terapia do luto terapia do luto

Terapia do luto: qual a importância do apoio psicológico?

6 minutos para ler

Lidar com a finitude humana é sempre um desafio. No entanto, o medo da morte e a dor do luto são dificuldades que podem ser superadas com o apoio adequado, que ajuda a encontrar novos significados para os sentimentos e a restabelecer o equilíbrio emocional. Uma alternativa para tornar o processo menos doloroso é a terapia do luto.

Quem explica é Ana Lúcia Naletto, psicóloga clínica e de famílias e cofundadora do Centro Maiêutica de Psicologia, com 18 anos de experiência em atendimento a famílias, especialmente referente ao luto. Ela pontua que isso pode ser importante para preservar a saúde mental e evitar que uma perda se transforme em problemas de ordem psíquica no futuro.

Entenda, neste texto, como funciona a psicoterapia de apoio ao luto, seus benefícios e quando recorrer a ela. Boa leitura!

Entenda o que é a terapia do luto

A psicoterapia de apoio ao luto é um acompanhamento psicológico para pessoas ou famílias enlutadas. A sua duração varia conforme a necessidade individual, mas, geralmente, fica entre 3 e 12 meses. Como destacamos, ela ajuda a superar a dor da perda de maneira saudável, o que evita que esse episódio se transforme em um problema psíquico.

A psicóloga explica que, durante as sessões, a pessoa é estimulada a expressar os seus sentimentos, identificar os recursos de enfrentamento da perda e legitimar o seu luto. Além disso, o terapeuta ajuda a prevenir os conflitos familiares que podem surgir nesse momento de abalo.

A partir do diálogo e do acolhimento, o profissional observa as necessidades que a pessoa apresenta e procura as melhores maneiras de ajudá-la a lidar com isso, a partir dos conhecimentos da Psicologia.

Saiba quais são os benefícios desse apoio para o enlutado

Muitas vezes, a impossibilidade de compartilhar os sentimentos e de se sentir acolhido em suas dores potencializa o sofrimento do luto. Ana Lúcia destaca que os benefícios são nítidos em quem busca o apoio da terapia especializada, pelo fato de o paciente ter a oportunidade de se expressar livremente, sem ser julgado.

Ela conta que as pessoas geralmente se sentem muito aliviadas por falarem sobre as suas dificuldades em um espaço terapêutico e receberem orientações importantes. Ela também recomenda que a ajuda seja procurada ainda nos primeiros seis meses após a perda.

Quando é necessário buscar a psicoterapia de apoio ao luto?

Apesar de sempre trazer benefícios, não são todos os casos que precisam da terapia do luto. Segundo Ana Lúcia, os atendimentos são muito recomendados em casos mais complexos, como os de morte violenta, repentina, precoce ou do falecimento de mais de uma pessoa.

Além disso, quando o enlutado estiver vivenciando um momento de dor muito intensa e constante, é importante que receba o apoio profissional. O acolhimento ao luto não impedirá a pessoa de vivenciar a sua dor, mas ajudará a tornar esse período menos difícil e a estimular a reconstrução da vida após a perda.

De qualquer forma, a psicoterapia é uma experiência muito benéfica e pode ser procurada sempre que uma pessoa sentir essa necessidade.

Tudo que você precisa saber sobre cremação!

Compreenda como a terapia do luto funciona

As sessões de terapia variam conforme o caso, o profissional e a necessidade do paciente. A frequência das sessões, por exemplo, é determinada a partir do que for observado no contato individual.

As manifestações do luto podem ser cíclicas, como explica Ana Lúcia. Ela conta que já presenciou casos em que o enlutado ficava mais sensível ao completar um ano do falecimento, enquanto, para outras pessoas, esse pode ser um período em que a superação já está mais amadurecida.

É possível que a terapia seja feita coletivamente também, atendendo a uma família. No caso de crianças, Ana Lúcia considera importante dedicar algumas sessões à pessoa que é responsável por seu cuidado, para orientá-la e acolher as suas angústias.

Com os adultos, as sessões são mais baseadas em conversas, enquanto, para as crianças, a atenção é por meio de brincadeiras. Também podem ser feitos exercícios com objetivos específicos, que são determinados pelo terapeuta a partir de suas observações.

Como é feita a avaliação individual na terapia?

A profissional esclarece que o terapeuta parte da premissa de que cada processo de luto é individual. Por isso, é preciso observar cuidadosamente para saber como o paciente está vivendo aquele momento nos 6 aspectos em que o luto acontece: físico, emocional, espiritual, relacional, intelectual e social.

Dessa maneira, o psicólogo responsável observa esses critérios e avalia quais os melhores recursos para ajudar aquela pessoa a superar as suas dificuldades e retomar a sua vida de uma forma positiva.

