A tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida e mudou bastante a nossa sociedade. Não sabemos até que ponto ela vai chegar e o quanto impactará na nossa rotina nos próximos anos. Mesmo assim, é necessário ter um panorama sobre a presença dela nos serviços funerários.
A perda de um ente querido causa muita tristeza e dor. A prestação de serviços de uma funerária, atualmente, vai muito além da disponibilidade de jazigos. Por meio de ferramentas digitais existe um suporte até em uma etapa pós-sepultamento que mostra o tamanho do cuidado que a empresa tem com o bem-estar dos familiares.
No conteúdo abaixo, você terá a oportunidade de entender a evolução do mercado funerário e o quanto a digitalização de processos trouxe uma otimização no atendimento desse segmento. Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura.
O mercado funerário e sua evolução ao longo dos anos
O mercado funerário passou por uma transformação significativa ao longo dos anos. Não só por conta da adesão à internet e força cada vez maior da tecnologia em nossas vidas, mas por todos os avanços que a sociedade sofreu, que trouxe modernização aos serviços e ajudou a trazer a personalização nos funerais.
A princípio, rituais religiosos conduziam esse rito de passagem com foco em crenças específicas e tradições familiares. A família vivia o luto de uma maneira reservada e o sepultamento era feito em cemitérios de maneiras convencionais.
Com o tempo, ocorreu a diminuição da influência religiosa e houve a oportunidade de personalizar esse serviço com homenagens e até mesmo atividades que realmente conduziam ao estilo do ente querido. Podemos destacar a presença de carruagens fúnebres conduzidas por cavalos que posteriormente os carros funerários substituiriam.
As cerimônias de cremação passaram a ser uma realidade no início do século XX, mas ainda se mantém viva a tradição das missas de corpo presente em capelas funerárias.
Contudo, é inegável notar a expansão de serviços funerários. Além dos corriqueiros processos com preparação, embalsamento e transporte de corpos, houve uma padronização na construção dos jazigos e cuidado maior com cerimônias organizadas com foco na personalização e com serviços de atendimento psicológico para familiares.
Só que a internet chegou e, apesar dos receios de muitos avessos a mudanças, revolucionou bastante com recursos que quebraram as barreiras entre o espaço e o tempo.
Os principais serviços funerários oferecidos
A tecnologia não mudou apenas a prestação de serviços funerários. Vários segmentos de mercado foram impactados e tiveram que passar pela digitalização de processos em busca de entender esses avanços tecnológicos e viram o quanto eles podem tornar produtiva a rotina das pessoas e trazer mais qualidade ao atendimento ao público.
Os serviços de agendamento em uma funerária agora podem contar com chatbots e uma automação de mensagens que prestam um serviço online em determinados canais de comunicação de mensagem instantânea.
Agora eles não precisam mais esperar tanto tempo para um suporte porque um robô poderá atendê-los de uma maneira eficiente e adiantará o serviço para que o profissional humano repasse a mensagem.
Além disso, os sites e demais redes sociais são ótimos meios para as pessoas conhecerem mais a fundo todos os serviços oferecidos atualmente no setor funerário. Nesses mesmos canais o público também pode ter acesso a um catálogo digital em que ele pode escolher o jazigo que melhor se adequa às necessidades e também quais são as flores que melhor podem compor a decoração da cerimônia.
As cinzas poderão ser armazenadas em esculturas ou demais peças personalizadas que caracterizam melhor a personalidade daquele ente querido.
Não podemos esquecer que atualmente existe uma conscientização ambiental muito maior e muitos serviços funerários estão focados em alternativas mais sustentáveis que não só valorizam a memória daquele indivíduo como também faz uma política totalmente focada em sustentabilidade e valorização dos bens naturais.
O impacto dessa personalização em momentos de dor
Atualmente todas essas modernizações que a tecnologia trouxe favoreceu bastante o atendimento psicológico que os serviços funerários trazem. A equipe da funerária passou a dar um suporte emocional ainda maior que usa dados para oferecer sempre uma escuta ativa e ajudar as pessoas nesses momentos tão confusos de luto que geram bastante estresse e ansiedade.
Por meio das informações que a equipe coleta é possível fazer uma celebração bem mais personalizada em um ambiente totalmente tranquilo para que eles possam honrar o ente querido e, com o tempo, caminharem em seu processo de luto.
Antigamente existia muita burocracia nos serviços funerários, mas com a automatização de processos a organização de cerimônias e emissão de documentos e até transporte do corpo ficou mais prático e rápido porque a tecnologia também favoreceu a logística e otimizou bastante o atendimento ao público.
Ao saber que a funerária respeita a vontade da pessoa falecida, os familiares e amigos ficam mais tranquilos e sabem que todas as considerações foram ouvidas para as homenagens serem feitas da maneira que agradasse a pessoa que eles amam.
O que esperar do futuro
A pandemia da covid-19 permitiu que o velório online fosse uma realidade na vida de muitas pessoas que não precisam ser deslocados dos seus lugares e puderam acompanhar as cerimônias do querido pela internet.
Atualmente também existem memoriais digitais para que qualquer pessoa possa fazer homenagens por meio de textos, vídeos e fotos a qualquer momento que eles desejarem e estiverem prontos para dizerem adeus. Uma tendência perpetuar pelos próximos anos.
Não podemos esquecer também que a inteligência artificial é bastante benéfica na personalização do atendimento e também integrada ao sistema de análise de dados. Um recurso que estará totalmente presente nos serviços funerários para que o suporte às famílias seja cada vez mais rápido e entenda com mais facilidade os familiares e amigos que estão passando por esse momento de dor.
O futuro também é sustentável e muito serviços funerários se adaptarão em uma realidade em que haverão uma cremação mais ecológicas, práticas biodegradáveis, cemitérios verticais para aproveitar melhor os espaços das áreas urbanas. Também não podemos esquecer dos enterros verdes em áreas reflorestadas e a redução de produtos químicos para alternativas mais ecológicas.
Sendo assim, como você pode perceber, o futuro da memória está totalmente preservado se os serviços funerários usarem a tecnologia a favor da personalização do atendimento. Por isso, sempre prefira uma empresa totalmente focada no respeito da memória e que preza pela evolução na intenção de oferecer o suporte necessário para a família e amigos do ente querido.
O Grupo Primaveras oferece variados serviços para que tudo transcorra conforme a necessidade das famílias. Visite nosso site e conheça mais detalhes sobre nossa prestação de serviço.

![[POST] Tudo que você precisa saber sobre cremação!](https://blog.primaveras.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Ebook-Blog-Tudo-sobre-cremacao-437x126-1.jpg)