, bom dia!

      Agradecemos o seu contato.

      Sua solicitação foi encaminhada a um especialista que em breve retornará.

      Um forte abraço!
      Equipe Primaveras

  1. Se uma pessoa compra um jazigo peroetuo, e vem a falecer, seus herdeiros o devem ser sem necessidade de quakquer documento. Certo ?
    É não existe condomínio – a propria palavra é absurda.
    A taxa de Manutenção se refere á manutenção do cemitério, cabendo a familia fazer a seu critério a limpeza e conservação do seu jazigo, se anterior a 2014.
    Quero saber em que está baseado o que esta sendo exigido na minha primeira duvida, já que seu de jazigos com mais de 100 anos, como de meu avô, onde os familiares véu sendo enterrados sem qualquer exigência esdrúxula,

    1. Olá, Ilza

      Vale ressaltar que esse uso perpétuo se extingue com o falecimento do titular, ou seja, para continuar a garantia de utilização do espaço pela família, é preciso que ele seja transferido a um sucessor.

      Normalmente os documentos exigidos para a transferência de titularidade de jazigo são:
      CPF;
      RG;
      Comprovante de endereço;
      Documentação referente ao seu novo estado civil (no caso do titular ser separado).
      Inventario, partilha de bens, alvará judicial etc.

      Ao adquirir um jazigo como esse, o comprador recebe o “Título de Concessão Perpétua de Uso do Jazigo” e deve arcar com algumas despesas relacionadas à manutenção, à conservação e à administração do cemitério.

      Um forte abraço!
      Equipe Primaveras

  2. Boa noite gostaria de saber como fazer quando a compra de um perpétua onde o custo da compra foi de todos os filhos mais uns não falaram com outro e se poderia colocar todos como proprietário ,ou seja todos os herdeiros no contrato para evitar que tenha que estar pedindo autorização para um titular , tendo em vista que todos tem os mesmo direito ?

    1. Olá, Clovis
      O contrato de concessão de jazigo pode ter apenas um titular, mas para que todos os herdeiros possam autorizar abertura, pode ser feita procuração para cada um deles.

  3. COMPREI UM JAZIGO PERPETUO EM UM CEMIOTERIO PARTICULAR, MAS MINHA RENDA BAIXOU CONSIDERAVELMENTE E GOSTARIA QUE ELES BAIXASSEM A PRESTACÃO,PARA QUE EU POSSA PAGA, MAS ELES NÃO QUEREM NEGOCIAR DE JEITO NENHUM. QUE FAZER?

    1. Olá, Iara

      Agradecemos o seu contato, pois as suas considerações são importantes para a constante melhoria dos nossos serviços.

      Neste caso normalmente os jazigos tem valor de manutenções iguais para cada modalidade, e estes formam uma carteira de clientes dentro daquele empreendimento/cemitério….

      Para tal redução, seria necessária uma negociação com a liberação da área responsável. Aconselhamos entrar em contato novamente com o empreendimento/cemitério, e explicar sua situação, mesmo que seja algo momentâneo.

      Um forte abraço!
      Grupo Primaveras

  4. Olá Boa Noite

    Gostaria de saber como funciona um jazigo simples de 3 gavetas perpétuo.Pois sei que tiver em 1 ano 3 falecimento meu jazigo trava, pois não consigo fazer a exumação.
    Poderia me explicar melhor como funciona
    Obg

    1. Olá, Pamela
      Agradecemos a sua dúvida e a possibilidade de explicarmos.
      No caso de uso total de todas as gavetas, sem intervalo de 3 anos realmente fica bloqueado até que possa exumar o último, pois os sepultamentos são feitos de baixo para cima; veja mais em: https://www.primaveras.com.br/jazigos/
      Caso tenha mais alguma dúvida e for de sua preferência, pode falar conosco através do (11) 2468 0088 ou através do nosso WhatsApp https://bit.ly/whatsAppPrimaveras
      Um forte abraço!
      Grupo Primaveras

  5. Não entendi uma coisa,se compro o jazigo e tenho que pagar manutenção para o cemitério,como ficarei responsável pela limpeza? Eu já não estarei pagando a taxa ao cemitério? Uma taxa que por sua vez não é nada baixa,então eu pagarei a taxa e ainda eu que terei que tomar conta e ir limpar o jazigo? Não achei isso correto,o cemitério recebe a taxa e não limpa nada?

