Perder uma pessoa querida é um momento muito doloroso. Lidar com a saudade nessa situação pode ser algo difícil e delicado para muitas pessoas que não estão acostumadas com a perda. Para muitos, a angústia pode parecer simplesmente impossível de suportar.
Se você não sabe como lidar com a saudade que ficou, preparamos um artigo com algumas questões que podem ajudá-lo neste momento tão delicado. Esperamos que ele ajude você a aliviar um pouco desse sofrimento. Leia com carinho e veja o que pode adotar na sua rotina para minimizar a dor!
Não segure o choro
Um erro muito comum é segurarmos o choro quando sentimos saudade de alguém que partiu. Infelizmente, socialmente, ainda vemos o ato de chorar como uma emoção infantilizada e, portanto, muitas pessoas reprimem essa ação no dia a dia. No entanto, não há nada de errado em chorar.
Cientificamente, inclusive, o choro tem razão para acontecer. Aquele que acontece como uma catarse emocional é uma das formas do nosso corpo liberar o cortisol — hormônio responsável pelo nosso estresse. Com isso, a tendência é que consigamos nos sentir mais tranquilos no final de um choro.
Por isso, reprimir o choro é uma forma de segurar essa catarse. Além disso, chorar aumenta a resistência imunológica e libera opioides em nosso organismo, que auxiliam a relaxar. Assim sendo, chorar é uma forma muito importante de liberar a dor da saudade e traz um maior bem-estar.
Não se sinta culpado pela tristeza
Muitas pessoas, principalmente em lutos prolongados, tendem a se sentir culpadas pelo sentimento que têm, como se estivessem passando por isso por tempo demais. Negar a dor que está sentindo apenas faz com que isso volte mais forte depois.
Em uma metáfora para você entender como isso evolui dentro de nós: pense em uma bola que empurramos para o fundo da piscina. Nesse caso, a bola representa os nossos sentimentos diante do luto. Quanto mais os empurramos para o fundo (por sentirmos culpa), com mais força eles subirão quando forem liberados.
Ou seja, suprimir a nossa dor por culpa apenas faz com que ela venha com mais força depois. Por isso, sinta ela agora. Deixe vir. Saudade é normal e representa o quanto vivenciamos coisas boas com pessoas que amamos.
Seja grato pelos bons momentos
Um sentimento muito importante para lidar com a saudade de uma pessoa que perdemos é a gratidão. Para você ter dimensão disso, a gratidão nos permite liberar dois hormônios importantes em nosso organismo: a dopamina (responsável pela sensação de bem-estar) e a ocitocina (hormônio do amor e do afeto).
Pensar no quanto somos gratos por termos vivenciado tantas coisas boas com quem amamos e que partiu nos permite vincular sentimentos positivos e afetos àquela pessoa, passando a transformar a dor que a saudade nos traz em apenas memórias boas para serem lembradas.
Converse com outras pessoas que conheceram a pessoa
Já pensou em quantas lembranças de quem partiu temos compartilhadas com outras pessoas? Nesse sentido, conversar com outras pessoas que tenham feito parte da vida daquela pessoa também pode ser uma forma de aliviar a saudade.
Por exemplo, se você perdeu um dos pais, chamar irmãos, sobrinhos, tios, entre outros parentes, que conviveram com a pessoa para conversar e relembrar esses momentos permite conhecer mais sobre o ente querido que partiu. Afinal, seu irmão, com certeza, tem uma história com um dos seus pais que você não conhece.
Além disso, ao reunir essas pessoas, é possível que ocorra um conforto coletivo, ou seja, todos se apoiam e se dão suporte naquele momento, aliviando as dores do grupo e lidando com o luto em família. Portanto, essa é uma forma de realizar um apoio para aqueles que estão sofrendo e aproveitar para melhorar a convivência familiar.
Cuide de si e faça coisas de que gosta
Em diversos momentos de luto, muitas pessoas acabam se fechando e param de fazer coisas de que gostam ou que as fazem felizes. Nessa ocasião, além de dar o suporte para as pessoas que ama, você também precisa cuidar de si.
Ou seja, escute-se. Dentro do possível, faça as coisas de que sempre gostou. Esse autocuidado é fundamental, principalmente quando a dor da perda é tão forte que pode gerar, até mesmo, o início de uma depressão (muito comum nesse momento).
Como esse começo é muito difícil, tente com coisas simples: faça um passeio, vá ao cinema, peça uma comida naquele restaurante de que você gosta, visite uma exposição de um tema do qual é fã, entre outros. Com isso, você conseguirá distrair-se um pouco e melhorar o humor diante do sentimento de perda.
Respeite o seu tempo
Outra cobrança que tendemos a fazer e que pode atrapalhar nossa forma de lidar com o luto é, justamente, acreditar que precisamos superá-lo rapidamente. E, na verdade, não é bem assim. O processo sequer é linear. Ou seja, você pode estar bem em um momento e, depois, retornar à dor anterior da saudade.
Fato é: todo luto tem um tempo para ser superado. Por isso, é tão importante que você respeite isso. Vão ter bons dias, outros ruins, e isso é natural. Logo, não se cobre de superar rapidamente. O momento em que a dor se tornará apenas boas lembranças vai chegar, acredite!
Faça uma terapia do luto
Para muitas pessoas, de fato é difícil superar o luto. Independentemente se foi uma perda repentina ou não, se foi um momento traumático, se ocorreu despedida ou não, cada indivíduo lida com a morte de uma pessoa querida de uma forma diferente e, em alguns casos, ele não consegue superar sem ajuda.
Uma das formas que podem ajudar nisso é contar com uma terapia do luto. Nesses espaços, você poderá conversar e conhecer outras pessoas que passam pelo mesmo que você, bem como ter orientações com profissionais especializados justamente em situações de perda e que poderão dar todo o suporte para superar esse momento tão difícil.
A verdade é que quem amamos dificilmente parte sem nos deixar saudades. Cada pessoa lida com isso de uma forma diferente. O que listamos aqui são algumas dicas que podem ajudar você a como lidar com a saudade. Teste-as e, também, busque formas próprias de lidar com isso. E sinta-se acolhido neste momento, ok?!
Aproveite que está por aqui e conheça 7 livros sobre luto para te ajudar a passar por esse momento difícil!