Vale a pena fazer plano funerário? Veja o guia sobre!

17 minutos para ler

O fim da vida é um momento bastante delicado, tanto para quem passa por ele quanto para os familiares que precisam processar essa perda. E um ponto que dificulta bastante isso são as exigências e tarefas práticas envolvidas nesse período, muitas das quais exigem bastante preparo. Nesse contexto, vale a pena fazer um plano funerário para diminuir essa carga e dar a todos os familiares uma chance melhor de se despedirem e processarem o próprio luto.

Para muitas pessoas, esse é um tema delicado, já que a morte é um assunto a ser evitado ou ignorado. Porém, ainda é indispensável falar sobre ele, especialmente com seus familiares, quando ela for uma possibilidade real. Afinal, a escolha de um plano funerário impacta várias pessoas nesse momento.

Naturalmente, esse é um assunto que traz diversas dúvidas, as quais precisam ser respondidas antes de você poder tomar sua decisão. Pensando nisso, montamos este guia com as principais questões sobre o assunto. Acompanhe e entenda quando e como vale a pena fazer um plano funerário.

Como funciona um plano funerário?

Um bom ponto de partida é entender mais a fundo o que é e como funciona o plano funerário. Trata-se de um serviço no qual os beneficiários pagam um valor mensal e, em troca, têm suas despesas funerárias cobertas pela empresa provedora do plano. Na prática, ele funciona de maneira similar a um seguro.

Existem duas modalidades principais que o plano funerário costuma assumir. A primeira é a assistência funeral, que é também a mais comum. Nele, a empresa provedora do plano assume as despesas relativas ao serviço funerário assim, desde que estejam dentro da sua cobertura.

A segunda modalidade é o auxílio-funeral. Nesse caso, a família contrata os serviços funerários e lida com os custos iniciais normalmente e solicita o reembolso à empresa provedora do plano posteriormente. O valor total e os tipos de serviços que podem ser reembolsados são definidos na assinatura do contrato.

Quais são os benefícios de ter um plano funerário?

Muitos se perguntam se vale a pena fazer um plano funerário ou se é melhor lidar com tudo por conta própria quando o momento chegar. A verdade é que, na maioria dos casos, contratar um plano com antecedência traz mais vantagens do que esperar.

Veja aqui alguns de seus principais benefícios.

Evita custos repentinos

Os serviços funerários, desde o traslado até a preparação do velório, exigem planejamento e profissionais especializados em cada etapa. Sendo assim, é natural que haja alguns custos envolvidos. Porém, quando todas essas despesas vêm ao mesmo tempo, o impacto financeiro para a família pode ser bem grave.

O luto já é um momento difícil. Adicionar a isso o estresse de ter que lidar com várias despesas e possíveis dificuldades financeiras tende a agravar a situação. Algo que apenas prejudica a saúde mental da família nesse momento.

Dentro desse contexto, o plano funerário pode ser uma forma de reduzir esse impacto, já que a empresa provedora é quem assume os custos, seja de forma imediata ou posteriormente. Ainda há um compromisso financeiro com as mensalidades do plano, mas elas vêm de forma mais previsível, o que facilita seu planejamento e também evita sustos em seu orçamento.

Serviço cada vez mais acessível

Muitas pessoas ainda enxergam o plano funerário como um luxo, algo pouco acessível para a grande maioria da população. Que o custo seria muito elevado para equilibrar com as demais despesas ou que há pouca disponibilidade do serviço para um grande número de clientes. Como resultados, muitos nem sequer pesquisam sobre o assunto ou estudam os benefícios de cada plano.

Porém, a verdade é que vale a pena fazer um plano funerário mesmo para quem tem poucos recursos. Hoje em dia, existem opções de planos bem mais acessíveis, tanto em preço quanto em localização e abrangência. Ou seja, você pode aproveitar este serviço com mais facilidade e menor impacto financeiro.

Naturalmente, há algumas restrições nos benefícios cobertos por um plano de menor custo. Em geral, eles envolvem apenas os serviços mais básicos e essenciais, assim como algumas homenagens. Porém, as demais vantagens ainda são bem notáveis.

Ajuda para lidar com questões burocráticas

Quando um ente querido falece, a família tem que lidar com uma série de responsabilidades e exigências burocráticas, desde o registro do óbito em cartório até o inventário e outros procedimentos. Algo que aumenta a carga mental para os familiares nesse momento de dificuldade.

