7 dicas para um controle melhor do orçamento familiar

6 minutos para ler

Lidar com o orçamento familiar é um desafio muito grande, principalmente em tempos conturbados. Mas manter as finanças sob controle é fundamental para viver bem e ter segurança. Preservando o domínio sobre os números, você conseguirá atingir objetivos maiores e melhores para a sua família.

Para ajudá-lo nisso, nós preparamos este conteúdo com 7 importantes dicas que tornarão o seu controle mais eficiente. Então, continue a leitura e adote as atitudes recomendadas no seu cotidiano para ter mais tranquilidade e aproveitar bem os frutos do seu trabalho!

A importância do planejamento financeiro

O planejamento é o grande diferencial entre as pessoas que conseguem e não conseguem realizar os seus objetivos e lidar melhor com as dificuldades que aparecem. É preciso ter planos e projetos de longo prazo e dedicar uma parte dos recursos de que você dispõe para eventuais imprevistos.

Todos nós pensamos sobre isso, mas poucas pessoas conseguem manter um controle consistente do orçamento familiar. O resultado é o aparecimento de dívidas, o que faz com que o dinheiro se esvaia ainda mais rápido, com o pagamento de taxas, juros e multas. Siga as dicas que daremos a seguir e você conseguirá mudar a sua realidade financeira!

1. Explique para convencer

Em primeiro lugar, é preciso que toda a família esteja engajada e disposta a mudar a relação com o dinheiro. Tem que haver um esforço conjunto! O desgaste causado pelas discussões e discordâncias no gerenciamento do dinheiro faz com que não haja um direcionamento, o que também faz com que o dinheiro seja mal gasto.

Explique, faça concessões, negocie e tente entender e contemplar o ponto de vista de todos os envolvidos, mas chegue a um acordo com o qual todos concordem e que seja possível manter em longo prazo.

2. Reduza desperdícios

Em qualquer empresa, país ou residência do mundo, uma das principais fontes de recursos disponíveis está no desperdício evitado. Em maior ou em menor proporção, todos nós desperdiçamos dinheiro. Ter isso em mente é fundamental para começar a mudar!

Em cada família, há uma realidade própria e, consequentemente, oportunidades de economia diferentes. Então, peça para que cada pessoa identifique, pelo menos, um desperdício que está ocorrendo e faça com que ele cesse definitivamente. Luzes demais acesas, banhos muito longos, comida que estraga na geladeira e várias outras condutas prejudiciais devem ser eliminadas.

3. Compre com parcimônia

Comprar pode se tornar uma compulsão e levar as pessoas a situações financeiras extremamente complicadas. Em muitos casos, se busca uma satisfação no ato de gastar dinheiro, que não está relacionada ao suprimento de nenhuma necessidade. Essa conduta é extremamente grave e deve ser levada muito a sério, buscando ajuda profissional.

No entanto, se, no caso da sua família, você não identifica essa situação, e o que ocorre é simplesmente um descontrole ligado à falta de organização, será bastante simples regular o dinheiro. Comece a monitorar os gastos dividindo-os em categorias e tome nota de tudo que for comprado. Assim, você saberá exatamente onde está gastando e quanto, ficando mais fácil identificar oportunidades de economia.

4. Estabeleça metas

Uma boa forma de motivar a todos e de definir um sentido claro nas ações de economia e controle do orçamento familiar é estabelecendo metas — metas de economia, de rendas extras e de dinheiro poupado ou investido. É preciso que elas sejam realistas! Não pense em criar metas grandes demais. Comece pequeno e vá aumentando o grau de dificuldade à medida que todos forem se habituando e se motivando.

No entanto, para que você saiba se a meta está ou não sendo atingida, se está próxima ou muito distante e como é possível melhorar os resultados, é preciso que haja um controle rigoroso dos números. Então, não descuide e mantenha o controle financeiro atualizado constantemente.

5. Defina objetivos familiares

Assim como as metas, os objetivos familiares são uma forma de se criar engajamento e motivação nos membros da sua família. Essa será uma maneira de manter o seu time unido e de fazer com que todos contribuam mais para o resultado esperado.

Além disso, com os objetivos comuns, você conseguirá estreitar as relações entre os membros da sua família. Imagine que um dos objetivos seja uma viagem com todos juntos para uma praia, por exemplo. Você conseguirá se aproximar da sua família durante o processo de gestão do orçamento e ainda desfrutará de momentos inesquecíveis ao lado dela.

6. Invista em longo prazo

Todo mundo gosta de investir em curto prazo e ganhar muito dinheiro. Mas isso só acontece quando se tem muita sorte. Em geral, os investimentos em curto prazo não dão bons resultados ou têm uma rentabilidade muito baixa.

Para conseguir alcançar grandes objetivos familiares, é preciso que você faça um planejamento financeiro abrangente e em longo prazo, com investimentos sólidos e seguros. Além disso, é recomendado que você se antecipe. Um bom exemplo de investimento é a aquisição de um plano funerário. Assim, você pagará menos e de forma planejada por gastos que são inevitáveis.

Afinal, eventualmente, todos nós faleceremos. É melhor, então, que a nossa família não tenha que lidar com gastos altíssimos de uma hora para outra, o que poderá comprometer irremediavelmente o orçamento familiar.

7. Pague-se primeiro

Por fim, mas não menos importante, essa é uma dica que é ignorada por muitas pessoas quando elaboram um plano financeiro. Você precisa se pagar primeiro! Não se engane ou crie metas que serão impossíveis de cumprir.

É justo e conveniente que você tenha a possibilidade de usufruir, pelo menos, de uma pequena parte daquilo que adquiriu. Então, separe um determinado valor para cada membro da família e distribua-o periodicamente. Assim, todos poderão assumir responsabilidades e se sentir recompensados pelo esforço que fizerem.

Essas foram as nossas dicas para ajudá-lo no controle do seu orçamento familiar. Esperamos que você tenha gostado e que este conteúdo tenha sido útil para a sua compreensão da importância e de como é possível manter os números sob controle para alcançar grandes objetivos.

Para receber mais dicas como essas, siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Assim, você conferirá as nossas publicações exclusivas em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário