Exumação: Se você é cliente Primaveras, e perdeu um familiar no período da Pandemia, leia este artigo para tirar suas dúvidas.

8 minutos para ler

O que é exumação ?

A exumação de restos mortais é um procedimento que consiste na retirada de um corpo ou ossada do local onde foi sepultado. Geralmente é realizada quando há necessidade de mudança do local de sepultamento, identificação de uma vítima, investigação de um crime ou em casos de exumação legal após o período de três anos previsto no artigo 13 da Resolução SS Nº 28 de 25/03/2013 e no artigo 551 do Decreto Estadual nº 16.017/80.

A lei brasileira permite a exumação de corpos após três anos do sepultamento, desde que autorizada pela autoridade competente. Em casos de investigação criminal, a exumação pode ser realizada antes desse prazo mínimo de três anos. Nesses casos, é necessário que haja uma ordem judicial que autorize o procedimento.

Neste artigo sobre exumação, vamos considerar as informações e possibilidades para o Cliente Primaveras, levaremos em consideração casos de exumações que acontecem de forma ordinária, ou seja, que acontecem apenas após o período previsto por lei como mencionado acima.

Por que preciso exumar?

Vamos listar alguns motivos para que você possa entender melhor.

  • Quando há locação ou empréstimo de gaveta, túmulo ou espaço destinado para o sepultamento durante três anos, período previsto por lei. Neste tópico se enquadram os Clientes do Plano Primaveras, uma vez que o empréstimo da gaveta pelo período de três anos está previsto em contrato;
  • Quando a cremação é desejada após um período de três anos;
  • Quando há necessidade de organização ou liberação de gavetas no jazigo familiar.

Não queria exumar meu familiar, o que posso fazer?

Se você é cliente do Plano Primaveras e utilizou empréstimo de gaveta, podemos estender o período de locação de gaveta por um período de uma a três anos, dessa forma terá mais tempo para se organizar para a exumação. Converse conosco, informaremos sobre valores e detalhes dessa adesão.

Se você é concessionário do Cemitério Primaveras, ou seja possui jazigo no Primaveras 1 ou no Primaveras 2 em seu nome, pode optar quando deseja realizar exumações, mas ressaltamos aqui que é de responsabilidade do concessionário do jazigo a ciência sobre a situação das gavetas. Uma dica, se você possui um jazigo com gavetas empilhadas, fique atento, a exumação após três anos é uma estratégia de prevenção e organização necessária para você, para que tenha sempre que possível gavetas disponíveis para sepultamento.

Tenho Plano Primaveras, mas sepultei meu familiar no jazigo da própria família, o que fazer?

Poderá optar por exumar quando entender necessário, mas ressaltamos como anteriormente sobre a responsabilidade do titular do jazigo estar ciente sobre os espaços do jazigo. Lembramos ainda sobre a dica que citamos no tópico anterior, se tiver um jazigo com gavetas empilhadas, ou seja com uma gaveta sobre a outra sem corredor para acesso é necessário estar atento pois a exumação após o período de três anos é importante para organizar o jazigo e na medida do possível manter sempre uma gaveta disponível.

E se o corpo não estiver pronto para exumação?

Caso os restos mortais de seu familiar estejam semi intactos, ou seja ainda preservados por não terem se tornado ossos, a família poderá decidir por três alternativas;

  • Poderá adquirir um jazigo próprio, e o corpo poderá ser trasladado para o jazigo adquirido no Primaveras. Caso o jazigo seja da família, poderemos lacrar a gaveta novamente e aguardar até que possamos exumar os ossos;
  • Poderá realizar a cremação do semi-intacto, para cremação temos algumas orientações que estarão descritas em outro tópico desse texto;
  • Locação da gaveta emprestada por um período de um a três anos.

Eu gostaria de acompanhar a exumação, quais as orientações do Primaveras sobre isso?

Queremos lembrar, sobre nosso comprometimento em oferecer um ambiente acolhedor e seguro para você e sua família, pensando nisso não sugerimos o acompanhamento das exumações. Nossos colaboradores estarão devidamente paramentados com EPI’s, para realização da exumação, o que diminui a interação que gostamos de ter com a família.

Entendemos que cada corpo tem sua história, que cada pessoa dividiu vida e criou memórias, é delicado expor os familiares à exumação sem deixar registros em sua memória sobre o que esse familiar se tornou fisicamente. Dessa forma a exumação pode causar gatilhos e ser traumática para algumas pessoas. Contudo entendemos e respeitamos as necessidades e desejos de cada família e acolheremos você em sua decisão.

Vocês garantem que a pessoa exumada é meu ente querido?

