Qual a relação entre saúde mental e espiritualidade? Veja aqui!

6 minutos para ler

Muito se discute sobre saúde mental e a importância de adotarmos mudanças no estilo de vida para resguardá-la e melhorá-la continuamente. Em paralelo, também se fala bastante sobre o papel da espiritualidade para o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e a cultivação da esperança. Porém, e quando se trata de combinar saúde mental e espiritualidade? Será que é possível esses temas andarem lado a lado e até mesmo interagirem entre si?

Pensando nesses questionamentos e na relevância deles, preparamos este post especial para mostrar como esses dois assuntos têm mais em comum do que muita gente imagina. Acompanhe e entenda melhor os benefícios de aliar saúde mental e espiritualidade!

O que dizem alguns teóricos importantes da área da saúde?

Grandes nomes da área da saúde, em especial da psicologia, se debruçaram sobre a relação das pessoas com a espiritualidade, abordando como ela influencia e contribui para a evolução individual e o bem-estar psíquico. É o caso de Carl Jung, que, inclusive, tem um livro a respeito dessa temática, intitulado “Espiritualidade e Transcendência”.

Viktor Frankl, por sua vez, defende que o homem não pode ser estudado e analisado apenas considerando mente e corpo. É indispensável avaliar a espiritualidade, que faz parte da essência da humanidade e reverbera em quem nos tornamos. O assunto, inclusive, foi tema de artigo da Revista da Abordagem Gestáltica.

Espiritualidade no XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O Brasil não fica para trás. O XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado no mês de outubro de 2023 em Salvador/BA, trouxe temáticas muito importantes que se relacionam com a qualidade de vida do brasileiro. Um dos tópicos abordados pelos profissionais de saúde nesse evento foi a espiritualidade.

O motivo não foi à toa. Afinal, a fé se faz presente em muitos episódios do dia a dia da população, funcionando como força motora para o equilíbrio emocional e o estímulo para a superação de adoecimentos, hospitalizações, acidentes, morte de pessoas queridas e muito mais.

Quais benefícios a espiritualidade pode trazer para você?

A espiritualidade traz muitas vantagens para sua realidade, não só do ponto de vista emocional, mas também da personalidade e do comportamento. Assim, ajuda no desenvolvimento e no aprimoramento de características positivas que você já tem.

Por exemplo, você demonstra maior nível de empatia nas relações interpessoais, desenvolve mais autoconfiança e autoestima, sente menos aflição e preocupação diante dos problemas, busca viver em harmonia com o próximo e passa a valorizar mais as experiências que tem com sua família e com as pessoas que lhe são queridas.

Como a espiritualidade ajuda a lidar com o luto?

A espiritualidade tem um papel muito importante para quem vivencia um período de luto. Isso porque ela atribui sentido à perda, permitindo que a pessoa ressignifique esse momento de dor, saudade e despedida. Então, esses aspectos são substituídos por sentimentos de paz, nostalgia e acalento.

Por exemplo, há a percepção de que o ente querido está agora em um plano melhor, que ele cumpriu os desígnios dele na Terra conforme o destino que tinha, que seguirá olhando e zelando pelos familiares e amigos, que a morte foi só uma despedida temporária, pois você o reencontrará na vida eterna etc.

Portanto, a crença — seja ela qual for — fortalece o indivíduo para lidar com a saudade, reconstruir a rotina e estreitar os laços com aqueles que ficam e são a rede de apoio dele. Tudo isso é crucial para que o luto não se torne uma experiência negativa ou mesmo patológica, gerando adoecimento mental, forte sofrimento emocional e perda de autonomia e independência na vida pessoal e profissional.

Como trabalhar saúde mental e espiritualidade simultaneamente?

Há algumas estratégias que você pode adotar na sua rotina não apenas para trabalhar saúde mental e espiritualidade, mas também para ampliar a presença da fé na sua vida e fortalecer seu estado psicológico. Abaixo, mostramos alguns exemplos. Anote as sugestões!

Participe de grupos de apoio na sua comunidade

Além de ter um instante para praticar sua crença, você cria vínculos com pessoas com as quais poderá desabafar e compartilhar suas vivências atuais. Essa é uma iniciativa muito importante para você aprender a expressar seus sentimentos e a se sentir confortável para falar sobre eles.

Pratique a meditação reflexiva

Diariamente, reserve um momento para praticar a meditação reflexiva. A prática consiste em ficar em um canto reservado, no qual você pode se alongar e depois sentar de olhos fechados, expirando e inspirando profundamente até sentir corpo e mente leves e tranquilos.

Ao atingir esse ponto, você se conecta com o seu “eu interior” e começa a avaliar sua história de vida, refletindo sobre momentos em que você exercitou sua fé e ela lhe recompensou, trazendo melhorias e novas perspectivas para o futuro.

Pense em como ela foi crucial para lidar com desafios e momentos turbulentos, como ajudou a moldar sua visão de mundo e serviu para fortalecer suas decisões pessoas e seu caráter. O objetivo é fazer esse retrospecto da sua espiritualidade e estreitar os laços com ela, renovando sua crença a cada novo amanhecer.

Envolva-se com projetos voluntários

Muitas instituições religiosas, de diferentes segmentos, promovem ações, programas e atividades de cunho voluntário para ajudar pessoas e/ou animais em situação de vulnerabilidade. Portanto, vale a pena pesquisar pelas iniciativas existentes na sua cidade e como participar delas.

Além de realizar um trabalho que visa à caridade e ao cuidado com o próximo, conforme as doutrinas da sua crença, você alcança mais amadurecimento pessoal e um maior sentimento de autorrealização.

Como você leu, saúde mental e espiritualidade caminham muito bem juntas. Afinal de contas, elas podem se beneficiar mutualmente e, com isso, trazer efeitos positivos para a vida da pessoa. Inclusive, são capazes de fortalecê-la para encarar momentos de mudança e até mesmo perdas de entes queridos. Portanto, siga nossas orientações e comece a estimulá-las em conjunto para aumentar a sintonia entre fé, bem-estar emocional e psicológico e desenvolvimento pessoal.

Se você gostou do assunto deste post e quer se aprofundar nele, aproveite e confira algumas dicas de como cuidar da saúde mental!

Posts relacionados

Deixe um comentário