  6. Outra dúvida seria a seguinte,se compro um jazigo perpétuo no cemitério primavera II ,no caso de falecimento,eu sendo proprietária do jazigo,gostaria de saber se essas taxas que pagarei por infinitos anos serão inclusas também para que seja feito todos os procedimentos de um sepultamento? Ou fora eu ter comprado o jazigo,estar pagando taxas absurdas de caras,ainda terei que arcar com os custos de velório,enterro,banho entre outras coisas! Porque sendo assim não compensa nada não é mesmo? Compensaria muito mais eu fazer o plano funerário,poderiam me explicar?

    1. Prezada Silvana,
      Ao adquirir um jazigo perpétuo, a concessionária passa a pagar uma taxa semestral de manutenção; e o cemitério realiza a limpeza e manutenção, incluindo o corte de grama, entre outros cuidados. Para cada utilização do jazigo, haverá a cobrança da taxa de serviço correspondente, como a de sepultamento, exumação, transferência. Assim, vale a pena ao concessionário contratar também o Plano de Assistência Funeral, que já garante a prestação destes serviços, incluindo ainda traslado (transporte do falecido em carro especial), preparação do ente querido falecido, velório e apoio com a documentação necessária.
      Se preferir pode falar conosco através do (11) 2468 0088 ou através do nosso WhatsApp https://bit.ly/whatsAppPrimaveras
      Um forte abraço!
      Grupo Primaveras 💚

  7. Boa tarde…não sei se posso fazer essa pergunta para vocês.
    A anos atrás eu e meu esposo,tivemos três filhas 48 anos de casados compramos um jazido,para enterrar seu pai, porém em vez de colocar no nome dele,ele colocou no nome do falecido,falta de experiência.
    Infelizmente agora meu esposo também faleceu e sua família não estão aceitando colocar esse túmulo no nome das minhas filhas,dizendo que é de toda sua família.
    Não é justo pois trabalhamos muito para pagá-lo.

    1. Olá, Maria

      Gostaríamos de expressar nossos sinceros sentimentos pelo falecimento do seu ente e nos colocar a inteira disposição para ajudá-la no que for necessário sempre.

      Nesse caso, sugerimos que reveja a documentação assinada no cemitério, pois sendo dentro da sua narrativa, não seria possível comprar algo em nome de uma pessoa falecida, o ideal é verificar quem assinou a documentação, como proposta de compra e venda, contrato, etc.

      Caso de fato esteja em nome do sogro falecido, com a morte dele, por força de lei, quem tem direito a herdar os bens do falecido são os herdeiros legítimos, que são: cônjuge, ascendente e descendente.

      Com o falecimento de seu esposo, as filhas herdariam somente a parte que caberia ao pai.

      Um forte abraço!
      Grupo Primaveras 💚

  8. Quero vender um jazigo perpétuo, mas em troca quer a cremação de todos os q estão no jazigo e o pré – contrato da minha cremação e das minhas filhas, é possível fazer essa negociação com a Rio Pax?

    1. Olá, Elisabete

      Nesse caso em específico qualquer tratativa deve ser diretamente com o a empresa contratada, neste caso a Rio Pax.

      Um forte abraço!
      Grupo Primaveras 💚

  9. Bom dia, comprei um jazigo final de dezembro de 2021, devido ao falecimento do meu esposo em 2016. Fui informada da taxa de manutenção, mas não informaram da taxa de transferência da exumação para ele, onde fui ao cemitério ver como estava o jazigo e localização e falaram dessa taxa. Fiquei muito chateada, porque na hora da venda, ofereceram o que eu queria, que era a exumação do meu marido que ficaria no jazigo, onde poderia fica tranquila quanto ao local de sepultamento, devido a possível superlotação do cemitério publico. O valor do jazigo divido com 2 filhos e não tenho condições de pagar essa taxa. Como posso fazer?

    1. Olá, Vera
      Deixe aqui seu contato (ele não aparecerá nas mensagens), dessa forma, um de nossos consultores poderá entrar em contato, e te auxiliar da melhor forma possível. Se preferir, pode falar conosco através do (11) 2468 0088 ou através do nosso WhatsApp https://bit.ly/whatsAppPrimaveras
      Um forte abraço!
      Grupo Primaveras 💚

  10. boa tarde,
    Meus pais , já falecidos , deixaram o jazigo perpetuo, no Rio de Janeiro, como herança. Já se passaram 10 anos e não fiz a alteração da titularidade. O jazigo foi comprado antes de 2014 ( no RJ comprado antes de 08/2014 nao paga a taxa de manutenção) e faço a perfeita manutenção, o jazigo está perfeito.
    O que pode acontecer pelo fato de não ter feito a alteração da titularidade?
    desde já agradeço a atenção.