Nós garantimos o processo, somos rigorosos quando atendemos a família durante o óbito, sempre identificamos tudo o que diz respeito ao falecido, porém entendemos que essa insegurança acompanhe a família por perdas no período da pandemia, pois algumas leis e regras sanitárias foram adotadas por conta da COVID 19 e muitos não puderam ver seus familiares para se despedirem como entendiam ser necessário.

Lembramos que as condições para prestação de serviços na pandemia eram limitadas, mas o que esteve ao nosso alcance foi feito, de forma integra, verdadeira e respeitosa. Cada família atendida, cada identificação realizada pelos hospitais, IML’s, SVO’s, todas identificações foram mantidas.

Não pude me despedir como queria, posso fazer alguma homenagem? Posso levar minha família?

Lamentamos por sua família não ter tido de forma adequada a despedida que imaginavam, ou que seu familiar merecia, por isso sugerimos que fale com a gente. Vamos pensar no que podemos ajudar.

Quando e como serei avisado sobre a exumação do meu familiar?

Se você é cliente do Plano Primaveras,  informamos que entraremos em contato quando estiver próximo de completar o período de três anos que citamos no início desse artigo, entraremos em contato com o titular do plano para conversarmos, neste contato, iremos orientar, informar e tirar todas as dúvidas.

Se você é concessionário do Cemitério Primaveras, enviaremos através dos nossos canais de atendimento lembretes e informações sobre campanhas para exumações, porém lembramos que permanecemos disponíveis para esclarecer dúvidas e ajudarmos a organizar seu jazigo.

Quais as possibilidades para destino das cinzas?

Cremação dos restos mortais

A cremação é fortemente sugerida por nós pois traz muitas opções para a família, como por exemplo, flexibilidade e autonomia para descansar as cinzas em diferentes locais proporcionando à família possibilidades de personalizarem suas homenagens.

O que preciso saber para cremar os restos mortais de um familiar?

Caso seu familiar tenha tido uma causa da morte natural, a cremação precisa ser requerida pelo familiar direto, obedecendo uma hierarquia, ou seja, cônjuges, descendentes maiores de idade, ou ascendentes quando o falecido for menos de 18 ou solteiro (a). Serão necessárias duas testemunhas para assinar o documento que autoriza a cremação juntamente com o familiar direto.

Informamos que em casos da causa morte estar relacionada com morte violenta, indeterminada, ou não identificada, será necessário emissão de uma ordem judicial para prosseguir com o processo de cremação.

Durante a pandemia recebemos óbitos constando como causa morte “morte não especificada”, “morte indeterminada” entre outras causas que acusavam a falta de resultados dos exames para COVID-19, nesses casos também há necessidade de autorização judicial, mesmo que os exames posteriormente tenham constado positivo para o vírus da COVID.

Locação da gaveta por um período de um a três anos

Se você é cliente Plano Primaveras e está utilizando a gaveta emprestada, essa é uma opção para você. É possível estender o período de locação por um período de um a três anos.

Aquisição de jazigo próprio no Primaveras e traslado das cinzas

Caso não possua jazigo com a gente e queira manter os restos mortais em um de nossos cemitérios, é possível a aquisição de um jazigo para sua família, como você já é cliente, podemos apresentar uma condição especial para que possa adquirir seu jazigo.

O Grupo Primaveras entende que a exumação dos restos mortais pode ser um momento repleto de desafios, dúvidas e medos, mas queremos que saiba que estamos aqui para ajudar em momentos como esse, queremos oferecer nossa escuta, disponibilizar nosso atendimento para juntos encontrarmos um caminho de segurança, assim poderá escolher com tranquilidade as alternativas apresentadas nesse texto.

Lembre-se, estamos aqui por você!

Posts relacionados

2 thoughts on “Exumação: Se você é cliente Primaveras, e perdeu um familiar no período da Pandemia, leia este artigo para tirar suas dúvidas.

    1. Olá, Cleison
      Quando falamos sobre cemitério municipal, o cemitério exuma e encaminha ao Ossário geral, sem possibilidade de identificação posterior.
      Se tratando do Primaveras, se o jazigo for emprestado, após 3 anos, entramos em contato com a família por telefone e correspondência, se não obtivermos sucesso, é realizada a publicação em jornal de grande circulação e após 30 dias, sem retorno da família, exumamos e colocamos em nosso ossário geral, a diferença é que no Primaveras, a família consegue ter acesso, pagamento as custas do serviço de exumação.
      Nos outros cemitérios, não tenho como informar, por não conhecer a política.
      Esperamos ter contribuído;
      Grupo Primaveras 💚

Deixe um comentário