A pergunta “Como cuidar da saúde no verão?” é muito comum nesta época do ano, já que a estação é bastante aguardada pelos brasileiros por reunir festividades da virada de ano e marcar as férias escolares. Em contrapartida, é um período em que há uma maior exposição das pessoas ao sol, além de dias predominantemente quentes e abafamentos em locais fechados.
Aspectos que causam problemas de desidratação, mal-estar, insolação, queimaduras, intoxicações alimentares, doenças de pele etc. Pensando nisso, trouxemos um artigo que ajudará você a melhorar sua adaptação ao verão, resguardando a sua saúde e disposição. Acompanhe para entender mais sobre o assunto.
Proteja a sua pele
A primeira dica sobre como cuidar da saúde no verão é proteger a sua pele — e não só a do corpo, mas também a do rosto. Afinal de contas, nesse período do ano, ela está muito mais exposta à radiação solar. Algo que traz muitos riscos, principalmente quando essa exposição é constante, dura longas horas e ocorre entre a manhã e à tarde, em que há uma maior concentração dos raios UVA e UVB.
Para tanto, o protetor solar é indispensável, já que ele atua como uma camada que resguarda a sua pele, evitando insolação e queimaduras. Mas essa não é a única alternativa. Bonés, viseiras e chapéus ajudam a proteger o seu rosto da incidência direta do sol.
No dia a dia da rotina, você pode usar sobreposição com camisas de manga longa de tecido leve, como as de algodão e jeans, para cobrir os braços. Em particular, se você anda de moto ou bicicleta. Assim, elas reduzem o impacto da radiação e não afetam o seu visual, já que, ao chegar ao seu destino, você pode facilmente tirá-las e guardá-las.
Caso você vá à praia, a um parque aquático ou então decida ficar na piscina do condomínio com o intuito de curtir o verão, pode utilizar aquelas camisas de proteção contra raios UVA/UVB. Elas são feitas com material resistente, fácil de secar e confortável. Garantindo, inclusive, conforto térmico.
Tenha um óculos de sol sempre com você
Não importa se você está na orla da cidade, indo ao supermercado ou fazendo uma caminhada na praça perto de casa. Durante o dia, especialmente aqueles ensolarados, é fundamental usar um óculos de sol.
Ele vai servir para evitar o desconforto visual gerado pela claridade (que rende, por exemplo, dores de cabeça bastante incômodas) e para conter possíveis danos da radiação solar aos olhos e às retinas — que vão desde inflamações até queimaduras.
Para isso, você pode deixá-lo em um lugar acessível, como a mochila/bolsa que usa na rotina, no seu carro ou então em volta do pescoço, já que há cordões que se prendem às hastes do óculos e permitem que você o utilize como um colar.
Reforce a hidratação
Altas temperaturas demandam uma hidratação reforçada. Isso ajuda a aliviar o calor e, consequentemente, a facilitar a realização de atividades ao ar livre — o que engloba desde exercícios físicos e programas de lazer até ações e projetos do seu trabalho. Mas não acaba aí.
Beber água é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo, para a correta circulação sanguínea e para manter em dia a proteção da sua pele. Evitando, por exemplo, que ela resseque, se torne irritável e fique mais sensível à radiação solar.
Porém, muita atenção! Nada de consumir vários litros de água de uma só vez, ok? Esse excesso não traz resultado, pois ela acaba não sendo absorvida e aproveitada adequadamente pelo corpo. Ao contrário, você se sente empachado, indisposto e com o dobro de vontade de urinar.
Inclusive, até mesmo perde minerais importantes, como o sódio. Portanto, o correto é quebrar esse consumo de água ao longo dia, com intervalos recorrentes entre eles. Por exemplo, com copos de 250 ml a cada 1h30.
Não descuide da alimentação
Outro ponto necessário sobre como cuidar da saúde no verão é não descuidar da sua alimentação. Muitas pessoas, por passarem mais tempo fora de casa, trabalhando e aproveitando a estação, acabam realizando as refeições em locais diversos e, não raramente, desconhecidos.
Inclusive, lanchando e provando alimentos diversos na rua. Acontece que, para fazer isso com o mínimo de segurança, o ideal é assegurar que a comida foi devidamente frita ou cozida, preparada na hora, corretamente refrigerada ou armazenada de forma higiênica.
Do contrário, o excesso de calor típico do verão combinado com a baixa atenção sanitária pode fazer com os alimentos acabem estragando e, consequentemente, causando infecções alimentares em quem os consome. Logo, ficar de olho nisso é fundamental, pois estamos falando da sua saúde e do seu bem-estar.
Algo que se torna ainda mais importante quando você já segue dietas rígidas ou mesmo convive com condições crônicas, como intolerância à lactose, alergia a frutos-do-mar, síndrome do intestino irritável etc.
Evite excessos com bebidas alcoólicas
Por fim, é importante evitar excessos com bebidas alcoólicas tanto em casa quanto em confraternizações. Além dos riscos já conhecidos, como alteração emocional e cognitiva que afeta desde a socialização até a capacidade de realizar tarefas diversas (como dirigir), há outros problemas que podem surgir.
É o caso de desidratação, mal-estar e de condições de saúde indesejáveis (como aumento de gordura no fígado, piora da gastrite, surgimento de enjoos e vômitos, sensação de desmaio etc.).
Para completar, tudo isso pode se agravar justamente pelas altas temperaturas que potencializam sinais e sintomas. O ideal é sempre apostar em consumo moderado e acompanhado de alimentos equilibrados que auxiliem no controle do efeito do álcool no seu organismo.
Agora que você sabe quais são as principais medidas de como cuidar da saúde no verão, esteja atento para segui-las no seu cotidiano e estimular toda a sua família a fazer. Em especial, as crianças e os idosos que têm pele mais sensível. Assim, você protege a quem ama, reduz a chance de problemas de saúde (entre eles, o desenvolvimento de queimaduras e até mesmo cânceres) e aproveita a estação de forma mais consciente!
Tem mais dicas importantes de autocuidado no verão? Então deixa elas nos comentários para outros leitores poderem conhecê-las e praticá-las!