Como conciliar trabalho e família para ter mais qualidade de vida?

6 minutos para ler

Nós aprendemos muitas coisas durante a pandemia do novo coronavírus. Afinal, essa situação nos colocou em situações que não esperávamos, não é mesmo? E uma delas é saber valorizar nosso tempo, seja para aproveitarmos e termos uma melhor qualidade de vida, seja para ficarmos mais próximos de nossos familiares.

Contudo, muitas vezes, o trabalho nos engole e, com isso, entramos em uma espécie de piloto automático. Quando vemos, não estamos passando um período de qualidade com quem amamos e estamos afogados em tarefas de trabalho.

Mas como gerar um maior equilíbrio entre trabalho e família? A seguir, falaremos mais sobre o tema. Boa leitura!

Faça um planejamento prévio

Um problema muito comum, principalmente para quem atua com trabalho sob demanda, é se perder nas demandas do dia a dia e, assim, ser sufocado pelo excesso de atividades. Isso, muitas vezes, significa uma falta de planejamento das rotinas. Mas não é só sobre isso, sabia?

Se você tem um dia a dia corrido (se trabalha viajando, por exemplo), pode planejar um período de férias para poder estar mais próximo de quem você ama. Só que, para isso, é importante que você se organize. Sente-se e pense de que forma é possível adequar os períodos do seu dia para estar mais próximo de quem você ama.

Defina bem os seus horários

Junto com o planejamento, é importante que você pense também em como são os horários do seu dia. Será que sua agenda realmente precisa ter a composição atual? Você não está com excesso de tarefas? Isso pode estar impedindo você de ser mais presente na vida de seus familiares.

Às vezes, vamos enchendo nosso dia de tarefas que não são prioridades para nós e vamos deixando o tempo que poderíamos curtir para depois. E esse depois nunca chega. Por isso, sente e organize a sua agenda: olhe os horários, considere o tempo de deslocamento para os lugares que você realmente precisa ir e elimine aquilo que não faz sentido. Você verá como é possível encontrar tempo!

Cobre-se menos

Muitas vezes, um dos grandes problemas que impossibilita de encontrarmos um tempo para descanso está ligado com a ideia de se cobrar demais. A filosofia do “trabalhe enquanto eles descansam” é complicada, principalmente porque tira o fato de que nós também crescemos e evoluímos enquanto relaxamos.

O contato com quem nos cerca, além de ser importante para recuperarmos energias, permite que possamos trocar ideias e termos insights interessantes e que fiquemos felizes e mais motivados e isso reflete em uma melhor rotina. Então, cobre-se menos! Você precisa do afeto familiar também.

Escale suas prioridades

Você está direcionando seus esforços para as suas prioridades de fato? Afinal, muitas vezes, nós gastamos tempo com questões que não são, de fato, o foco da nossa vida e que poderia ser usado para estarmos mais presentes entre nossos amigos e familiares.

Analise, portanto, o que é importante na sua vida a curto, médio e longo prazo. Veja se as atividades que você está executando estão alinhadas com isso. Por exemplo, se você quer praticar mais exercícios físicos e ter uma alimentação saudável para melhorar a sua saúde, pode ser que outras atividades (como uma hora extra desnecessária) estejam atrapalhando você de alcançar esse objetivo.

Aprenda a dizer não

Um dos grandes problemas que atrapalham a sua qualidade de vida é a incapacidade de dizer não para determinadas situações. Muitas vezes, nos sobrecarregamos no dia a dia porque vamos aceitando tudo o que nos pedem e, assim, quando vemos, já chegamos em um ponto no qual nossa rotina está tomada de coisas que não queríamos fazer, mas fomos aceitando por não negar um convite, por medo de desagradar.

Por isso, pense: quais são as suas prioridades? O que estão pedindo a você está alinhado com isso? Ou, pior, essas tarefas atrapalham o que você está buscando, para uma melhor qualidade de vida? Analisando isso, você poderá se sentir mais motivado para negar pedidos que não condizem com seus interesses.

Cuide de sua saúde física e mental

Para estarmos com os nossos, é importante cuidarmos de nossa saúde física e mental. Afinal, isso nos auxilia a evitar doenças, bem como nos deixa mais felizes e tranquilos. O nosso trabalho não pode ser maior do que a nossa saúde. Afinal, não podemos trabalhar demais para termos mais dinheiro e, no fim das contas, acabar utilizando esse valor simplesmente para recuperar nossa saúde. Não faz sentido, não é mesmo?

Entenda que uma rotina atribulada pode gerar problemas de saúde mental, tais como:

  • burnout;
  • ansiedade;
  • depressão; e
  • síndrome de pânico.

Use a tecnologia a seu favor

Como ter uma agenda mais interessante e compatível com uma melhor qualidade de vida? Utilizando a tecnologia a seu favor! Isso porque a tecnologia pode ser utilizada para uma série de questões, entre elas:

  • fazer uma checklist para analisar quais são suas prioridades no curto, médio e longo prazo;
  • criar uma agenda que esteja mais alinhada com seu dia a dia e encontrar formas de otimizá-la;
  • minimizar distrações no seu dia que possam gerar atrasos e demandar mais tempo de trabalho;
  • utilizar aplicativos de conversa para estar mais próximo da família quando você está longe viajando a trabalho e, assim, matar a saudade de quem você ama;
  • bloquear redes sociais para que você possa se dedicar ao trabalho e, assim, sair mais cedo das suas atividades e relaxar.

Valorize os momentos com sua família

Esteja com a cabeça ali todas as vezes em que você estiver com sua família. Isso é fundamental, principalmente, para que você possa, de fato, dedicar-se a criar laços afetivos importantes e cuidar de quem você ama.

Muitas vezes estamos reunidos, mas com a cabeça nas preocupações. Por isso, é fundamental conseguir desligar e, assim, passar bons momentos com os familiares. Portanto, tente esquecer os problemas por um tempo e crie memórias inesquecíveis com cada pessoa da família.

Conciliar trabalho e família é fundamental para cuidar da sua saúde física e mental e também aumentar os laços afetivos com todos. Cada vez mais precisamos aprender a desligar o piloto automático e estar com quem amamos de forma genuína.

Gostou dessas dicas? Então, incorpore-as em sua rotina e cuide de si e de quem você ama. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar este aprendizado tão importante.

Posts relacionados

Deixe um comentário