Qual a importância de ter um propósito de vida?

6 minutos para ler

Se você perguntar a dez pessoas “qual é o significado da vida?”, terá dez respostas diferentes. É algo que depende das suas experiências, sentimentos, das escolhas que fez e dos desejos que ainda tem. Mas, em muitos casos, todas essas respostas apontam para o que aquela pessoa acredita ser seu propósito de vida.

Ter objetivos e ambições é algo saudável, pois esses fatores te motivam a seguir em frente. Porém, nem todos entendem esses desejos como seu propósito. É algo mais abstrato, mas não menos importante para ter uma vida plena e chegar ao fim satisfeito com suas conquistas, quaisquer que elas sejam.

Viemos hoje trazer algumas reflexões sobre esse tema, a importância de ter um propósito de vida e outras questões que surgem desse assunto. Acompanhe.

Entendendo a ideia de propósito de vida

Quando falamos em um propósito de vida, nos referimos à intenção de tornar algo realidade, seja um para si mesmo, para pessoas próximas, uma comunidade ou o mundo inteiro. É algo que motiva suas ações e decisões a cada momento, não necessariamente uma meta específica.

É uma definição vaga, mas esse é o ponto. O propósito de uma pessoa pode ser algo pequeno ou grande, simples ou complicado, algo que se conclui em pouco tempo ou que leva uma vida inteira para se concretizar.

Ele não será necessariamente o mesmo do início ao fim da vida. Não faltam exemplos de pessoas que começam com uma forte convicção para alcançar certo objetivo, para depois perceberem que têm outro chamado, sempre buscando um equilíbrio.

Talvez uma definição melhor seja um objetivo que, em sua busca, te traz satisfação e completude.

O verdadeiro propósito vem de dentro

Outra questão que nos desafia em nossa busca por um propósito de vida é a forma como ele é construído. Ele quase sempre nos coloca em contato direto com o mundo externo, onde tentamos concretizar esses objetivos. Por esse motivo, muitas pessoas atribuem seu propósito a demandas provenientes de outras pessoas.

Coisas como o seu trabalho, presença em uma comunidade e participação em organizações pode, sim, fazer parte do seu grande objetivo. Porém, devemos lembrar que um propósito de vida vem, primeiramente, do próprio indivíduo.

Pense nas crianças que seguem puramente os desejos dos pais, mesmo quando entram na vida adulta. Quando seus desejos são derivados das exigências de outras pessoas, um “propósito” se torna um fardo, uma obrigação em vez de uma motivação.

Nem sempre é fácil encontrar seu propósito de vida. É algo que demanda reflexão, tempo e experimentação. Mas ainda é um passo necessário para que a sua jornada seja satisfatória.

O fim dá significado à jornada

Mas, por que a questão da completude é tão importante? A resposta mais óbvia é o fim da vida. Afinal, quando sabemos que a nossa vida ou a de uma pessoa próxima está perto do fim, ficamos mais cientes de tudo que nos resta concretizar.

Nessas situações, é comum que as pessoas passem pelo chamado Luto Antecipatório, onde elas sentem a dor da perda antes que ela se concretize. Quanto mais evidente é a finitude do nosso tempo, mais nos preocupamos em aproveitá-lo ao máximo.

Alguns não refletem sobre seu propósito de vida até terem uma experiência com a perda ou luto. É difícil para a mente humana compreender essa limitação até que ela se mostre.

Ao mesmo tempo, uma vez que notamos que não teremos todo o tempo do mundo, ele ganha mais valor. Somos motivados a agir, concretizar nosso propósito. Ou, no mínimo, começamos a buscá-lo.

Encontrar propósito é fechar um ciclo

O fim da vida é algo inevitável. O ser humano está a todo momento batalhando para preservar sua vida, mas todos chegam ao seu limite. Então, quando o momento chega, a grande pergunta é: sua jornada valeu a pena?

É impossível fazer tudo que há para se fazer em uma vida, mesmo que você use cada segundo ao seu alcance. Porém, ao buscar o nosso propósito de vida, temos uma oportunidade de aceitar essa finitude. De responder “sim, valeu a pena”.

Refletir para encontrar o seu propósito de vida

Ter um propósito é, sim, importante. Encontrá-lo, por outro lado, é o verdadeiro desafio, não importa o estágio da sua vida. E nada impede que seu propósito mude com o tempo. Diante disso, o que temos aqui são algumas recomendações para te ajudar a refletir e explorar seu propósito.

Refazer seus passos

Se você está confuso sobre o seu futuro, talvez um bom lugar para olhar seja o passado. Parar, respirar e refletir sobre sua jornada atual. Quais escolhas você fez? Por que as fez assim? Quais lições foram aprendidas e como elas devem informar seus próximos passos? Nessas recordações, quase sempre você acaba se lembrando de algo importante.

Explorar novas experiências

Para encontrar um novo propósito de vida, é importante descobrir quais experiências te trazem satisfação. Só assim você encontrará novas possibilidades de ser no mundo. Nunca é tarde para sair e descobrir um pouco mais sobre si e as novas decisões que você pode encontrar.

Criar conexões

O ser humano não foi feito para ter uma vida solitária. Mesmo que sejam poucas pessoas, ainda é importante construir conexões, tanto aquelas superficiais quanto as mais profundas. Criar laços e conhecer novas perspectivas vai te dar mais oportunidades para encontrar um novo propósito.

Falar sobre seus sentimentos

Emoções que ficam presas por muito tempo afetam seus pensamentos, suas decisões e sua relação com outras pessoas. O impulso de esconder pode ajudar a se proteger, mas não apaga essas marcas. Se o seu objetivo é descobrir um novo propósito, então é uma boa hora para revisitar esses sentimentos e colocá-los em palavras. Seja com amigos, de forma escrita ou com a ajuda de um profissional.

Encontrar o seu propósito de vida é uma jornada, não um momento. É algo que se constrói aos poucos, que permeia toda a vida, até o último momento. Mas uma longa jornada ainda é feita de vários pequenos passos.

Se você gostou deste artigo, então siga-nos no Facebook, Instagram e no YouTube para continuar recebendo mais dos nossos conteúdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário