A chegada de datas comemorativas, quando relacionadas a pessoas importantes em nossas vidas que já partiram, pode ser dolorosa. Mas também se trata de uma oportunidade para prestar homenagens, reviver momentos e descobrir coisas sobre elas. E o dia dos pais é um desses momentos importantes.
Preparamos o conteúdo a seguir para ajudar você a viver esse dia da melhor forma possível, permitindo que sua emoção transborde e revivendo os melhores momentos que passou ao lado do grande herói de toda criança: o seu paizão. Veja nossa lista com ideias tradicionais e inovadoras para mostrar seu respeito e amor!
1. Descubra se é possível levar flores ao túmulo
As flores são a forma mais tradicional e difundida de se homenagear alguém. Elas podem ter inúmeros significados, relacionados às suas características, a costumes e a memórias específicas. Mas todas sempre simbolizam o ciclo da vida, algo lindo que eventualmente perece para que outras vidas se formem.
No momento atual, há inúmeras restrições para visitas, portanto pode ser impossível levar flores pessoalmente. Então, consulte previamente as condições impostas para não perder a viagem. Verifique também se existe a oferta de algum serviço por parte do cemitério.
2. Visite as cinzas
A cremação de corpos é uma prática muito antiga que tem se tornado mais comum no Brasil. Quando a família opta pela modalidade, encontra muitas alternativas de destinos que podem ser dados às cinzas. Algumas pessoas as guardam em casa, outras levam para locais previamente escolhidos e há ainda a possibilidade de que sejam sepultadas.
O sepultamento das cinzas é uma forma de unir os benefícios da cremação com o fato de se ter um local próprio para guardá-las adequadamente, onde possam ser visitadas. O cemitério-parque Primaveras criou a Praça da Guarda com esse fim. Trata-se de um local ao ar livre, com muita beleza e que possibilita aos membros da família que preferiram ser cremados terem um lugar próximo aos demais que foram sepultados.
3. Crie uma caixa de memórias
A perda de uma pessoa amada é algo muito doloroso. É comum levar algum tempo para se acostumar com a ausência e pensar em organizar os pertences do ente querido (ou que remetam a ele).
Uma boa forma de manter as lembranças e homenagear a pessoa que partiu é criar uma caixa de memórias. Nela, você pode colocar fotografias, papéis e quaisquer outros objetos que por determinado motivo tenham um significado especial relacionado a quem faleceu.
4. Faça algo que gostavam de fazer juntos
Reviver momentos e situações que aconteceram ao lado de seu ente querido é uma maneira de avivar a memória e ter a sensação da presença dele. Portanto, procure se lembrar de coisas que vocês fizeram juntos e tenham um significado especial.
Com as restrições de deslocamento e distanciamento social, é possível que haja impedimentos para você realizar visitas físicas, dependendo do local. Então, use a tecnologia e faça visitas virtuais.
5. Acenda uma vela virtual
Outra possibilidade de uso da tecnologia para homenagear uma pessoa falecida é o acendimento de velas virtuais. Algumas pessoas não sabem exatamente como dar significado, onde manter ou qual vela escolher e acabam descartando essa opção. Mas, com as velas virtuais, você tem muita facilidade de mantê-las seguras e acesas, além de vê-las onde quer que estejam.
6. Reúna fotos em um álbum
A fotografia é um dos meios mais poderosos para manter a memória de alguém. Mas, na era digital em que vivemos, é comum armazenarmos milhares delas sem nunca termos a oportunidade de reuni-las e observá-las com o tempo e o cuidado necessários. Uma boa forma de evitar isso é fazendo um apanhado de todo o acervo e imprimindo os exemplares mais significativos para depois juntá-los em um álbum personalizado.
Também há a alternativa de criar álbuns virtuais, que possam ser compartilhados e acrescentados de contribuições de outras pessoas que tenham consigo fotografias únicas. Assim, todos podem relembrar juntos e um grande acervo é formado para valorizar ainda mais a memória daquela pessoa.
7. Escreva uma carta aberta
Outro meio digital que tem sido muito utilizado em homenagens é o compartilhamento de cartas. Por serem expostas e não enviadas diretamente ao destinatário, elas são chamadas de cartas abertas.
No caso de uma pessoa falecida, o uso desse tipo de correspondência ganha um significado especial, pois amplia a percepção que os outros têm sobre ela a partir da narração de alguém próximo.
Você pode contar uma história específica, listar características e qualidades marcantes, compartilhar seus sentimentos ou apenas dirigir algumas palavras ao ente que pretende homenagear. Compartilhe o conteúdo da carta com quem quiser, para que essas pessoas tenham a oportunidade de entender melhor como você se sente ou saber mais sobre seu falecido pai.
8. Promova um encontro virtual
Por fim, há a possibilidade de reunir muitas pessoas virtualmente para criar uma homenagem volumosa e que honre a memória do grande herói da sua vida. Existem inúmeros aplicativos e sites gratuitos que permitem a reunião de vários participantes em uma mesma sala virtual.
Convide os familiares, as pessoas que eram próximas do seu pai e todos aqueles que por algum motivo tenham representatividade nesta data. Peça para que parte do grupo (ou todos) conte fatos sobre ele, desde suas histórias preferidas até detalhes que poucos conheciam.
Independentemente de qual seja a sua escolha, não deixe de considerar o envio de flores especiais para o local em que seu pai esteja sepultado. Elas são uma forma muito carinhosa e significativa de homenagem, que farão com que a memória de quem partiu seja enaltecida de uma maneira simples, mas muito amorosa e bonita.
O Cemitério-Parque Primaveras disponibiliza inúmeras opções de vasos e flores para adornar o local de descanso do seu falecido herói. As flores chegam quatro vezes por semana e estão sempre frescas e vívidas. Há também opções de assinatura para que o túmulo fique sempre enfeitado.
Saiba mais detalhes sobre os serviços oferecidos pela floricultura e não perca a oportunidade de prestar uma linda homenagem no dia dos pais!