flores para velório flores para velório

Flores para velório: saiba quais são as mais recomendadas

9 minutos para ler

A perda de um ente querido é sempre dolorosa, mas existem algumas formas de tornar esse momento mais terno e também de prestar homenagens — por meio das flores para velório.

Usadas pelos humanos há milênios no ornamento de sepulturas, os especialistas dizem que as flores, assim como os ramos de ervas, começaram a ser utilizadas nas cerimônias a fim de disfarçarem o odor do local. Além disso, elas são capazes de despertar emoções positivas nas pessoas, trazendo conforto àqueles que ali estão.

Singelas, as flores simbolizam a beleza e, ao mesmo tempo, a fragilidade da vida. Bonito, não é mesmo? Então, saiba agora, neste post, quais são as espécies mais recomendadas para o momento do velório.

O surgimento das flores em velórios

As flores em velórios representam um hábito cultural que passou ao longo dos tempos. Por exemplo, por muitos anos, desde a Idade Média, era comum que os velórios fossem realizados na casa da família do ente falecido. Os amigos e a comunidade, assim, levavam flores para prestar condolências para os familiares.

Com o avançar dos anos e a criação dos hospitais, era normal que os velórios ocorressem nesses espaços e, assim, longe da casa dos parentes. Nessas situações, era comum que muitos amigos e outros familiares não pudessem comparecer à despedida, de forma que eles enviavam cartões e flores para prestar a sua homenagem, mesmo a distância.

Assim, com a passagem dos ritos fúnebres para os cemitérios, a manutenção desse hábito permaneceu, sendo uma homenagem para aquela pessoa querida que faleceu.

A importância do gesto de oferecer flores

Para muitas culturas, as flores representam ciclos de vida e, por isso, o gesto de oferecê-las como uma homenagem é representar o recomeço daquele espírito ou alma. Também temos por hábito presentear pessoas que são importantes para nós com flores, como parceiros, familiares, amigos especiais, entre outros.

Então, elas têm essa função de simbolizar a gratidão pela presença daquela pessoa querida em nossas vidas, como um importante gesto de carinho. Isso auxilia a passar pelo processo de luto.

Isso é relevante porque as flores são um símbolo de humildade: elas não se exaltam e nem se gabam, sendo belas pelo que são, cumprindo o seu papel no ciclo vital da natureza. Por isso, oferecer flores é uma forma de reconhecer esse ponto na existência da pessoa falecida.

As flores representam também a questão da geração e perpetuação da vida, simbolizando vitalidade, por isso, são uma forma, também, de relembrar tudo aquilo que o parente vivenciou ao longo de sua vida e a sua contribuição para a existência daquelas pessoas presentes ali nos ritos fúnebres.

Outro significado bastante utilizado para as flores é a passagem para uma nova vivência, desejando que, nesse novo lugar, a pessoa possa ter paz, tranquilidade, pureza e um sentimento de completude. Assim, também representa aquilo que desejamos para aquela alma após a sua partida precoce.

A escolha das flores mais adequadas

Uma dúvida comum é como escolher as flores mais adequadas para esse momento. Um primeiro ponto é pensar no gosto do ente querido que se foi. Por exemplo: se a pessoa amava lírios em vida, pode ser uma das melhores escolhas para homenageá-la.

Outra questão que pode estar envolvida nesse processo é a identificação da mensagem que você deseja passar, já que cada uma das flores tem um significado. Por exemplo, gérberas estão associadas à pureza e são utilizadas, muitas vezes, diante da perda de crianças e jovens, reconhecendo a inocência daquela pessoa que partiu precocemente.

As coroas de flores

Há quem relacione as flores e as coroas apenas aos momentos tristes da morte, mas nem sempre foi assim na história da humanidade. Era bastante comum, por exemplo, que os vencedores de grandes batalhas fossem premiados com coroas de flores. O formato de coroa foi adotado porque é uma forma geométrica ligada ao infinito. Por isso, para algumas culturas, ela simboliza Deus e a sua perfeição.

Hoje em dia, as coroas são utilizadas nas cerimônias para prestar homenagens, de forma que todos ali presentes possam ler as mensagens e as demonstrações de afeto — diferentemente dos cartões que eram enviados à família nos tempos mais antigos e, muitas vezes, devido à forte emoção do momento, nem eram lidos.

Uma dúvida comum é saber se há um número de coroa de flores que seja adequado para um velório. A resposta é: não. Não é possível, por exemplo, prever quantas pessoas as enviarão. E também não há a correlação entre o número de coroas e o quanto a pessoa era querida.