    1. Olá, Albano
      Agradecemos a sua dúvida e a possibilidade de explicarmos.
      Neste caso sugerimos que, caso você o tenha, verifique as cláusulas que consta no contrato de concessão do jazigo como é a tratativa em caso de morte do titular, o correto é que lá conste as regras da concessão e transmissão para estes casos.
      Caso não tenha o contrato, o ideal é entrar em contato diretamente com o cemitério, pois cada um tem suas regras de concessão, e pode ser que a nossas sejam diferentes das do cemitério onde a família tem jazigo, dificultando assim com que possamos ajudá-la com estas informações.
      Um forte abraço.
      Grupo Primaveras

  11. Tenho um jazigo perpetuo ,sou unic esteira direta,ou seja única filha viva,que vender eu posso? Sou obrigada a dividir o valor com sobrinhos que não se importao com o jazigo e tem suas famílias, moram em outras cidade ,gostaria de saber se como esteira direta posso ficar com o dinheiro da venda para mim.obriga

    1. Olá, Diva
      Agradecemos a sua dúvida e a possibilidade de explicarmos.
      Inicialmente vale ressaltar que, caso seu jazigo seja aqui no Primaveras, ele não pode ser vendido, por se tratar de concessão, ou seja, ele apenas dá o direito de uso.
      Quanta a dúvida sobre a divisão de valores, a lei trás que, caso haja herdeiro (filho) falecido antes do titular do bem, os filhos deste herdarão por representação, logo, todos os bens deixados pelos seus pais, a parte que caberia a algum irmão seu falecido, será partilhado entre os sobrinhos.
      Tenha um excelente dia,
      Grupo Primaveras 💚

  12. Fiz o contrato de um gaveta perpétuo mais me arrependi. Poderia usa a gaveta como alugada para não pagar esse valor que é bem alto e depois retirar os ossos em 3 anos

    1. Olá, Michele
      Obrigado por entrar em contato. Informamos que seu questionamento foi repassado para o setor responsável e estamos trabalhando para resolver sua solicitação o mais rápido possível. Para isso, precisamos de um telefone para contato. Por favor, poderíamos nos informar um número de telefone para que possamos entrar em contato com você?
      Tenha um excelente dia,
      Grupo Primaveras 💚

    1. Olá, Maria Helena
      Boa tarde!
      Se você possui um jazigo perpétuo no cemitério Jaraguá e está considerando mudar para o interior, é recomendável entrar em contato com a administração do cemitério para obter informações precisas sobre a possibilidade de vender esse jazigo.
      Eles poderão orientá-lo sobre os procedimentos necessários, bem como quaisquer restrições ou requisitos específicos para realizar a venda.
      Cada cemitério pode ter suas próprias políticas e regulamentos em relação à transferência/venda de jazigos, portanto, é importante obter as informações diretamente da administração. Eles poderão esclarecer quais documentos são necessários, se existem taxas associadas à transferência e se há algum prazo ou restrição para realizar essa mudança.
      Espero que isso ajude!
      Grupo Primaveras 💚

  13. Olá!

    Meu esposo faleceu e na família dele tem um jazigo. Quem deverá efetuar o pagamento da taxa de manutenção? Não existe avós, nem irmãos e nem filhos.

    1. Olá, Jaqueline
      Geralmente o concessionário é a pessoa responsável pelo pagamento da taxa de manutenção, caso o mesmo seja falecido será necessário contatar a Administração do Cemitério, para entender como devem proceder.
      Tenha um excelente dia,
      Grupo Primaveras 💚

  14. Comprei um Jazigo Perpétuo de 3 gavetas no Pax-Cemitério Park de Poços de Caldas(MG).
    No Contrato veio constando na cláusula I, que só vai ser fornecida a localização do referido Jazigo quando da sua primeira utilização.
    Gostaria de saber se é correto esse tipo de decisão, pelo motivo de o Contrato ser de Concessão e não de Compra e Venda.
    No meu entender, independentemente de ser de Compra e Venda ou de Concessão, a localização tem que ser fornecida para o Concesionário que está comprando esse Jazigo, correto?
    Agradeço a atenção!

    1. Olá, José
      Não existem obstáculos que inviabilizem uma demarcação futura, especialmente considerando a possibilidade de ser um cemitério novo onde os jazigos estão em processo de construção. Como sugestão, recomendamos que entre em contato com a própria administradora do cemitério para obter informações adicionais e esclarecimentos.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Grupo Primaveras 💚

  15. Olá!

    A minha sogra comprou um Jazigo perpétuo com o meu esposo e o meu cunhado. Gostaria de saber se eu e a minha cocunhada e filhos tem direito ao Jazigo no futuro.