Todas essas tarefas são necessárias do ponto de vista legal, seja para lidar com as posses do falecido ou garantir que ele seja recebido no jazigo da família. Porém, a menos que um membro da família já tenha experiência e estudo para lidar com essas questões, o processo pode ser bem mais difícil e lento.

Por esse motivo, muitos planos funerários também incluem algum grau de assistência com esses aspectos burocráticos. Seja de forma mais direta, com a emissão de documentos, ou indiretamente, orientando os familiares sobre o que deve ser feito e como.

Mais assistência para processar o luto

Quando uma pessoa querida e muito próxima parte, é praticamente impossível apenas voltar à normalidade. Essa ausência se manifesta tanto de forma física quanto emocional, exigindo tempo e uma boa rede de apoio para que todos consigam se adaptar e processar o luto.

Porém, com todas as exigências envolvidas na preparação do velório e nos demais serviços funerários, nem sempre há tempo para processar esses sentimentos. E mesmo depois de cumprir tudo, algumas pessoas ainda precisam de mais ajuda para lidar com esse processo de forma mais saudável.

Delegar ao menos uma parte dessas tarefas para o plano funerário pode dar o espaço que você e sua família precisam para processar esses sentimentos. Assim, vocês podem se dedicar a criar uma rede de apoio em vez de gastar sua energia apenas com a parte burocrática envolvida.

Plano pode ser personalizado

Cada família lida com seus ritos fúnebres de uma forma um diferente, mesmo que apenas um pouco. Algumas têm práticas religiosas específicas ou vêm de uma cultura em particular, a qual pede por certos procedimentos. Como resultado, não há um modo padrão de lidar com o fim da vida que atenda a todos os tipos de pessoas.

Isso também se aplica na contratação de um plano funerário. Se a maneira como sua família homenageia alguém falecido for bem diferente, então você precisa de um serviço que acomode essas particularidades e dê a todos a mesma oportunidade de processarem seu luto.

Felizmente, ainda vale a pena fazer um plano funerário, mesmo nesses casos, pois existe a possibilidade de personalizar o serviço. Basta encontrar um provedor que ofereça diversas opções e dê a liberdade para decidir quais delas são de sua preferência.

Auxílio para o planejamento funeral

O processo de planejamento funeral, como o nome diz, ocorre antes do velório, quando a família define quais serviços funerários serão usados, escolha da urna, coroa de flores, espaço, entre outros. É um processo bastante importante para evitar imprevistos e complicações mais graves em meio às homenagens ao falecido.

Também há certos detalhes que podem passar despercebidos nesse momento, especialmente enquanto a família ainda lida com o período conturbado após a perda de um ente querido. E quanto mais esses imprevistos ocorrem, mais difícil é processar toda a situação.

Assinar um plano funerário também oferece alguns benefícios neste ponto. Em primeiro lugar, o próprio contrato já inclui boa parte das decisões que devem ser tomadas, como a escolha da urna, serviços adicionais, local de sepultamento, entre outras. Segundo, caso algo ainda passe despercebido, a própria equipe pode acompanhar a família e ajudar com todo o processo de planejamento.

Se preparar ainda em vida

Este assunto ainda costuma ser um tabu para muitas famílias, mas vale a pena levantar essa questão. A contratação de um plano funerário geralmente ocorre quando um familiar está prestes a partir ou assim que falece. Nesse contexto, a família tem que lidar com todo o processo repentinamente.

Também há casos em que não há como garantir que os desejos do falecido sejam seguidos. É bem comum que os familiares montem o velório como acham que seu ente querido gostaria que fosse, mas não há como corrigir qualquer engano após sua partida.

Sendo assim, a contratação do plano funerário também pode ser útil para alguém ainda em vida, que possa opinar e tomar decisões sobre o serviço. É uma maneira de preparar todos os envolvidos para quando o momento chegar, tanto do ponto de vista prático quanto emocional.

Qual é a diferença entre plano funerário e seguro de vida?

Mais uma dúvida comum quando falamos em planos funerários é com relação ao seguro de vida, outro serviço que é contratado pensando nesse momento. Algumas pessoas os confundem, mas eles são completamente diferentes.

O plano funerário e seguro de vida lidam com serviços bem diferentes. Como já mencionamos, esse plano serve para cobrir as despesas com serviços funerários para a família do falecido.

Já o seguro de vida é um benefício que uma pessoa queira garantir maior proteção e recursos para sua família após sua partida. Nesses casos, quando o contratante do seguro falece, um valor em dinheiro é repassado para um ou mais de seus familiares, de acordo com sua preferência. Ambos são benefícios comuns para muitas pessoas e podem ser contratados em conjunto.

Quais são os tipos de plano funerário?

Para saber se vale a pena fazer um plano funerário, é importante entender algumas particularidades desse serviço. Primeiro, quais são os diferentes tipos de planos e quais são suas particularidades.

Existem dois tipos principais. O primeiro deles é o plano funerário familiar, que oferece cobertura para várias pessoas da família ao mesmo tempo. Assim, caso haja um falecimento de qualquer um dos beneficiários, os familiares terão as despesas cobertas pela provedora.

O segundo tipo é o plano funerário individual, onde apenas uma pessoa tem a cobertura do plano. É a alternativa mais comum, visto que a maioria das famílias apenas faz sua contratação quando esse momento está mais próximo.

Como escolher o melhor plano funerário para você e sua família?

Considerando todas as vantagens, fica claro que vale a pena fazer um plano funerário. Porém, para que a sua família possa tirar maior proveito desses benefícios, é importante escolher a empresa ideal para prover este serviço.

Veja aqui alguns aspectos que você deve observar antes de assinar um plano funerário.

Defina suas necessidades e limitações

O mais importante antes de tomar qualquer decisão importante é pensar no que você realmente busca e quais são os limites com os quais você precisa lidar. No caso do plano funerário, isso envolve esclarecer quais aspectos desse serviço são mais importantes para você e para sua família.

Se você segue alguma religião ou tradição quando se trata de homenagear os seus entes queridos, então esses valores também precisam ser considerados durante a escolha do plano. Além, é claro, de identificar se há alguma limitação, como localidade ou orçamento disponível para arcar com as mensalidades. O melhor planejamento prévio vai poupar várias dificuldades.

Avalie a reputação da empresa

Outro ponto importante é saber se a empresa que você pretende contratar é capaz de lidar com essas exigências e cumprir o que é prometido. A última coisa que sua família precisa nesse momento é ter que lidar com imprevistos, atrasos ou serviços sendo prestados com baixa qualidade.

A melhor maneira de evitar isso é pesquisar sobre a empresa com a qual você pretende fazer o plano funerário. Se ela tem um histórico ruim de atendimento e entrega do serviço, então é bem provável que você encontre outras pessoas que já deixaram suas reclamações. Da mesma forma, antigos clientes também devem falar bem do serviço prestado.

Compare os planos oferecidos

Seja entre diferentes empresas ou com a mesma provedora, é bem comum que haja mais de um plano funerário oferecido. Além, é claro, das possíveis opções de personalização. E nem sempre é óbvio quais dessas alternativas melhor atendem às suas demandas. Ainda mais se você tem alguma necessidade bem específica para esse momento.

Antes de contratar um plano funeral, é importante avaliar todas as opções oferecidas, quais são seus prós e contras e como elas afetam sua família. Pode levar um pouco mais de tempo, mas vale a pena dedicar essa energia para encontrar um plano que se encaixe melhor no que você busca.

Veja se há um período de carência e quão longo é

Assim como ocorre em muitos tipos de seguro, o plano funerário também pode vir com um período de carência. Durante esse prazo, você faz o pagamento da mensalidade do plano normalmente, mas ainda não tem acesso aos seus benefícios. Ou, no mínimo, alguns desses benefícios ficam mais limitados e são liberados ao final do prazo.

Para quem faz a contratação do plano com antecedência, o período de carência pode ser menos impactante. Porém, se você quer ter acesso a todos os serviços quanto antes, o ideal é buscar um plano que ofereça a opções sem esse período.

Considere um plano com área mais ampla

Se a sua família viaja bastante, seja dentro ou fora do país, é bom levar em consideração também a abrangência da área de cobertura do seu plano funerário. Dependendo da empresa provedora, pode ser que algumas regiões não tenham acesso aos serviços, o que reduz a utilidade do seu plano em determinados contextos.

Algumas opções de planos incluem também serviços de traslado, garantindo que o seu ente querido seja levado em segurança de volta para casa para receber homenagens e ser sepultado junto com a família.

Observe a relação entre custo e benefício

Depois de analisar todos os aspectos que citamos até agora, tudo que resta é comparar as vantagens oferecidas com os custos e restrições impostas pelo contrato. A partir dessa análise, você tem a chance de identificar a alternativa com a melhor relação entre custo e benefício para você e para sua família.

Claro, é sempre bom lembrar que suas necessidades mais básicas em relação ao plano funerário vêm em primeiro lugar. Mesmo que um dos planos apresente mais opções e benefícios em relação ao custo da mensalidade ou o período de carência, ele deve, pelo menos, atender às suas exigências mínimas antes de ser considerado.

Por que vale a pena fazer um plano funerário com o Primaveras?

Se você está em busca de um bom plano funerário para você e sua família, que garanta todo o acolhimento que vocês precisam nesse período, então deve considerar o Grupo Primaveras. Veja aqui algumas das vantagens que temos a oferecer.

Infraestrutura completa para a família

No Primaveras, prezamos bastante pela qualidade no atendimento e na hora de realizar suas homenagens. Por isso, trabalhamos para criar um ambiente de acolhimento e paz enquanto você e sua família se reúnem e buscam apoio mútuo.

Isso se reflete principalmente em nossa infraestrutura, que inclui diversos espaços muito bem cuidados, incluindo jardins e serviços adicionais como floricultura. Assim, você terá o ambiente ideal para apenas deixar esses sentimentos saírem e se despedir adequadamente desse ente querido que acabou de partir.

Empresa com anos de experiência

O Grupo Primaveras surgiu em 1927, sendo hoje um dos maiores grupos funerários de todo o Brasil. Ao longo das décadas, trabalhamos para estabelecer uma infraestrutura ideal para atender a todos os nossos clientes, além de ampliar nosso alcance e prestar a melhor assistência possível a todos.

Também acumulamos bastante conhecimento na área de serviços funerários, além de parcerias em outros serviços complementares. Ou seja, nossa equipe é uma das mais bem preparadas em todo o mercado para lidar com as diferentes tarefas envolvidas, incluindo o traslado, preparação do corpo e auxiliar no seu planejamento funerário.

Grupo de apoio ao luto

Sabemos bem como o luto pode ser mais difícil para algumas pessoas do que para outras. Especialmente aquelas que tinham uma convivência mais próxima com o falecido e sentem sua perda de maneira mais intensa. Porém, em vez de tentar lidar com esses sentimentos por conta própria, é melhor contar com uma rede de apoio.

Pensando nisso, o Grupo Primaveras criou seu próprio grupo de apoio ao luto, no qual pessoas que têm dificuldades para lidar com a perda de seus entes queridos podem se reunir e ajudar umas às outras a processarem essa dor. É um espaço de acolhimento ideal para expressar e elaborar esses sentimentos complicados.

Opções de jazigo e columbário

Após o velório, a família leva seu ente querido até seu local de descanso. E, para muitas pessoas, é ideal ter um espaço belo, que transmita todo o amor e carinho que os familiares têm pelo falecido. Por isso, o Grupo Primaveras oferece opções de planos funerários com jazigo familiar e columbário.

Os jazigos familiares são uma boa opção se você quer sepultar todos os seus entes queridos em um mesmo espaço, para que descansem juntos. Já o columbário é um ambiente onde as cinzas do falecido ficam guardadas, podendo ser também um espaço para visitação. Assim, a família pode retornar e prestar novas homenagens mais facilmente.

O Grupo Primaveras também oferece a Praça da Guarda. Um jardim ao ar livre onde as cinzas de seus entes queridos podem ser colocadas e preservadas. Sempre que a família quiser visitar seus familiares para prestar homenagens, terá um ambiente belo e bem cuidado.

Diante de todos esses pontos, já fica bem claro que vale a pena fazer um plano funerário. Ele reduz a carga mental para toda a família nesse momento, dando mais tempo para processar o luto e encontrar apoio, que é o mais importante.

Se você está em busca desse serviço, entre em contato com o Grupo Primaveras e conheça mais sobre nossos planos funerários e suas vantagens.

Posts relacionados

Deixe um comentário