Uma das relações familiares mais fortes e simbólicas que existe é aquela entre avós e netos. Basta pensar na sua relação com os seus para, provavelmente (caso tenha convivido com eles), rememorar momentos muito gostosos. É importante, então, ter isso em mente para incentivar o convívio entre seus filhos e seus pais.
E há estudos científicos que mostram o quanto essa relação é benéfica para a saúde. Por isso, é interessante você saber mais sobre o assunto, tanto no que diz respeito ao seu contato com seus avós quanto para fortalecer os vínculos entre seus pais e filhos e, até mesmo, caso já tenha netos, para entender a importância que você tem na vida deles.
Vamos falar mais sobre o tema a seguir. Boa leitura!
A ciência mostra os benefícios dessa relação
Em primeiro lugar, quem ressalta essa relação entre netos e avós é a própria ciência. Segundo pesquisas, crianças que cresceram criando vínculos fortes com os avós tendem a ser mais carinhosas e afetuosas no futuro, além de terem maior segurança no dia a dia.
Outras vantagens desse relacionamento para as crianças, segundo pesquisas, são:
- melhor desempenho escolar;
- melhora da autoestima;
- maior inteligência emocional;
- ajuda a fazer e manter amigos; e
- são crianças que, no futuro, terão menores taxas de ansiedade e depressão.
Aprendizado com outras gerações
Muitos ensinamentos que temos hoje são frutos do nosso contato com gerações passadas. Isso vale para muitas coisas, desde questões simples, como um chá que pode ajudar a melhorar algum desconforto de saúde (e, claro, não estamos dizendo que isso isenta a procura por um profissional para cuidar da saúde), a valores e princípios de vida, inclusive na relação familiar.
Cada geração teve suas questões, seus problemas, seus pontos fortes, vivenciaram um período histórico diferente e, portanto, esse aprendizado com outras gerações pode ser muito interessante para refletir sobre outros momentos históricos e tirar boas lições disso.
Ter um familiar que seja um ponto de apoio
É claro que o afeto dos pais é muito importante e eles também são um ponto de apoio para os pequenos. Mas sabemos que, em muitos momentos, as crianças e jovens precisam ter outros familiares em quem possam confiar, inclusive sobre dilemas e conflitos que tenham com seus próprios responsáveis.
Os avós, muitas vezes, cumprem justamente esse papel na dinâmica familiar, sendo os confidentes dos netos nesse tipo de situação. Por isso, quando essas relações são fortalecidas, todo o núcleo familiar pode ser beneficiado.
Proporcionar maior carinho para as crianças
Os avós, normalmente, possuem uma relação de carinho muito forte com os netos. Afinal, são uma nova geração de familiares e, muitas vezes, é uma forma de reencontrar o contato com crianças, algo que não acontecia desde o crescimento dos filhos.
Além disso, as brincadeiras com os avós podem ser uma forma bem interessante de proporcionar lazer para eles. Afinal, como são de gerações diferentes, as brincadeiras que eles fazem com os pequenos são diferentes daquelas que ocorrem com os amigos e, assim, geram experiências diferentes.
Aprender a lidar com as diferenças de ideias e valores
Avós e netos possuem diferenças geracionais grandes. Com isso, discussões sobre visões de mundo e princípios podem se tornar recorrentes, o que não é de todo ruim.
Muito pelo contrário, proporcionar esses debates saudáveis desde criança pode ensinar os netos a lidar com as diferenças com respeito, a entender que há outras formas de encarar as situações da vida e que é importante termos empatia e uma escuta atenta.
E isso vale para os adultos também. Em tempos nos quais estamos tendo tantos conflitos, lidar com o respeito, carinho e admiração por quem faz parte da nossa família, mas que diverge de nossas questões, é uma forma de ter trocas interessantes. Afinal, é possível também que você fale sobre seus pontos de vista para os seus avós e tenha um diálogo que seja proveitoso para todos.
Conhecer mais sobre a história da família
Outro ponto importante de proporcionar um bom convívio entre netos e avós é mostrar para as crianças a história da família. Afinal de contas, os avós são pessoas que viveram em outra geração, possuem ligação com outros antepassados (bisavós e tataravós) e que podem contar sobre experiências que os pais não sabem. Com isso, as crianças conhecem mais sobre sua história e entendem mais sobre suas origens.
Esse tipo de ação permite gerar laços afetivos mais fortes com os demais familiares e também de amor-próprio, fazendo com que a criança se sinta parte de algo maior, além, é claro, de ser uma forma de reforçar a identidade da criança dentro de um tempo e espaço, fazendo parte de uma família.
E isso vale para os adultos também, sabia? Se você ainda tem avós vivos, pode ser interessante tirar um dia apenas para perguntar e ouvir as histórias deles. Além de ser importante para você, isso será uma forma de reconectar essas pessoas com sua história. Principalmente para aqueles que estejam apresentando os primeiros sinais de Alzheimer e demência, essa também é uma forma de ajudar a minimizar os impactos da doença em idosos.
Benefícios para os avós
Ao longo de todo esse artigo, nós falamos muito sobre como os netos podem se beneficiar do contato próximo com os avós. Mas e o oposto, acontece? Com certeza! Já falamos sobre como essa relação ajuda os mais velhos a minimizar o avanço do Alzheimer e da demência e a lidar com divergências de opiniões entre as diferentes gerações. Contudo, não é só isso que os avós ganham.
Para os avós, alguns dos pontos bons desse convívio constante são:
- melhor saúde psicológica;
- menor incidência de depressão;
- maior bem-estar. Segundo a mesma pesquisa que citamos antes, aqueles que participam ativamente da criação dos netos tendem a ter uma saúde psicológica melhor do que aqueles que participam de forma passiva;
- redução de chances de distúrbios cognitivos;
- reaproximação com sua identidade familiar;
- sensação de orgulho e bem-estar em ver a continuidade da família.
As relações entre netos e avós são muito importantes não só para os dois lados, mas para a família como um todo. Por isso, é fundamental fortalecer os vínculos desse núcleo, independentemente de você ser neto adulto ou avô ou de estar no meio disso (sendo pai ou filho).
A convivência familiar saudável é altamente benéfica e importante para criar boas lembranças e fortalecer vínculos. Para entender mais sobre o tema e como melhorar ainda mais essa convivência, confira um artigo especial que preparamos sobre o assunto.
Amei o conteúdo
Parabéns!
Olá, Janaina
Agradecemos imensamente o carinho! 🥰
Esse retorno é muito importante para nós. 🤩
Um forte abraço!
Grupo Primaveras 💚