A reunião que ocorre durante o velório e o sepultamento de um membro da família é um passo importante para processar a dor da perda de forma mais saudável. Porém, quando se trata de parentes mais distantes, o custo da viagem pode prejudicar demais o orçamento. Felizmente, é possível amenizar esse impacto fazendo uso da tarifa luto.
Com a ajuda desse recurso, fica mais fácil para você e seus familiares irem ao velório de um parente em outra parte do Brasil. Assim, podem estar presentes para fortalecer sua rede de apoio e dar os primeiros passos em direção à aceitação da perda.
Acompanhe este artigo até o final e entenda melhor como funciona a tarifa luto, sua importância e o que é necessário para solicitar esse benefício.
O que é e como funciona a tarifa luto?
A tarifa luto é um desconto oferecido pelas empresas de transporte aéreo a pessoas que perderam familiares e precisam pegar um voo para visitá-los. Ou seja, é uma maneira de facilitar a chegada delas até as homenagens e o sepultamento, além de as deixarem mais disponíveis para auxiliar com outras responsabilidades envolvidas nesse momento.
Se você perdeu um ente querido, saiba que tem direito a solicitar esse benefício em sua passagem aérea. O valor exato do desconto costuma variar de acordo com a companhia aérea, mas todas têm a obrigação de oferecê-lo.
Outra situação em que a pessoa pode recorrer à “tarifa compaixão” é quando está em viagem durante a ocorrência e precisa de uma passagem mais recente para retornar para casa. Desse modo, é possível voltar mais cedo sem ter que arcar com grandes custos nem o estresse do agendamento.
O que a legislação diz sobre o benefício?
A tarifa luto é um direito garantido pela legislação, implementado pelo Projeto de Lei nº 5.613, de 2019. Seu texto estabelece um desconto mínimo de 50% no valor total da passagem, mas as companhias aéreas podem fazer ofertas melhores. Algumas chegam a um desconto de 80% para compra de passagens rápidas.
Vale citar ainda o Projeto de Lei nº 4346/23, que proíbe a cobrança de taxa de cancelamento ou de remarcação para clientes que tiveram um falecimento na família. É mais um recurso para ajudar quem precisa cancelar voos e viagens para estar com seus entes queridos no momento do luto.
Por que essa tarifa é tão importante?
A implementação da tarifa luto foi um passo importante para auxiliar famílias enlutadas em um período de dificuldade. Confira, a seguir, alguns de seus principais benefícios.
Facilitar a reunião da família
É comum que muitas famílias fiquem espalhadas por várias partes do país. Alguns de seus membros vivem em diferentes cidades, seja no interior, seja nos grandes centros urbanos. No entanto, quando um familiar falece, o ideal é que todos se encontrem rapidamente, tanto para buscar apoio mútuo quanto para lidar com as responsabilidades envolvidas.
Com a tarifa luto, familiares que vivem em locais mais distantes ainda têm alguma facilidade para se encontrar em pouco tempo. Assim, todos podem estar presentes para cuidar de questões como o velório, o fechamento do caixão e o sepultamento, procedimentos que envolvem bastante preparo e diversas tarefas menores.
Auxiliar no processamento do luto
A proximidade entre familiares e amigos é um componente-chave no processamento do luto. A partir dela, é possível preservar os momentos de alegria com o ente querido, lidar com emoções negativas de maneira mais saudável e trabalhar a aceitação da perda. Tudo isso se torna mais difícil quando todos os familiares vivem muito longe uns dos outros.
Com o benefício oferecido em passagens aéreas, é mais fácil para a família se reunir nesse momento, o que abre mais espaço para que todos busquem apoio mútuo. Mesmo que haja pouco tempo para encontrar conforto, cada dia é importante para ajudar a encarar o luto.
Como solicitar a tarifa luto?
Se você perdeu um parente que vive em uma cidade distante e precisa de uma passagem aérea para ir ao velório, é fundamental saber como solicitar a tarifa luto. Acompanhe os tópicos a seguir e aprenda.
Encontrar a companhia aérea certa
O primeiro passo para conseguir esse desconto é avaliar as empresas áreas à disposição e encontrar aquela que oferece o melhor serviço. Como mencionamos, o valor pode variar bastante, mas deve ser, no mínimo, 50% em relação ao valor-base da passagem.
Preste atenção também à disponibilidade de passagens. Afinal, você deve chegar ao seu destino o quanto antes para auxiliar seus familiares e estar presente no velório. É indicado buscar os voos mais próximos, mesmo que não sejam os mais convenientes naquele momento.
Apresentar a documentação
Se você já decidiu qual empresa aérea vai usar e qual é o voo desejado, o próximo passo é apresentar a documentação. O objetivo aqui é comprovar que sua viagem está relacionada à morte de um ente querido, para confirmar que você tem direito ao benefício.
Nesse sentido, há dois documentos principais envolvidos. O primeiro é o comprovante de óbito, que pode ser enviado pelos familiares mais próximos e usado como referências. Em seguida, você deve apresentar um documento que comprove seu grau de parentesco. Todos eles serão verificados pela companhia aérea para comprovar seu direito.
Agendar a passagem
Com os documentos em mãos, tudo o que resta é entrar em contato e fazer o agendamento da viagem — além, é claro, de preparar suas malas e outros recursos necessários para a ocasião.
Como dissemos acima, o ideal é que o voo seja o mais próximo possível da data atual. Assim, você terá tempo para auxiliar com a burocracia envolvida no tratamento do corpo, além de oferecer apoio mútuo aos seus familiares e amigos que também estão passando pelo luto.
A tarifa luto é um direito que faz muita diferença para pessoas que moram longe de suas famílias. Com ela, você pode viajar ou se mudar, mas ainda estar presente para auxiliar seus parentes quando houver uma perda, algo indispensável também para encontrar conforto e superar esse momento.
Este artigo te ajudou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como obter esse benefício de compaixão.