Existe algum cuidado especial ao buscar a terapia do luto?

Um alerta importante a quem pretende buscar a psicoterapia do luto é observar a formação do terapeuta. É essencial que ele tenha graduação em Psicologia, mas isso não é suficiente para garantir um bom trabalho. É preciso aprender especificamente sobre como acolher a pessoa ou família em luto.

Saiba como o Grupo Primaveras auxilia nesse sentido

O Primaveras oferece um grupo de apoio ao enlutado. Não é uma terapia, pois acontece em um tempo mais curto e os encontros são abertos a pessoas diferentes. Apesar disso, Ana Lúcia afirma que o suporte prestado tem função terapêutica, uma vez que colabora para a promoção do bem-estar e para a construção do luto saudável dos enlutados.

O trabalho feito é muito importante para debater sobre a morte e falar sobre as vivências do luto, sempre com o acompanhamento profissional. Existem sessões para adultos e crianças. Há também os grupos temáticos, que oferecem apoio a pessoas que tenham passado por experiências parecidas.

Além disso, regularmente são oferecidas palestras, que proporcionam momentos interessantes para quem quer desmitificar o tema, entender mais sobre as questões relacionadas à morte e obter auxílio para lidar com as dores.

Portanto, a terapia do luto é um importante apoio para quem sofre com a perda de uma pessoa querida. Ela ajuda a se reconstruir após uma situação desafiadora, o que não apaga o amor e o carinho por alguém que foi marcante, mas auxilia a transformar a memória em algo positivo para que a vida siga em frente de forma saudável.

Este post foi útil? O Primaveras reconhece a delicadeza do luto e oferece o acolhimento humanizado, para trazer mais conforto. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços.

Posts relacionados

12 thoughts on “Terapia do luto: qual a importância do apoio psicológico?

    1. Olá, Anirce

      Temos um Grupo de Apoio ao luto, com especialistas no assunto: https://www.primaveras.com.br/apoio-ao-luto/

      As próximas datas já estão definidas, são sempre no último sábado de cada mês, exceto se cair algum feriado que faça emenda porque não temos muita participação nestes casos.
      Os encontros continuam de sábado, as 16h | 25/JUN ; 30/JUL; 27/AGO ; 24/SET; 29/OUT; 26/NOV; 17/DEZ

      Um forte abraço!
      Grupo Primaveras

    1. Olá, José
      Sentimos muito pela sua perda e pelo sofrimento que está enfrentando. É compreensível que o luto seja um processo doloroso, especialmente após um período tão longo. No entanto, é importante lembrar que existem recursos e apoio disponíveis para ajudá-lo nesse momento difícil.
      Recomendamos fortemente que você considere participar de nosso Grupo de Apoio ao Enlutado. Esse grupo oferece um ambiente seguro e acolhedor onde você pode compartilhar suas experiências e emoções com outras pessoas que também estão passando por um luto semelhante. Além disso, o grupo de apoio pode fornecer informações e orientações práticas para lidar com o luto de forma saudável.
      Eles acontecem nos últimos sábados de cada mês, totalmente gratuito e aberto ao público.
      Saiba mais em: https://www.primaveras.com.br/grupo-de-apoio/ e faça seu cadastro para participar.
      Grupo Primaveras 💚

    1. Olá Mara,
      Parabéns pelo seu interesse em se tornar uma terapeuta do luto. É uma escolha significativa e generosa.
      Para se tornar uma terapeuta do luto, geralmente, o caminho envolve a obtenção de uma formação acadêmica e prática específica. Abaixo estão alguns passos que você pode considerar:

      – Primeiramente busque uma graduação em Psicologia, Serviço Social, aconselhamento ou áreas relacionadas. Considere programas de pós-graduação em aconselhamento ou psicologia clínica, com ênfase em terapia do luto, se disponíveis.
      – Ganhe experiência prática através de estágios, voluntariado ou empregos relacionados à saúde mental e participe de workshops, cursos ou treinamentos específicos em terapia do luto.
      – Procure supervisão de profissionais experientes na área e considere buscar certificações reconhecidas em terapia do luto.
      – O tempo necessário pode variar, mas geralmente, o processo pode levar de alguns anos a mais, dependendo do caminho educacional escolhido.
      – Quanto ao investimento, os custos podem variar com base na instituição educacional e nos cursos escolhidos.

      Recomendamos pesquisar instituições educacionais e programas que ofereçam especializações em terapia do luto.
      Entre em contato diretamente com essas instituições para obter informações específicas sobre currículo, custos e requisitos de admissão.
      Esperamos que estas informações ajudem a orientá-la em direção ao seu objetivo.
      Desejamos sorte na sua jornada.
      Grupo Primaveras 💚

Deixe um comentário