6 dicas de como guardar memórias afetivas

6 minutos para ler

Quando perdemos uma pessoa querida, é muito comum buscarmos memórias afetivas que temos com ela. Afinal, com a dor, a saudade pesa, e pode ser muito importante ter maneiras de aliviar essa sensação no dia a dia.

Uma das opções é, justamente, guardar memórias afetivas da pessoa que faleceu. A boa notícia é que isso é possível de diversas formas. Por isso, separamos as 6 principais que você pode fazer, incluindo, até mesmo, extravasar o luto como arte. Ao final, você saberá a importância de lidar com o luto com afeto.

Continue lendo o post e tire suas dúvidas sobre o tema. Esperamos que com ele nós possamos ajudar você a lidar com este momento!

1. Guarde uma caixa com objetos da pessoa

No dia a dia, temos diversas pequenas lembranças que nos remetem a uma pessoa querida. Por exemplo, o cordão preferido de um familiar, um cartão que ela enviou em um Natal, fotos de um dia legal, a entrada de um dia no cinema que foi muito bacana entre vocês, entre outros pontos que, ao lembrar, podem remeter às memórias com aquela pessoa.

Reunir esses itens em uma caixa pode ser como um verdadeiro baú de tesouro quando a saudade apertar. E o bom é que esta preciosidade estará sempre ali perto, acessível para que você possa recuperar esses momentos importantes. Deixe-a em um local especial, que possa ser acessado facilmente quando a dor bater mais forte.

2. Faça uma pintura

Se você tem talento para pintura, uma oportunidade para guardar memórias afetivas é criando algo que possa lembrar aquela pessoa. Isso pode ser tanto para registrá-la, pintando um retrato dela, quanto para criar algo que faça alusão a ela.

Por exemplo, se a pessoa gostava de praia, às vezes pintar uma cena que se relaciona a um fim de tarde nesse local pode ser uma forma de aludir a ela simbolicamente e lembrar de algo importante sobre ela.

Você pode pensar também em pintar um momento que só vocês passaram e que seja significativo. Por exemplo, se viajaram para uma cidade turística e tiveram boas lembranças, pintar uma paisagem do lugar é uma forma de guardar com carinho um bom momento.

3. Faça uma seleção de músicas que lembre a pessoa

Muitas pessoas queridas para nós nos remetem a alguma canção, não é mesmo? Por exemplo, se ela era aquela pessoa que gostava de cantar Evidências no karaokê no final da noite, provavelmente essa será uma forma de lembrar dela sempre que sentir saudades.

Além disso, muitos entes queridos são verdadeiros fãs de determinadas bandas ou músicos. Com isso, quando eles tocarem, com certeza você lembrará dele. Por exemplo, a pessoa era grande fã de Marília Mendonça? Então, provavelmente uma música dela o fará se recordar de quem partiu.

Para gerar boas lembranças, que tal criar uma playlist que lembre a pessoa? Vá acrescentando aquelas músicas que fizeram parte de momentos especiais que vocês viveram, bandas e músicos de que ela gostava, ou ainda aquelas que a pessoa talvez cantasse para você. Há ainda canções cuja letra se relaciona ao luto e à saudade (por exemplo, Você, do Tim Maia) e que também podem estar nessa playlist.

4. Crie poesias

Pessoas que tenham maior facilidade para escrever podem eternizar seus sentimentos criando poemas. Normalmente, essa forma permite que você elabore algo artístico e sensível que se refira à pessoa. Há diversas maneiras de trabalhar isso em poemas, entre elas:

  • escreva sobre o sentimento de saudade;
  • verbalize a dor da perda que está sentindo;
  • registre momentos importantes que passaram juntos;
  • se você pudesse dizer uma última mensagem, o que falaria? Se pudesse escrever uma última carta, o que seria possível dizer?

Caso ache interessante, você pode publicar esse registro em suas redes sociais, de modo que outras pessoas que também conheceram quem se foi possam encontrar esse texto. Talvez, quem sabe, você publique um livro com as poesias criadas em homenagem à pessoa querida?

5. Faça álbuns personalizados

Uma das grandes facilidades com que convivemos atualmente é termos registros de diversos momentos. Com nossos smartphones, constantemente tiramos fotos de diversas situações, registramos viagens, festas e afins e temos várias lembranças de pessoas que amamos.

Uma forma de cultivar lembranças de uma pessoa especial que partiu é, justamente, criar álbuns com esses registros. Com isso, você pode voltar no tempo e relembrar tantas coisas boas. Além disso, pode aproveitar para chamar os familiares e amigos para vê-lo completo e compartilharem essa experiência juntos, ajudando uns aos outros.

6. Visite lugares de que a pessoa gostava

Muitas memórias nossas estão ligadas, também, a lugares de que a pessoa gostava. Com certeza você tem um ente querido que sempre viajava para a mesma cidade, pois amava um determinado lugar. Ao retornar àquela localidade, você poderá entender melhor sobre a pessoa, acerca de seus gostos, interesses e o que via de tão importante ali.

Além disso, pode ser a oportunidade de levar outros familiares para conhecer o local, contar histórias que viveram ali com o ente querido que partiu e, ainda, formar novas memórias com aqueles que ainda permanecem aqui.

Criar boas lembranças das pessoas que amamos pode trazer uma série de benefícios. Entre eles, podemos destacar:

  • alivia um pouco a sensação do luto;
  • pode melhorar a saúde mental, amenizando um humor deprimido que esteja presente devido ao luto;
  • auxilia a enfrentar situações ruins trazidas com a perda do ente querido;
  • permite viajar no tempo, para momentos especiais e importantes com a pessoa falecida;
  • pode ser um fator de elo com outros parentes e pessoas queridas, que podem se juntar para relembrar bons momentos — por exemplo, ao criar um álbum personalizado, todos podem se unir para vê-lo pronto e conversar sobre aquelas lembranças;
  • fortalece a memória, levando você a relembrar momentos que já passou na sua vida.

Como listamos acima, formar memórias afetivas é importante por diversos motivos, contudo também tem um ponto fundamental: nos permite lidar melhor com nossos sentimentos de perda. Pode ser um acalento para nosso coração após uma perda, além de nos fazer lembrar de coisas boas de quem partiu.

Claro que, muitas vezes, só isso não será o suficiente. Por isso, é fundamental que você também busque outras alternativas importantes para conseguir superar esse momento tão difícil. Uma das opções é contar com a terapia do luto.

Você conhece essa possibilidade? Leia nosso artigo especial sobre o assunto, saiba mais sobre ele e tire suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe um comentário