As mais recomendadas flores para velórios

Além das coroas, certamente, as flores podem estar em vasos, ornamentando o momento do velório e também atuando como enfeites sobre o jazigo. Veja, agora, quais são as espécies mais recomendadas.

Lírios

A primeira flor de nossa lista é delicada, muito bonita e singela, ideal para prestar homenagens às pessoas que amamos: os lírios. Em momentos de falecimento, eles são relacionados à paz e ao regresso da inocência — por esse motivo, são bastante comuns nos sepultamentos de crianças.

Tudo que você precisa saber sobre cremação!

Ainda que a sua cor mais conhecida seja o branco (cor que também simboliza a paz), o lírio pode ser encontrado em diversos outros tons. Muito antiga, a flor era oferecida aos deuses como presente na Grécia e também no Egito.

Copos de leite

Também bastante comum na cor branca, o copo de leite representa sentimentos de paz, pureza, ternura e inocência. Por esses motivos, a flor costuma ser utilizada no velório de pessoas que, em vida, dedicaram-se ao próximo e buscaram fazer sempre o melhor.

Em algumas culturas, a espádice amarela que se localiza no centro da flor remete à iluminação espiritual. Além disso, o copo de leite remete à calma e à paz também para as pessoas que estão participando desse momento, confortando o coração daqueles que estão tristes.

Crisântemos

A flor de origem grega, e que significa “flor de ouro”, é uma variedade bastante comum nos velórios. Isso porque o seu significado é justamente a completude da vida e ela também está associada à compreensão dos limites da nossa.

Além do amarelo, que é a sua cor mais tradicional e que representa a luz da esperança, o crisântemo pode ser encontrado em variados tons de rosa, laranja, entre outros.

Margaridas

Uma flor doce e singela, que também traz o branco como cor principal em suas pétalas, a margarida é vista, nesses momentos, como uma declaração de amor e também está associada às boas lembranças.

Outros significados relacionados às margaridas são o afeto e a juventude — é uma forma bonita de homenagear o espírito daquela pessoa e dizer que ela se manteve sempre jovem.

Lisiantos

Delicados e elegantes, os lisiantos podem ser encontrados nas cores azul, rosa e branco e são bastante utilizados em velórios de mulheres e senhoras. Eles também representam a sensibilidade, especialmente a feminina, trazendo mais ternura para esse momento.

Gérberas

Associadas também à sensibilidade e aos sentimentos de pureza, as gérberas são flores típicas da África do Sul e podem ser encontradas em mais de 20 cores.

Todos os seus tons representam a nobreza e os belos sentimentos daquelas pessoas que ficam. Além disso, assim como os lírios, são flores bastante comuns nos velórios infantis, pois a sua simplicidade é relacionada à inocência das crianças.

Rosas

Apesar de representarem muitos sentimentos ao longo da vida, as rosas também podem estar presentes no momento do falecimento. Delicadas, elas expressam o que de mais puro e verdadeiro um ser humano pode sentir.

Em velórios, as cores mais utilizadas são as brancas (que simbolizam a paz e a lealdade) e as vermelhas (que, além da clássica representação da paixão, remetem à coragem, ao respeito e ao carinho).

Saudades

O nome já diz tudo, não é mesmo? A pequena flor, também conhecida como flor de viúva, tem tons arroxeados e simboliza muito bem o momento da despedida daqueles que amamos.

Violetas

As singelas violetas têm um significado muito bonito: representam a paz, a lealdade e a fidelidade eterna. Em tons brancos, a flor também traz a representação da promessa.

Girassóis

Como dissemos, em momentos tristes, como as despedidas, as flores têm a capacidade de despertar sentimentos bons e felizes — e uma das que mais têm esse poder é o girassol. De aspecto vibrante, ele transmite vitalidade e alegria, trazendo mais conforto e calor às pessoas presentes.

Em velórios e sepultamentos, os girassóis ainda representam a lealdade e a longevidade, por isso são tão comuns em velórios de idosos.

Palmas de Santa Rita

Trata-se de uma flor repleta de significados — entre eles, as recordações que temos com a pessoa que acaba de partir. Além de remeter a emoções bonitas, a Palma de Santa Rita representa o desejo de que a pessoa encontre a paz, do reencontro e de que as pessoas que ficaram tenham coragem para superar a dor.

Esses são alguns exemplos das mais recomendadas flores para velório, mas é claro que, nesse momento tão importante e único, é você quem vai escolher as espécies e os sentimentos que deseja transmitir. Além disso, caso o ente querido tivesse, em vida, a preferência por algumas flores, é um gesto muito bonito homenageá-lo com elas, independentemente de seu significado.

Esperamos ter ajudado você com este texto. Restou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários e responderemos!

Posts relacionados

Deixe um comentário