Tanatopraxia: entenda mais sobre essa técnica!

6 minutos para ler

Dedicar o tempo necessário para homenagear um ente querido que faleceu é um passo importante no processamento do luto. O velório é o momento em que familiares e amigos podem guardar na memória a imagem que essa pessoa amada tinha em vida, graças às técnicas de tanatopraxia.

Esse procedimento tem um papel fundamental em todos os ritos fúnebres atuais. É uma forma de mostrar cuidado com o corpo desse ente querido, preparando-o para suas homenagens. Com isso, a família tem mais um momento para compartilhar e se despedir.

Acompanhe e entenda mais sobre a tanatopraxia, sua importância e como ela é executada.

O que é tanatopraxia?

A tanatopraxia é um conjunto de técnicas usadas para conservar o corpo de uma pessoa falecida, além de prepará-lo para o velório. Seu objetivo é manter uma aparência mais saudável, próxima de como a pessoa parecia em vida.

Essa prática é bem antiga, sendo um dos principais serviços funerários. Desde o início da civilização, por questões religiosas ou sentimentais, as sociedades adotam técnicas para preservar o corpo de pessoas importantes. Tais métodos foram refinados com o tempo e ainda têm um papel essencial no processo de luto de várias famílias.

Por meio dessas técnicas, é possível mitigar as mudanças iniciais do corpo, tanto do ponto de vista estético quanto do sanitário. Isso permite que os familiares tenham um contato próximo com seu ente querido, o que contribui para promover a aceitação dessa partida.

Algumas pessoas confundem a tanatopraxia com a necropsia, mas essas são práticas completamente diferentes. A tanatopraxia prepara o corpo para rituais fúnebres, enquanto a necropsia é um exame médico realizado em uma pessoa já falecida.

Qual é a importância da tanatopraxia?

Como mencionamos, a tanatopraxia tem um papel-chave para rituais fúnebres em diversas culturas. Veja, a seguir, alguns dos principais exemplos.

Prestar homenagens

As técnicas de tanatopraxia permitem um último contato entre os familiares e o falecido antes de este ser levado ao seu local de descanso. Essa é também uma oportunidade para que todos prestem homenagens ao ente querido, enfatizando o impacto positivo que teve em suas vidas.

O cuidado adequado com o corpo também é uma maneira de demonstrar respeito e amor. É um ato de carinho que demonstra que seus familiares reconhecem seu valor e que ele merece essa atenção.

Lembrar o falecido como era em vida

Um dos objetivos da tanatopraxia é preservar o corpo por mais tempo após a morte, tanto visualmente quanto do ponto de vista sanitário. Assim, mantém uma aparência mais próxima da pessoa ainda em vida e como ela é lembrada pelos seus entes queridos.

Não é apenas uma questão de aparência, mas também de considerar os sentimentos dos familiares presentes. Ver esse familiar em um estado sereno, descansando e em paz, do jeito que sempre mereceu, também traz paz para as pessoas que ficam.

Proporcionar a oportunidade de se despedir

Por fim, a tanatopraxia proporciona um momento adequado para os familiares se despedirem. Esse é um passo importante na aceitação da perda, um processo que costuma ser bastante difícil para muitas pessoas.

Mesmo que seja algo simples, um momento para olhar para seu ente querido e reconhecer sua partida pode fazer uma grande diferença. O cuidado com o corpo é mais uma forma de amenizar o impacto dessa mudança, tornando o processo um pouco mais fácil.

Quais são as etapas da tanatopraxia?

As técnicas aplicadas na tanatopraxia passaram por uma série de melhorias e refinamentos. Porém, as etapas desse processo ainda seguem os mesmos fundamentos. Saiba quais são e os seus impactos.

Preparação do corpo

Tudo começa com a preparação adequada do corpo do falecido. Isso inclui sua lavagem, que visa remover qualquer sujeira ou resíduos que possam ter ficado no corpo durante seu traslado. A prática impacta a aparência e evita a decomposição.

Outro procedimento indispensável é a remoção do sangue do corpo, caso haja, o que também contribui para sua conservação. Afinal, esse fluido é uma das partes que se deterioram mais rapidamente.

Conservação

Uma vez realizados o preparo e a limpeza do corpo, são tomadas medidas para conservá-lo por mais tempo. O principal exemplo disso é a aplicação de produtos que reduzem a ação de bactérias e ajudam a manter o estado natural da pele.

Esse é um dos processos mais importantes, visto que afeta o estado do corpo a longo prazo. Dessa maneira, é possível mantê-lo conservado até o momento em que os familiares possam se despedir antes do sepultamento.

Massagem muscular

Após o falecimento, o corpo passa pelo processo de rigor mortis, que faz os músculos ficarem gradualmente mais rígidos. A massagem muscular é uma forma de quebrar esse estado para que ele fique mais relaxado.

Esse passo tem dois propósitos: deixar o corpo em uma condição mais fácil de cuidar e tratar nos próximos estágios, além de melhorar sua aparência antes do contato com os familiares.

Vestimenta

Com os demais passos concluídos, a próxima tarefa da tanatopraxia é vestir o falecido para receber as últimas homenagens. Assim, ele estará no melhor estado possível para que seus familiares e amigos se despeçam.

A escolha da roupa pode variar bastante. Em muitos casos, a família toma essa decisão, mas também há situações em que uma pessoa decide ainda em vida como pretende estar vestida nesse momento, bastando respeitar seus desejos.

Necromaquiagem

Por último, é aplicada a necromaquiagem, um conjunto de técnicas que criam um semblante sereno e saudável no rosto do falecido. Ela envolve mudanças superficiais e produtos simples para deixar a pessoa mais próxima do seu estado de vida. Desse modo, os familiares podem relembrar sua presença com mais clareza antes de se despedirem.

A tanatopraxia é uma prática antiga, mas que ainda tem um papel fundamental para diversos rituais fúnebres. Criar o momento adequado para amigos e familiares se despedirem de uma pessoa próxima é um passo importante na aceitação e no processamento do luto.

Você já conhecia todas as etapas da tanatopraxia? Ainda tem alguma dúvida sobre ela ou outras práticas associadas? Então deixe seu comentário, e logo responderemos.

Posts relacionados

Deixe um comentário