A perda de um ente querido é um momento difícil para a família e amigos próximos. É difícil compreender e processar a ausência dessa pessoa de imediato, mesmo para aqueles que acompanharam seus últimos momentos. Por isso é importante ter um momento de despedida e homenagens. Mas, antes disso, é necessário fazer a preparação do corpo pós-morte.
O caminho pelo qual esse parente passa entre o momento de sua partida e o momento do velório é bem mais complexo do que parece à primeira vista. Sua preparação envolve uma série de técnicas, muitas das quais foram refinadas e aprimoradas ao longo de várias gerações.
Acompanhe e entenda melhor como funciona a preparação do corpo pós-morte e como buscar esse serviço.
Por que é necessário fazer a preparação do corpo pós-morte?
A preparação do corpo é um trabalho realizado tanto pela equipe médica quanto funerária, com o objetivo de deixar o corpo em condições adequadas para suas homenagens. Assim, todos podem ter os últimos momentos junto a esse ente querido para se despedir, além de ser um espaço para buscar apoio mútuo no processamento dessa perda.
As técnicas de preparação do corpo são usadas para criar um aspecto mais saudável, mais próximo de como essa pessoa foi em vida e como todos se lembram dela. É uma forma de preservar a sua memória, mais do que o corpo em si.
Também existe uma questão prática relacionada à higiene e saúde. Esses procedimentos ajudam a evitar a deterioração do corpo enquanto esperam os parentes se reunirem, mantendo-o em boas condições e evitando possíveis doenças.
Como é feita a preparação do corpo pós-morte?
A partir do momento que um ente querido falece e os parentes mais próximos presentes estão prontos para entrar em contato com a funerária, o processo de preparação do corpo já pode ser iniciado. Veja aqui quais são os principais passos envolvidos e o papel de cada um.
Higienização
Tudo começa com a limpeza e a higienização adequada. Independentemente de qual for a causa, o corpo precisa passar por um procedimento de desinfecção. Como já mencionamos, pode ser que ele prolifere doenças ou comece a se deteriorar se estiver exposto por muito tempo ou em um lugar sem os cuidados necessários.
Isso é especialmente importante quando o falecimento ocorre em um hospital, pois o ambiente é mais exposto a diversas doenças. Nesse caso, a higienização envolve um rigor maior. A funerária aqui utiliza água corrente e produtos específicos para essa finalidade.
Traslado
Depois de acionada, a equipe funerária vai até o local para buscar o corpo e fazer seu traslado. A equipe pode chegar já com a urna funerária e cuidar para que seu ente querido chegue até a instituição de forma correta e segura, mas podem haver novos traslados ao longo do processo. Por exemplo, quando a família deseja realizar o velório e/ou sepultamento em um local mais distante.
Para a realização desse traslado, é usado um carro funerário dedicado. Esse veículo tem a estrutura adequada para transportar seu ente querido até a funerária, ou para começar sua preparação estética efetivamente.
Tanatopraxia ou embalsamamento.
Esses são dois tipos de técnicas usadas na preservação do corpo pós-morte. Em ambas as práticas, é feita a remoção de fluidos e quebra do rigor mortis (rigidez dos músculos) até a aplicação de formol para evitar sua deterioração.
Enquanto o embalsamamento é indicado para preservar o corpo por mais tempo, a tanatopraxia é uma técnica mais simples, que costuma ser o suficiente se a espera for curta. Executados corretamente, eles evitam a manifestação de qualquer cheiro ou mudança drástica em sua aparência durante os próximos passos.
Reconstrução facial
Como não há mais o risco de o corpo se deteriorar, os próximos passos envolvem cuidar de sua aparência e apresentação. E o primeiro ponto pelo qual os profissionais funerários começam é a reconstrução facial.
Novamente, é necessário desfazer o rigor mortis do rosto, dando uma aparência mais relaxada, como se estivesse dormindo. É realizado então um processo de hidratação da pele e do cabelo, para que adquiram uma aparência mais brilhosa. O processo pode levar algum tempo, mas é importante, pois é a imagem que todos terão desse ente querido durante o funeral.
Arrumação e vestimenta
Como parte da preparação do corpo pós-morte, o profissional funerário também faz sua arrumação, ajeitando sua postura, colocando roupas apresentáveis e preparando seu posicionamento na urna funerária. Assim, ele consegue compor parte do ambiente no qual os familiares farão o velório.
Parte desse processo envolve a lavagem do cabelo e limpeza das mãos, das unhas e dos lábios. A roupa usada pelo falecido é escolhida e fornecida pelos familiares no momento em que vão buscar o corpo. Aqui, o profissional terá cuidado especial para deixar seu ente querido bem apresentável e em condições adequadas para ser homenageado e relembrado pelo que foi em vida.
Necromaquiagem
Entre os últimos toques na preparação do corpo pós-morte, um dos mais importantes é a necromaquiagem, que, como o nome diz, envolve maquiar o falecido para que adquira uma aparência ainda mais próxima da que tinha em vida — outra forma de reforçar o papel importante que essa preparação tem nas homenagens.
Para isso, a família também fornece uma foto para ser usada como referência durante a maquiagem. O processo inteiro, desde que o profissional funerário recebe o corpo até sua preparação estar concluída, pode levar até 4 horas.
Como buscar um serviço de preparação do corpo pós-morte?
Para realizar todo esse serviço, você deve contar com o auxílio de uma funerária especializada, que tenha tanto a infraestrutura necessária quanto os profissionais disponíveis. Além disso, ela também pode oferecer outros serviços complementares, como escolha de diferentes urnas funerárias, ornamentos, traslado seguro e técnicas modernas de preservação, para garantir as melhores condições para seu ente querido.
Se é isso que você busca, o Primaveras está à sua disposição. Contamos com anos de expertise no setor, capacitando nossos profissionais para receber e acolher você e sua família nesse momento. Além, é claro, de toda a estrutura para facilitar suas homenagens e um ambiente adequado para visitação, seja em nosso jardim, seja em nosso columbário.
Para descobrir mais sobre nossos serviços, visite o site do Grupo Primaveras e veja como podemos auxiliar.
Sabe-se que em alguns lugares existem abuso durante a preparação do corpo,se o familiar ou algum responsável quiser acompanhar esses preparos. Como se dá essa autorização? Estou num curso de necromaquiagem e surgiu essa duvida
Olá, Esteffani
Agradecemos muito pelo seu comentário e pela confiança em compartilhar sua dúvida conosco.
No Grupo Primaveras, seguimos protocolos rigorosos e respeitamos todas as normativas legais e éticas durante a preparação do corpo. A presença de familiares ou responsáveis durante o processo de preparação do corpo, como a necromaquiagem, depende das regras do local e do serviço contratado.
Caso um familiar ou responsável deseje acompanhar esses preparativos, é necessário solicitar a autorização previamente à equipe responsável. Isso pode variar conforme a funerária, então o ideal é sempre entrar em contato diretamente para entender os procedimentos e garantir que todas as partes estejam confortáveis e respeitadas durante esse momento tão delicado.
Ficamos à disposição para qualquer outra dúvida!
Tenha um excelente dia,
Grupo Primaveras 💚