Afinal, qual o melhor plano funerário e como escolher?

6 minutos para ler

Quando uma pessoa querida parte, há sempre um período de luto. Todos precisam processar essa perda à sua própria maneira e aceitar essa despedida. Uma forma de fazer isso é através das homenagens póstumas, as quais exigem algum preparo. Diante disso, contar com um bom plano funerário pode ajudar bastante. A questão é: qual o melhor plano funerário para sua família?

A resposta depende de vários fatores, desde os serviços aos quais você tem acesso até as preferências da sua família. Acompanhe e veja aqui como escolher o melhor plano funerário para sua família.

Qual é a importância de ter um plano funerário?

A despedida de um ente querido tem vários impactos, tanto emocionais quanto materiais. Há a organização das homenagens, preparação do corpo, procedimentos legais, entre outras exigências. Algo difícil de lidar durante o luto.

Diante disso, o plano funerário é uma forma de aliviar essas dificuldades. Os procedimentos podem ser organizados com mais calma, dando a você e sua família o espaço que precisam para passar pelo luto e buscar apoio mútuo.

Também é uma oportunidade para ouvir e respeitar os desejos do seu ente querido antes de sua partida. Uma oportunidade para ouvi-lo e levar sua palavra em conta durante suas decisões.

Quais são as características de um bom plano funerário?

Para definir qual o melhor plano funerário para você e sua família, há alguns pontos que você deve sempre considerar. Veja a seguir os principais deles e sua importância.

Transparência

A empresa que oferece o plano funerário carrega uma grande responsabilidade com você, sua família e especialmente seu ente querido. Sendo assim, ela deve sempre ser transparente, explicando os procedimentos realizados, quais são os termos de cada serviço e respondendo suas dúvidas.

Além de ser uma garantia de que seu familiar receberá todo o cuidado e atenção que merece, também auxilia no planejamento da família. Seja na consideração dos custos ou no momento de avaliar se o plano oferecido atende a todas as suas necessidades.

Experiência

Uma empresa com bastante tempo de atuação tende a prestar um melhor serviço. Esse é o resultado de anos reunindo profissionais qualificados, desenvolvendo seus métodos e aprendendo mais sobre seus clientes.

O mesmo princípio se aplica ao seguro funerário. O plano oferecido por uma empresa já bem estabelecida tende a apresentar menos dificuldades, já que os profissionais envolvidos estão mais bem preparados para atender às suas necessidades. Algo muito importante nesse momento.

Assistência 24 horas

Não é possível prever com total precisão quando a vida chega ao seu fim. No máximo, podemos estimar e aguardar, nos preparando para esse momento. E quando ele chega, é importante que todos estejam preparados.

O plano funerário também tem um papel importante nesse momento, pois deve estar disponível para atender a família assim que eles precisam. Ter que esperar muito por esse momento não é o ideal para você ou seus familiares.

Personalização

Um plano funerário inclui vários tipos de serviços, que podem ir desde o traslado até a escolha do jazigo. Naturalmente, cada família tem suas preferências sobre como esse momento deve ser conduzido e quais desses serviços serão necessários.

Os melhores planos geralmente oferecem algum nível de personalização, permitindo que você inclua apenas os serviços que deseja. Isso evita que você se comprometa com custos desnecessários e dá mais flexibilidade na hora da sua família se preparar.

Como escolher o melhor plano funerário?

Com o direcionamento certo, não será tão difícil descobrir qual é o melhor plano funerário para sua família. Veja aqui alguns passos que você pode usar para se guiar.

Considere suas próprias necessidades

O primeiro passo aqui é definir quais serviços funerários sua família busca. Alguns deles são essenciais, como o traslado e a preparação do corpo, então devem sempre estar incluídos em sua lista. Já outros, como a coroa de flores, refeições, música, entre outros, são opções para adicionar às homenagens. Se algo assim for do seu interesse, então pode considerar planos que incluam esses serviços.

Estude a reputação da empresa

Uma boa forma de avaliar se o plano funerário trará complicações é buscar informações sobre sua reputação. Por exemplo, pessoas que já tiveram contato com a empresa, sejam elas clientes prévios ou parceiros. Se o serviço prestado foi cuidadoso e de boa qualidade, então é mais provável que você tenha a atenção que precisa nesse momento.

Avalie a relação entre custo e benefício

O próximo passo é comparar as ofertas dos planos disponíveis e encontrar aquele que atende às suas demandas pelo melhor curso. Para isso, você deve considerar o que o plano cobre, quais são as cobranças e como elas são feitas.

Também vale a pena considerar não só as suas necessidades, mas outros serviços que possam ser do seu interesse. Dependendo de como eles são oferecidos e dos seus valores, eles podem ser uma boa opção, seja para facilitar alguma tarefa ou adicionar às suas homenagens.

Verifique as restrições do contrato

Todo plano funerário tem suas limitações e responsabilidades. Isso inclui o prazo para a realização do serviço, taxas, o que está incluso e o que precisa ser contratado por fora. Se o plano impõe algum limite que você não pode aceitar, então é melhor buscar uma alternativa que atenda melhor às suas necessidades.

Leve em conta o tempo de carência

Um fator muito importante na contratação do plano funerário é o tempo de carência. Esse é um período em que as mensalidades são pagas, mas não há acesso a todos os seus benefícios ainda. Dependendo da empresa e dos serviços solicitados, esse prazo pode chegar a 4 meses a partir de sua assinatura.

Com essas dicas, você está equipado para saber qual o melhor plano funerário para você e sua família. Pode ser algo a considerar bem antes de uma partida, mas não é menos importante.

Quer encontrar o plano funerário ideal para você e sua família? Então entre em contato com o Primaveras e veja mais sobre o nosso trabalho.

Posts relacionados

Deixe um comentário