Morte súbita: o que é, causas e como prevenir!

6 minutos para ler

Já ouviu falar sobre morte súbita? O termo pode não ser o mais popular entre os brasileiros, mas ele envolve uma realidade conhecida e compartilhada por muita gente: a perda de um ente querido sem qualquer preparação prévia para isso. Algo que, em diversos casos, leva à dificuldade de processar as próprias emoções, lidar com a finitude da vida e encarar o luto por quem se foi.

Neste post, você vai entender melhor sobre o que é esse tipo de morte, ver dados ao nível nacional, conhecer as causas por trás dela e o principal: aprender quais medidas ajudam a prevenir a ocorrência desse problema. Acompanhe o post e tome nota de cada tópico!

O que é a morte súbita?

Diz respeito à morte que ocorre sem qualquer previsão de que possa acontecer, já que não há indícios claros e, em alguns casos, nem mesmo suspeitas de problemas de saúde. Ela é rápida, levando de segundos a poucos minutos, sendo identificada em diferentes idades, raças, gêneros e classes sociais. Segundo dados divulgados pelo portal Estado de Minas, o nosso país tem, em média, 70 mil falecimentos desse tipo por ano.

Existem diferentes tipos de morte súbita?

Não existem subtipos de morte súbita. Quando há classificações a respeito do assunto, elas dizem respeito, por exemplo, ao público em que ocorre. É o caso de bebês, crianças, gestantes e idosos.

Algo importante para pensar estratégias de ação e prevenção nesses grupos. Outra possibilidade é a divisão de acordo com a origem do problema — cardíaca, pulmonar, neurológica etc. O que é útil para termos estatísticas mais atuais e precisas sobre o que mais leva ao surgimento desse problema.

Quais as causas da morte súbita?*

Como descreve o Ministério da Saúde, a morte súbita está relacionada a causas cardiovasculares. Problemas como infarto, cardiopatias, doenças congênitas, insuficiência cardíaca e doença coronariana são alguns dos quadros que podem evoluir para ela. Ou seja, o funcionamento do coração se torna altamente irregular e a musculatura não consegue bombear sangue corretamente para o resto do corpo.

Além dos problemas cardiovasculares, também há outras razões por trás da morte súbita. Um deles envolve os quadros neurológicos. Isto é, situações onde pode ocorrer, por exemplo, hemorragias na cabeça e aumento da pressão intracraniana. É o caso do acidente vascular cerebral e do aneurisma.

Outro fator são as doenças pulmonares que, em casos graves, dificultam ou impedem o correto funcionamento da respiração, levando ao óbito em pouco tempo. Embolias pulmonares e a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Como prevenir a morte súbita?

Neste tópico, apresentamos algumas dicas de como você pode prevenir e reduzir as chances de morte súbita, evitando a incidência na sua família e círculo social. Confira as sugestões!

Melhora do estilo de vida

Ter um estilo de vida saudável é indispensável para evitar problemas de saúde e, consequentemente, morte súbita. Por isso, é importante praticar atividade física, melhorar a rotina de sono e mudar os hábitos alimentares. Afinal de contas, todos esses aspectos reduzem quadros crônicos, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade, que são fatores de risco elevado para problemas cardiovasculares.

Evite fumar e consumir bebida alcoólica

Paralelo à dica anterior, procure deixar os hábitos de fumar e consumir bebida alcoólica, mesmo que seja apenas de forma pontual. Tenha em mente que ambos contribuem para o surgimento de problemas de saúde, além de serem agravantes para quadros neurológicos, cardiovasculares e pulmonares.

Atenção à saúde

Outro cuidado importante é a realização de consultas médicas (com clínicos gerais e especialistas) e de exames de rastreio e diagnóstico de forma regular. Essa é uma maneira simples, mas efetiva de identificar problemas de saúde de forma precoce, curando-os quando for possível e evitando o agravamento daqueles que são crônicos e sem possibilidade de remissão.

Além disso, o acompanhamento com um profissional de saúde vai ser fundamental para eventuais uso de medicação, cuidados com alimentação e melhora no estilo de vida de forma segura.

Conheça o histórico de saúde da família

Além do que foi falado, é interessante que, na medida do possível, você conheça o histórico médico da sua família. Por exemplo, quais as doenças genéticas e hereditárias identificáveis em irmãos, pais, avós, bisavós e afins, assim como problemas agudos e crônicos mais recorrentes entre os demais parentes.

Dessa maneira, você consegue personalizar o cuidado com o seu bem-estar e contribuir para que os profissionais de saúde possam investigar mais detalhadamente as chances de você também desenvolvê-los. Principalmente por meio dos exames de rastreio anuais.

Como o Grupo Primaveras pode ajudar em caso de morte súbita?

Se você perdeu um ente querido devido à morte súbita, pode contar com o Grupo Primaveras nesse momento. Com atendimento humanizado, empático e personalizado, temos uma equipe preparada para lhe orientar sobre as primeiras providências no pós-óbito, além de auxiliar quanto aos processos de transporte, preparação de velório e sepultamento/cremação.

Além disso, contamos com serviços de homenagem a quem partiu, como o espaço de velas virtuais e columbário. Outro ponto de destaque é o Grupo de Apoio aos Enlutados que ajuda a lidar com a dor da perda. Ele é idealizado pela nossa empresa e conduzido por psicólogos, acontecendo mensalmente aos sábados, de forma online.

Ele é aberto ao público, permitindo que amigos e familiares enlutados tenham um espaço de acolhimento, expressão de emoções e sentimentos e contato com outras pessoas que estão passando pela mesma experiência. O que favorece a socialização e a construção de novos vínculos. Vale a pena conhecê-lo!

Como esclarecido, a morte súbita é a consequência de um problema de saúde que pode ser cardiovascular, neurológico ou respiratório. Contudo, é possível preveni-la se adotadas ações de cuidado com o próprio bem-estar físico, rotina de consultas e exames médicos e melhora do estilo de vida. Portanto, comece já a implementá-las na sua rotina e a promovê-las também na sua família!

Ficou interessado em conhecer mais sobre o Grupo de Apoio aos Enlutados do Grupo Primaveras e, inclusive, em participar dele? Então acesse agora mesmo o nosso site e obtenha mais informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário