aproveitar a vida aproveitar a vida

5 dicas para aproveitar a vida ao máximo

6 minutos para ler

Na maioria das vezes, é apenas nos tempos mais desafiadores que percebemos a importância de aproveitar a vida. Quando estamos doentes, diante da morte de uma pessoa muito próxima ou impossibilitados de viver o nosso dia a dia como sempre, pelos mais variados motivos, nos damos conta de como é fundamental aproveitar cada minuto ao máximo.

Existem diversas formas de fazer isso, sendo que o conceito de “aproveitar a vida” varia bastante para cada pessoa. Mas uma coisa é fato: nenhum homem é uma ilha, como disse John Donne, e um dos primeiros passos para viver com plenitude e qualidade é certamente se manter próximo às pessoas queridas.

Muitos estudos apontam a necessidade de estreitar os laços para aumentar a longevidade e viver melhor. Quer saber mais sobre esse conselho e outros que podem dar a gratificante sensação de que você está aproveitando a vida como merece? Confira agora mesmo!

1. Faça programas diferentes ao lado das pessoas de quem mais gosta

Muitas vezes passamos dias, meses e anos juntos da nossa família, dos amigos e colegas de trabalho sem que na verdade desfrutemos de bons momentos ao lado dessas pessoas. Mas é claro que não se trata de algo proposital nem culpa de ninguém, afinal estamos cada vez mais com as agendas cheias de compromissos e os olhos ligados nas milhares de informações recebidas diariamente nas telas do celular, computador ou televisor.

Mas cá para nós: quando você pensa em “aproveitar a vida ao máximo”, não é sua imagem sentado e com o celular na mão que vem à mente, certo? Por isso, separe um tempo para viver bons momentos de verdade, ao lado das pessoas que gosta, compartilhando experiências e programas diferentes.

Se vocês curtem viajar, cozinhar ou andar de bicicleta, façam isso! Mas também se dediquem a buscar novas vivências para todos. Além da cumplicidade de descobrirem algo novo juntos, são esses momentos que marcarão por toda a vida.

2. Procure cultivar as relações familiares, amorosas e de amizade

Um estudo de Harvard apontou que os relacionamentos são mais importantes do que o dinheiro ou a fama para a saúde e para ter uma vida boa. Isso significa que, a longo prazo, são as relações construídas por você que vão trazer a sensação de que sua vida foi aproveitada com qualidade.

Sem contar que esses contatos humanos são grandes fontes de felicidade e daquela sensação de pertencimento, fundamentais para quem quer chegar à terceira idade com mais vigor. Vale lembrar ainda que, na maioria das vezes, tais momentos de interação com familiares, amigos e nas relações amorosas são regados a bom humor — que também é vital para nutrir a felicidade e espantar o estresse.

3. Esteja sempre antenado em relação à sua saúde

Pouco vai adiantar você ter o intuito de aproveitar a vida ao máximo, fazendo o que gosta e ao lado das pessoas que ama, se o seu corpo não acompanhar o ritmo. Caso o objetivo seja ter mais qualidade de vida e energia para realizar seus sonhos e alcançar metas, é fundamental manter os cuidados com a saúde em dia.

Consultar os médicos especializados necessários para acompanhar sua saúde não é tão difícil que o faça postergar por tanto tempo. Então, dependendo da sua idade e do seu organismo, planeje com antecedência as consultas de que precisa, marque e não desista. Trata-se de um cuidado que você está tendo com o seu futuro.

Tudo que você precisa saber sobre cremação!

Além disso, por mais repetitiva que pareça essa dica, atente à importância das atividades físicas, pois elas são também grandes aliadas de uma vida com qualidade. Movimentar o corpo ainda ajuda a garantir mais disposição e condicionamento físico para fazer aquilo que você gosta.

4. Incentive todos da família a estabelecerem uma alimentação saudável

Outro fator essencial para quem quer viver bem (e por mais tempo) é cuidar da alimentação. Hoje em dia, temos à mão muitos alimentos nocivos ao nosso organismo, mas contamos também com o acesso a produtos mais naturais e orgânicos, além de muita informação.

Por isso, não use a praticidade como argumento para se alimentar mal. Como falamos várias vezes neste texto sobre a importância de estar perto das pessoas queridas, que tal envolvê-las em um estilo de alimentação mais saudável? Vocês podem descobrir e se divertir muito juntos!

Em casa, por exemplo, delegue tarefas entre os que vão comprar os alimentos (que sejam menos industrializados) e aqueles responsáveis por cozinhar. No caso dos amigos e nos relacionamentos amorosos, cozinhem juntos ou lancem desafios. Atualmente, há muitos livros de receitas e dicas na internet para quem ainda não domina as panelas muito bem.

A cozinha sempre foi uma excelente forma de reunir as pessoas. Vocês podem fazer isso de uma forma saudável e muito gostosa!

5. Preocupe-se com o hoje

Mas não apenas o aspecto físico requer cuidados para que você possa aproveitar a vida ao máximo. O lado emocional também é de extrema importância — e, cá para nós, tem sofrido bastante em grande parte da população.

Quando falamos sobre aproveitar a vida, lembre-se de que ela é feita também dos pequenos momentos cotidianos, por isso é preciso saber percebê-los e valorizá-los. Desligue-se do passado ou do futuro e faça o exercício de se concentrar exatamente naquilo que está fazendo.

Dessa forma, você aproveitará o momento presente sem preocupações, que pouco ajudam. Além disso, ao manter o foco no hoje, conseguirá diminuir os níveis de ansiedade e estresse, o que também ajuda a garantir uma vida mais plena e longa.

Como você pôde ver, não existem grandes segredos ou milagres para aproveitar a vida. Basta acordar todas as manhãs com a consciência de que o dia será repleto de oportunidades para cuidar de você, das suas relações ou dos pequenos momentos.

Esperamos que a gente tenha ajudado você com este conteúdo. Agora, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, é possível dividir uma leitura agradável com as pessoas que ama e ainda ajudar alguém que esteja precisando destas palavras!

Posts relacionados

4 thoughts on “5 dicas para aproveitar a vida ao máximo

  1. Gostei das dicas,as vezes é necessário parar e ler ,pois a leitura nós faz também parar para refletir!😉
    Muito bom!!!!👍

Deixe um comentário