Os animais de estimação podem ser grandes companheiros, protetores e amigos. Mais do que isso, a presença dos bichos em casa ajuda no desenvolvimento das crianças, promove o bem-estar em adultos, além de contribuir com a saúde física e mental de idosos.
O laço afetivo que os humanos estabeleceram com algumas espécies de animais oferece benefícios a todas as partes. Por esse motivo, cada vez mais as pessoas estão optando por ter um pet, o que é ótimo para evitar problemas como abandono e situações de maus-tratos, além de trazer mais alegria e qualidade de vida aos tutores.
Neste post, você conhecerá 5 vantagens dos animais de estimação para a saúde mental, além de dicas para essa convivência ser mais tranquila. Boa leitura!
Quais são as 5 vantagens de ter um animal de estimação?
Os pets podem ser fofos, carinhosos e ótimos protetores para o lar e seus tutores. Mas além de todas essas vantagens mais conhecidas, existem ainda outros aspectos positivos de ter um amigo animal. Conheça 5 benefícios para a saúde mental!
1. Alívio da solidão
As pessoas que moram sozinhas ou que, mesmo dividindo a casa, sentem solidão podem ser muito beneficiadas pelo contato com os animais. Você e seu pet cuidarão um do outro e, assim, construirão um laço valioso. Esse vínculo ajuda a aliviar a sensação de estar só, afinal você sempre terá uma companhia fiel e solidária para interagir.
A convivência entre humanos e animais domésticos faz com que o entendimento entre eles fique cada vez maior. Dessa forma, gradativamente o pet começa a compreender a rotina, o humor e as necessidades do seu tutor. Do mesmo modo, o humano consegue perceber cada vez mais facilmente o que seu amigo animal precisa ou quando algo não vai bem.
2. Redução do estresse
A interação com os animais pode ser muito prazerosa, pois eles costumam ser divertidos, fofos e engraçados. Além disso, pets também podem ser carinhosos e também podem cuidar de seus tutores quando eles necessitam, oferecendo uma amizade profunda e verdadeira. Em muitos casos, a interação com esses bichos é recomendada como auxiliar no tratamento da depressão e de outras dificuldades emocionais.
Portanto, a redução do estresse é uma das vantagens de ter um bicho de estimação que pode ser destacada. Cabe ainda mencionar que muitas pessoas sentem medo quando moram sozinhas, o que se torna um fator estressante. Nesse sentido, os animais costumam alertar sobre perigos e aumentar a sensação de segurança.
3. Criação de vínculo
O vínculo estabelecido entre os humanos e os seus animais de estimação pode ser muito forte. Eles se tornaram parte da família e, por isso, se desenvolveu o conceito de famílias multiespécies. Os animais são seres sencientes, ou seja, são dotados de sentimentos e sensibilidade, o que favorece a construção de laços.
Essa relação tão estreita afeta os comportamentos dos humanos e dos pets. Por conta disso, já existe o reconhecimento do direito dos animais na lei, que garante a sua dignidade e até mesmo ajuda a lidar com situações relacionadas aos tutores — como a guarda em caso de separação e o pagamento de pensão alimentícia.
4. Diminuição do sedentarismo
O sedentarismo é um grande problema para a saúde física e mental em todas as idades. No caso das crianças, manter o corpo ativo é fundamental para o bom desenvolvimento; em adultos, se exercitar é importante para prevenir uma série de doenças; e, para idosos, as atividades se mostram essenciais para preservar a qualidade de vida.
Nesse contexto, alguns pets podem ser um ótimo incentivo para se movimentar, favorecendo corpo e mente. Aproveitar as oportunidades de brincar com o seu bichinho ou de levá-lo para passear, além de ser muito divertido, é uma forma de sair do sedentarismo.
5. Sensação de relaxamento
Toda a interação ou mesmo a presença de animais fofos ajuda a produzir uma sensação de relaxamento que é importante para a saúde mental. Os sinais de satisfação e relaxamento que os pets produzem quando recebem um carinho também pode ser sentidos pelos humanos, o que resulta em uma conexão muito benéfica para ambos.
Além disso, após um dia difícil ou em momentos de solidão, ver as peripécias do seu companheiro poderá render alguns sorrisos e ser muito prazeroso. Essa é uma forma saudável de relaxar, tirar o foco dos seus problemas e lidar com eles de maneira mais tranquila em outro momento.
Como ter uma boa convivência com o animal de estimação?
Não podemos esquecer que, apesar de oferecer muitos benefícios aos seus tutores, ter um animal de estimação significa grandes responsabilidades. Por esse motivo, é importante ter alguns cuidados para garantir que essa convivência seja saudável tanto para os humanos quanto para os pets. Acompanhe algumas dicas para ter uma boa experiência!
Prepare a sua casa para receber o animal
O primeiro passo na hora de adquirir um animal é avaliar qual é a espécie e a raça mais adequada para a sua casa e disponibilidade. Se for um apartamento, por exemplo, é mais interessante optar por pets tranquilos e de porte menor, como gatos ou cães pequenos.
Também vale observar se haverá companhia para o bicho, já que há aqueles que ficam bem sozinhos e outros que precisam de mais interação. Da mesma forma, pode ser necessário realizar algumas adaptações na casa, como a instalação de telas, o enriquecimento ambiental, entre outros cuidados que variam conforme o pet escolhido.
Mantenha os cuidados com a saúde do pet em dia
A boa saúde do seu animalzinho é fundamental para evitar desconfortos para ele e para você. Portanto, mantenha as vacinas em dia e procure um veterinário sempre que surgir alguma dificuldade.
Além disso, é fundamental manter a alimentação adequada e as boas condições de higiene. A disponibilidade para realizar esses cuidados deve ser avaliada antes de adotar, pois eles devem ser mantidos diariamente.
Viu só como os animais de estimação podem ser benéficos para a saúde mental? Eles ajudam, especialmente, no bem-estar e na qualidade de vida de idosos, pois são companheiros fiéis, que mantêm seus tutores felizes e seguros. Mas, antes de adotar, considere sempre a sua disponibilidade para lidar com as demandas do pet.
Gostou de conhecer as 5 vantagens de ter um animal de estimação para a saúde mental? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais e mostre essas informações para os seus amigos!