Dia das mães: saiba como prestar uma bonita homenagem!

6 minutos para ler

O dia das mães é uma data muito especial, em que homenageamos a pessoa que nos deu a vida e transmitiu tantos ensinamentos. Trata-se de um dia de grande significado, no qual temos uma oportunidade para demonstrar amor independentemente da presença física da mãe.

Lidar com o luto é sempre um desafio, especialmente em algumas datas comemorativas importantes. Nessas circunstâncias, surgem a saudade, as lembranças e as reflexões. A tristeza pela perda faz parte do momento, mas é preciso buscar um novo significado para essa celebração tão bonita.

Nosso artigo traz algumas dicas especiais para quem gostaria de homenagear a mãe que não está mais presente. Continue a leitura e veja as sugestões.

Leve flores ao túmulo

A tradição de levar flores ao túmulo é muito antiga e tem um significado bonito. Elas representam a beleza e o ciclo da vida, além de trazerem mais alegria ao local. Cada uma das flores com as quais presenteamos alguém que se foi simboliza algo. Conheça um pouco sobre as mais comuns:

  • rosa branca: representa a paz e a harmonia;
  • crisântemo: simboliza a vida eterna, a sinceridade e a beleza;
  • copo de leite: remete à tranquilidade e à pureza;
  • lírio: significa o amor eterno.

Além dessas, você pode levar outras flores que desejar ou que tenham algum valor especial para a relação com a sua mãe. Longe de ser algo clichê, a prática ajuda a trazer sensações mais agradáveis pela beleza e pelo perfume, para que a sua homenagem se torne uma forma de celebrar o amor entre vocês.

Alguns cemitérios permitem o programa de assinatura de flores, que as mantém sempre frescas e bonitas, o que é muito bom. É importante destacar que, atualmente, por conta da pandemia do coronavírus, não é uma boa alternativa ir até o cemitério prestar a sua homenagem. Para que você não deixe de mostrar o seu carinho e preserve a sua saúde e a das outras pessoas, existe a opção de acender uma vela virtual ou de fazer a homenagem de casa mesmo.

Reúna a família e faça um almoço com pratos que remetam à mãe

O dia das mães é tradicionalmente celebrado em família, sendo muitas vezes uma oportunidade de reencontro para todos. É comum que, depois do falecimento da mãe, esse hábito se perca e a ocasião se transforme em uma data triste.

Mas uma maneira de manter a memória da pessoa viva é continuar com as celebrações das quais ela gostaria de fazer parte. Passar o dia das mães longe dos familiares pode deixar o dia ainda mais difícil.

Assim, compartilhar a data com pessoas queridas e manter fortalecidos os vínculos e as lembranças ajudam a tornar o dia das mães menos triste, além de trazer uma maior sensação de amparo.

Como forma de seguir as recomendações de saúde destacadas anteriormente, enquanto durar o período de isolamento social para a prevenção do coronavírus, é importante que isso seja feito apenas com as pessoas que vivem na mesma casa.

Quando não for possível ter uma reunião familiar, é interessante fazer algo especial nesse dia para homenagear a mãe. A oração é um momento em que se concentra os pensamentos, mas também pode estar presente nas coisas que fazemos, como uma refeição preparada com amor.

Tudo que você precisa saber sobre cremação!

Prepare uma mesa com fotos da mãe e de toda a família

As fotos com a mãe são muito especiais e podem compor esse momento de homenagem. Separe em uma mesa os registros mais bonitos com a família reunida, coloque-os em porta-retratos e decore a casa. Trata-se de uma linda maneira de reviver as lembranças dos bons momentos e fazer com que a memória da pessoa querida não se transforme apenas em tristeza e sofrimento.

A ideia não é relembrar a dor da perda, mas celebrar a existência da mãe, que trouxe a sua vida e muitas alegrias. Não deixar essa data passar em branco é uma boa maneira de manter o laço e o carinho.

Incentive as pessoas a contarem histórias divertidas com suas mães

Caso seja possível celebrar o dia das mães com um encontro familiar ou entre amigos próximos, é muito interessante pedir para que as pessoas contem boas histórias em que ela estava presente. Pensar nos momentos divertidos ajuda a perceber como sua vida foi especial também para outras pessoas.

Reviver essas histórias também é uma forma de celebrar a gratidão pelas coisas boas que ela fez e até pelas vezes em que cometeu erros, que viraram relatos engraçados. Ouvir as músicas que ela gostava é uma opção para senti-la mais presente entre vocês.

Escreva uma carta para sua mãe

Todas as celebrações e formas de lidar com o dia das mães podem trazer maior conforto, mas também alguma tristeza. A saudade é inevitável e a dor da perda pode se acentuar em momentos assim. Entenda que isso é algo natural e até saudável, já que perder uma pessoa com quem temos um vínculo tão forte é algo difícil de enfrentar.

Você pode escrever esses sentimentos em forma de carta, colocando-os em palavras. Essa é uma maneira de estabelecer uma conversa com a pessoa que se foi, desabafar, contar o que sente e o que aconteceu desde sua partida.

Nem sempre é possível conversar abertamente com uma pessoa próxima sobre algo tão íntimo. Por esse motivo, a escrita é uma grande aliada para trabalhar os sentimentos e resgatar a sensação de proximidade com quem se foi.

Procure ajuda se achar necessário

É válido destacar que cada família tem a sua própria dinâmica de relações, portanto as formas de homenagem devem respeitar as práticas que trazem maior conforto e tranquilidade para essa data.

Embora seja natural reviver a tristeza e se sentir mais emotivo no dia das mães, se o luto for tão difícil que o impeça de seguir em frente, é importante buscar apoio profissional. O acompanhamento psicológico ajuda a trabalhar os sentimentos, para que seja possível continuar vivendo feliz mesmo com a saudade.

Como vimos, as homenagens do dia das mães são importantes mesmo quando essa figura não está mais presente na família. Compartilhar o momento com pessoas próximas e garantir que a data tenha uma celebração por tudo de bom que a mãe representou faz com que a memória esteja sempre viva e o carinho se fortaleça.

O que você faz para homenagear uma pessoa muito querida que partiu? Deixe sua resposta nos comentários.

Posts relacionados

Um comentário em “Dia das mães: saiba como prestar uma bonita homenagem!

  1. Adorei as ideias deste artigo! A sugestão de levar flores e o significado por trás das diferentes flores é realmente tocante. E reunir a família para um almoço especial é uma forma calorosa de manter viva a memória da mãe. Montar uma mesa com fotos é uma maneira linda de relembrar os momentos felizes, e contar histórias divertidas é uma ideia adorável.

Deixe um comentário