Perder um ente querido nunca é fácil. Lidar com a ausência de uma pessoa que foi tão importante em nossas vidas pode parecer um desafio impossível de ser superado. Contudo, existem algumas formas de amenizar e aliviar esse sofrimento, mantendo a memória daquela pessoa viva.
Uma dessas formas é fazendo uma homenagem fúnebre. Isso porque a música é uma boa forma de utilizar poesia e melodia para ressignificar memórias e sentimentos.
Entretanto, é preciso ter muito cuidado ao fazer a escolha de músicas para velório, pois é compreensível, e até mesmo esperado, que as pessoas estejam bastante fragilizadas e sensíveis no período posterior à morte de um ente querido.
Para auxiliar você a fazer as melhores escolhas, preparamos a seguir algumas sugestões de músicas que podem ajudar a produzir uma homenagem belíssima. Continue a leitura e confira!
1. Músicas clássicas e instrumentais
Músicas instrumentais são excelentes para velório, uma vez que são marcantes e fornecem um agradável som ambiente. Além disso, ajudam a tranquilizar as pessoas e trazer um ar de elegância, bom gosto e respeito ao funeral e aos familiares.
2. Gostava Tanto de Você – Tim Maia
Essa música tem uma letra belíssima e é uma das mais tocadas em velórios. Isso porque ela relata a saudade, a dor da perda e o amor que continua vivo por uma pessoa querida que partiu. Além disso, traz consigo um sentimento de gratidão pelos bons momentos vividos junto a essa pessoa.
3. Paradise – Coldplay
A música “Paradise” (paraíso, em inglês) é sobre uma garotinha que sonha em manter a inocência, o otimismo e a vontade de continuar a viver, apesar das adversidades que surgem em seu caminho. É uma boa música sobre seguir em frente, sendo perfeita para velórios.
4. Noites Traiçoeiras – Padre Marcelo Rossi
Essa música é mais recomendada para pessoas religiosas. Ela traz consigo uma mensagem de esperança e fé, fala que, apesar do falecimento desse ente querido, Deus está presente nesse momento e vai ajudar a acalmar a alma e aliviar o sofrimento dos que ficam.
Podemos perceber essa ideia claramente no seguinte trecho: “E ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo; o mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo”.
5. Epitáfio – Titãs
“Epitáfio”, da banda Titãs, é composta em primeira pessoa e nos dá a ideia de que a personagem está morta e tem vários arrependimentos de quando estava viva. Na música, ela nos conta que deveria ter amado mais, saído mais, chorado mais e até mesmo errado mais, arrependendo-se de ter vivido a vida que outros esperavam dela e não a que realmente queria para si.
Essa canção nos faz refletir sobre a brevidade da vida humana. Também nos faz lembrar de aproveitar a beleza das pequenas coisas da vida enquanto podemos, as quais, muitas vezes, esquecemos por estarmos tão ocupados com coisas banais.
6. O Anjo mais Velho – O Teatro Mágico
Essa música foi escrita pelo vocalista, Fernando Anitelli, em homenagem a seu irmão mais velho, Rodrigo Anitelli, que faleceu ainda jovem, vítima de câncer. Ela conta com uma poesia belíssima sobre uma pessoa querida que já não está mais entre nós e deixou muita saudade.
7. A Viagem – Roupa Nova
Essa canção também é uma obra belíssima que retrata, em sua letra, um amor tão forte e intenso entre duas pessoas que nem mesmo a morte é capaz de destruir e separar.
Com isso, podemos perceber que ela traz conceitos do Espiritismo. Isso fica mais perceptível no seguinte trecho: “Fui chorando de saudade. Mesmo longe não me conformei. Pode crer… Eu viajei contra a vontade. O teu amor chamou e eu regressei. Todo amor é infinito”, o qual dá a entender que o eu-lírico, após perder a pessoa amada, viajou, regressou e “buscou” por ela no paraíso ou onde quer que ela estivesse após a morte.
8. Tears in Heaven – Eric Clapton
Eric Clapton compôs essa música em homenagem a seu filho de 4 anos que faleceu após cair da janela de seu apartamento que estava sem proteção. Essa composição reaviva a esperança de quem ainda não está no paraíso de reencontrar a pessoa querida no momento certo.
9. Wish you were here – Bee Gees
Essa é uma boa pedida para quem gosta de músicas internacionais. Ela foi lançada em 1989, para homenagear Andy Gibb, irmão dos outros integrantes da banda, que faleceu no ano anterior por conta de uma miocardite.
“Wish you were here” trata da dor e da saudade que a perda de uma pessoa tão querida deixa em nossos corações. Essa é uma canção que expressa de forma linda o desamparo que traz às pessoas uma morte inesperada de alguém tão querido.
10. Tocando em Frente – Almir Sater
Essa música é uma reflexão de como cada momento vivido é importante. Por isso, é uma ótima forma de homenagear a pessoa que partiu, uma vez que trata da saudade e das memórias que trazemos conosco.
11. Estrelinha – Di Paulo e Paulino, Marília Mendonça
Essa é uma das melhores músicas para velório, pois tem uma letra extremamente bonita e tocante, que trata da dor e da saudade que existem em perder uma pessoa tão querida. Essa música propõe uma nova conexão e esperança para continuar mesmo em meio a saudade, simbolizando a pessoa amada como uma estrela no céu.
12. Lei da vida – Sabrina Lopes
Essa canção, além de nos fazer refletir sobre as dificuldades que possamos enfrentar em nossas vidas, também nos dá a esperança de que todos os momentos ruins vão passar e podemos viver bem apesar de tudo.
12. Naquela mesa – Nelson Gonçalves
Naquela mesa de Nelson Gonçalves lembra de momentos com a pessoa querida enquanto estava viva. Por isso, é uma boa canção para homenagear a pessoa que se foi ao relembrar esses bons momentos.
Vale ressaltar que essa homenagem deve ser muito bem organizada e com muito senso e respeito pelo falecido e a seus familiares. Por isso, é importante estar atento aos momentos adequados para cada ação e na escolha de músicas para velório, para não correr o risco de magoar alguém nesse momento tão delicado.
E aí, curtiu o post com sugestões de músicas para homenagear pessoas queridas? Então não perca tempo e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam disso!
Excelentes sugestões de músicas, parabéns, tenho certeza que quaisquer pessoas teriam orgulho de ouvir essas músicas, com as reflexões que elas nos trazem nas situações difíceis que é a perda de um ente querido.
Excelentes sugestões de músicas para tocar em velórios religiosos,’mas eu quero a Ave Maria vc sabe de algum músico que toca essa música nos velórios católicos,se souber passa o contato pra mim por favor. Ema [email protected] Muito obrigada. Aguardo uma resposta.
Olá, Vera
Ficamos felizes que tenha gostado das sugestões de músicas. Informo que os violinistas do Grupo Primaveras tocam, sim, a “Ave Maria” em cerimônias religiosas, incluindo velórios católicos. Para melhor te atender, poderia nos informar se você já é nossa cliente ou de qual cidade está falando? Assim, conseguimos direcionar o atendimento de forma mais precisa.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Grupo Primaveras 💚