Flores para condolências: quais as indicadas para homenagear o ente querido?

6 minutos para ler

As flores têm uma série de significados em várias culturas. São símbolos de fertilidade, representando a chegada da primavera. Um presente que demonstra afeto, paixão e admiração. Mas também têm funções práticas, ajudando na criação de remédios e perfumando o ambiente. Entre esses papéis, também é comum encontrarmos flores de para condolências.

Aquelas flores que são oferecidas aos falecidos em homenagens, como presentes de despedida ou parte das lembranças póstumas. Elas também carregam seus próprios significados, variando de acordo com a cultura local. Cada uma transmitindo um sentimento diferente sobre aqueles que partiram.

Acompanhe e entenda melhor o significado das flores para condolências e quais você pode usar para homenagear seu ente querido.

Qual é a importância das flores para condolências?

O uso de flores é um método comum para medir o tempo desde a antiguidade. Quando colocadas em um vaso, elas murcham e precisam ser trocadas, o que ajuda a regular certas atividades. Por exemplo, cuidados médicos regulares.

Ao mesmo tempo, elas trazem perfume, cor e conforto ao seu redor. Sensações muito bem-vindas em qualquer ambiente. Diversas espécies também têm valores culturais e sentimentais próprios dependendo do contexto.

A prática de expressar sentimentos por meio das flores também se aplica às homenagens póstumas. Quando uma pessoa falece, seus familiares levam flores em seu velório ou quando visitam seu túmulo. Uma forma simples e singela de mostrar a esse ente querido o quanto significa e aceitar sua partida.

Quais são as principais flores e seus significados?

Assim como há diferentes funerais para cada cultura, as flores também carregam seus próprios significados em cada contexto. Quando você está escolhendo quais delas incluir sem suas homenagens, vale a pena conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

Veja a seguir as principais flores para condolências e seus significados.

Rosas

Sem dúvida uma das flores mais utilizadas em diversas ocasiões, a rosa é um símbolo quase universal de afeto. Ela, na verdade, reúne uma grande variedade de símbolos e emoções, dependendo da ocasião, da forma como é apresentada e, principalmente, de sua cor. É uma flor culturalmente associada ao feminino, sendo usada para homenagear mulheres.

A rosa-vermelha é a mais famosa, símbolo de amor e paixão. Sendo assim, é também uma boa escolha para homenagear um cônjuge, principalmente mulheres adultas. As rosas cor-de-rosa, por outro lado, têm um ar de inocência e doçura, sendo mais associadas a meninas.

As brancas representam pureza, humildade e lealdade, mas as amarelas são símbolo de amizade e alegria, representando os momentos felizes que você teve com seu ente querido.

Cravos

A contraparte masculina da rosa, os cravos também são bastante usados em contextos similares, mas geralmente direcionados a um homem. Assim como as rosas, os cravos também carregam uma grande variedade de significados, de acordo com o contexto e sua cor.

O vermelho ainda é a cor da paixão e do amor, assim como o cravo branco representa pureza e inocência. Já o cravo cor-de-rosa é um símbolo de nostalgia, representando as boas lembranças vividas.

Lírios

Na maioria dos contextos, os lírios são símbolos de paz, espiritualidade e inocência. Também representam a renovação do espírito, trazendo a ideia de que a alma persiste e pode ser resguardada, mesmo depois de partir.

Os lírios são mais usados nos velórios de pessoas que faleceram cedo, principalmente jovens adultos. É uma forma de representar tanto o seu amadurecimento quanto sua inocência.

Margaridas

Apesar de serem menos comuns como flores para condolências, as margaridas ainda aparecem em alguns velórios, principalmente como a base para coroas de flores. Isso acontece porque sua aparência é ideal para combinar com outros tipos de plantas como parte da decoração.

Por si só, a margarida é um símbolo de juventude e inocência. Suas pétalas brancas e botão amarelo trazem uma beleza simples, a qual agrada todo tipo de pessoa. É também uma representação de lembranças felizes.

Orquídeas

Símbolos completos da beleza da natureza, a orquídea é uma das espécies mais amadas em vários tipos de arranjos. Elas são símbolos de perseverança, força e sabedoria, elegância e equilíbrio espiritual. Também representa sinceridade e a pureza das emoções por meio dos traços das suas pétalas.

O melhor uso das orquídeas como forma de homenagem é para pessoas que eram amantes da natureza. Por serem um símbolo tão forte da beleza que surge a partir da própria vida, é comum que sejam as flores favoritas de muitas pessoas.

Copos de leite

Essas flores também aparecem em diversas homenagens, sendo um símbolo da conexão com as próprias emoções. Ela também é delicada, representando paz e sutileza, e, em seu interior, o amarelo mostra que, no fundo, essa tranquilidade é guiada pela alegria e boas lembranças.

Girassóis

O uso dos girassóis em velórios é mais comum ao se tratar de uma pessoa mais velha, pois são símbolos de introspecção. A flor, em vida, olha na direção do sol, extraindo o máximo de cada dia antes de descansar. Algo que, em muitos contextos, representa certa paz interior.

Sua cor amarela também é um símbolo de felicidade, vitalidade e longevidade. Sentimentos importantes para relembrar uma pessoa importante, especialmente se ela carregava valores semelhantes em sua vida.

Que outras flores são usadas em homenagens?

Essa lista tem apenas alguns exemplos das principais flores para condolências que você pode encontrar e usar. Há muitas outras que também carregam seus próprios significados e simbolismos.

O crisântemo é uma flor comum em homenagens póstumas no extremo oriente, simbolizando que o falecido teve uma vida plena antes de partir. Tulipas são dadas a cônjuges, representando o amor ideal e mútuo. As simples flores campestres podem representar um lugar, um momento ou a ideia de simplicidade e humildade.

Há uma grande variedade de flores para condolências, cada uma carregando seus próprios significados. Porém, no fim das contas, o que mais importa é como você se sente em relação à pessoa que partiu. Faça sua escolha para expressar esses sentimentos e, independentemente de qual seja, ela estará correta.

Quer ver mais dos nossos conteúdos? Então siga-nos no Facebook, Instagram e no YouTube.

Posts relacionados

Deixe um comentário