    1. Olá, Renata
      Precisaria saber quem consta no contrato como titular, em caso de falecimento, os herdeiros legais são quem herdam o jazigo.
      Com respeito e admiração,
      Grupo Primaveras 💚

  16. Bom dia
    A minha família tem jazigo perpétuo
    O jazigo está em nome de pessoa já falecida
    O cemitério informou que precisa mudar o nome da antiga titular, já falecida, para tal está cobrando um determinado valor para a mudança da titular
    Favor informar o valor taxa para mudança do titular
    Desde já fico muito agradecido

    1. Olá, Horácio
      Vamos solicitar que um de nossos consultores entre em contato através do e-mail informado.
      Tenha um excelente dia,
      Grupo Primaveras 💚

  17. Ola boa tarde,minha família possue um jazigo no cemitério chora menino a 80 anos para serem enterrada até 4 pessoas mas não tem gavetas, gostaria de saber se saiu algum decreto novo sendo obrigatório a construção de gavetas e se só a administração do cemitério pode construir as mesmas,desde de já agradeço.

    1. Olá, Waldir
      Nesse caso, deve-se procurar a própria administradora do Cemitério, pois cada um possui suas próprias políticas sobre construção de novas gavetas.
      Tenha um excelente dia,
      Grupo Primaveras 💚

  18. o titular do jazigo familiar é meu irmão e faleceu faz 3 anos, não deixou herdeiros , meus irmãos nunca quiseram regularizar, e me impede de fazer a regularização, alegam que não vão assinar, porque não querem que eu seja enterrada lá, o que devo fazer?

    1. Olá, Maria
      Neste caso, por não haver um consenso entre os irmãos, você terá que requerer o direito de uso judicialmente, seja através de inventário dos bens deixado pelo irmão ou alvará judicial, caso seja apenas o jazigo, você deve consultar um advogado de sua confiança, para que a oriente sobre a ação.
      Grupo Primaveras 💚

  19. Minha vó foi enterrada em um cemiterio ainda esse ano, e quando fui visitar a campa ao lado tinha outra gaveta com os mesmos dados da minha avó é permitido isso, duas gavetas para a mesma pessoa morta? minha avo foi enterrada esse ano ainda falta um bom tempo para ensumação o que pode ter acontecido?isso é permitido?

    1. Olá, Mirella
      Como a exumação só ocorre após um período determinado (geralmente 3 a 5 anos, dependendo das normas do cemitério e condições ambientais, o que você viu pode ser apenas uma identificação temporária em uma outra gaveta, ou até mesmo um erro de registro.
      Recomendamos que entre em contato diretamente com a administração do cemitério para esclarecer o ocorrido. Eles poderão fornecer informações mais precisas e tranquilizar você sobre a situação. Estamos à disposição para ajudar com qualquer outra dúvida que você possa ter.
      Abraços,
      Grupo Primaveras 💚

  20. Boa tarde! Parabenizo vocês por disponibilizarem este espaço gratuito para tirar dúvidas! Minha pergunta sobre legislação é a seguinte: existe ou não obrigatoriedade de inventariar jazigos particulares? Se sim, qual lei estadual que determina isso? Porque alguns cemitérios particulares exigem o documento de comprovação do inventário para fazer a transmissão da titularidade, enquanto outros não fazem questão disso?

    1. Olá, Ana
      O correto é que todos os bens do falecido sejam inventariados, conforme previsto no Código de Processo Civil, entretanto, alguns cemitérios desburocratizam, oportunizando que os sucessores façam a transferência do bem sem a abertura de inventário, apenas com a anuência de todos os herdeiros.
      Os cemitérios não são obrigados a fazer desta forma, ficando a critério de cada instituição a forma de transferir o bem.
      Se você precisar de mais informações ou de um esclarecimento específico sobre um cemitério particular, recomendo consultar diretamente a administração do cemitério ou um advogado especializado em direito sucessório.
      Esperamos ter ajudado!
      Abraços,
      Grupo Primaveras 💚

  21. Boa noite! Gostaria de vender um túmulo perpétuo no cemitério São João Batista, está com toda documentação Ok e taxa anual paga tb.
    Vocês vendem?
    Aguardo retorno obrigada !

    1. Olá, Paola
      Agradecemos pelo seu contato. Informamos que somos um cemitério particular e, infelizmente, não comercializamos jazigos que não estejam localizados em nossas instalações. Recomendamos que você entre em contato diretamente com o Cemitério São João Batista para orientações sobre o processo de venda.
      Estamos à disposição para qualquer outra dúvida ou necessidade.
      Atenciosamente,
      Grupo Primaveras 💚

Deixe um comentário